terça-feira, 4 de setembro de 2012

Il vento solare verso la Terra

Un'immagine spettacolare dell'eruzione solare del 31 agosto (fonte: NASA/SDO) 
 Un'immagine spettacolare dell'eruzione solare del 31 agosto (fonte: NASA/SDO)

Il Sole torna in piena attività con una spettacolare eruzione che sta scagliando verso la Terra un nuovo sciame di particelle, scagliato verso la Terra alla velocità di 500 chilometri orari.

E' improbabile che l'arrivo di questo 'bombardamento', previsto fra il 3 e 4 settembre, possa provocare tempeste magnetiche importanti. L'eruzione solare risale al 31 agosto scorso e le sue immagini, tra le più belle del Sole in attività mai riprese finora da un telescopio spaziale e si devono all'osservatorio solare della Nasa Sdo (Solar Dynamics Observatory) della Nasa.

Secondo l'Agenzia statunitense sull'Atmosfera e gli Oceani (Noaa) sono pari al 40% le possibilità che l'incontro fra le particelle emesse dal Sole e il campo magnetico terrestre possa generare delle tempeste geomagnetiche nella zona dei poli, provocando le aurore, mentre sono del 10% che il fenomeno possa verificarsi anche a latitudini medie.

www.ansa.it

ISS tem problemas de abastecimento de energia elétrica, diz fonte russa

Da EFE
s
A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está com problemas de energia elétrica e funciona em regime de economia máxima, informou nesta segunda-feira (3) uma fonte do setor aeroespacial russo à agência "Interfax".

"Já que os astronautas não tiveram tempo de substituir o bloco MBSU (de distribuição de energia), a estação não recebe energia de duas baterias solares", disse a fonte.

Além disso, outra bateria não abastece a plataforma – que está em órbita a 380 quilômetros da Terra – por causa de um pico de tensão em um de seus computadores, acrescentou.

ISS (Foto: HO/Nasa TV/AFP) 
Astronauta japonês Akihiko Hoshide, à dir., tentou instalar novo distribuidor elétrico 
(Foto: HO/Nasa TV/AFP)
Desse modo, três das oito baterias solares da ISS não estão cumprindo sua função, razão pela qual os integrantes da estação se impuseram medidas restritas de economia de energia. Os astronautas chegaram a desligar alguns equipamentos científicos.

Nesta quarta-feira (5), a astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide tentarão novamente instalar um distribuidor elétrico da ISS para substituir outro estragado, algo que não conseguiram fazer durante uma caminhada espacial na quinta-feira passada.

Os astronautas conseguiram retirar e armazenar a unidade danificada, mas tiveram dificuldade para fixar a nova em uma das principais vigas da plataforma.

Nasa abre concurso para batizar asteroide descoberto há 13 anos

Estudantes do mundo todo podem participar até o dia 2 de dezembro.
Corpo celeste (101955) 1999 RQ36 tem nome provisório desde 1999.

Do G1, em São Paulo

 
 

A agência espacial americana (Nasa) abriu um concurso para estudantes poderem batizar um asteroide descoberto há 13 anos. Desde então, o corpo tem sido chamado provisoriamente de (101955) 1999 RQ36.

A iniciativa vai receber sugestões de alunos menores de 18 anos do mundo todo, até o dia 2 de dezembro. Cada concorrente deve apresentar um nome com até 16 caracteres. As inscrições devem ser feitas por um adulto responsável e incluir uma breve explicação e justificativa para a escolha. Para saber mais sobre como participar, clique aqui.

No vídeo acima, feito especialmente para o concurso, um estudante tenta se cadastrar em um site, mas percebe que precisa digitar um login. Então aparece a mensagem: "O (101955) 1999 RQ36 precisa de um nome. Por favor, ajude."

Asteroide (Foto: Nasa/NSF/Cornell/Nolan) 
Asteroide descoberto em 1999 ainda tem um  nome provisório 
(Foto: Nasa/NSF/Cornell/Nolan)
 
A ação é uma parceria da Nasa com a Sociedade Planetária, em Pasadena, na Califórnia, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade do Arizona, em Tucson. Após o envio dos nomes, uma comissão deve analisar as propostas. O primeiro lugar será eleito por um comitê da União Astronômica Internacional.

Segundo o pesquisador Dante Lauretta, da Universidade do Arizona, a ideia é obter uma alcunha mais simples de pronunciar que os vários números atuais.

Assim que foi identificado, o (101955) 1999 RQ36 recebeu uma designação alfanumérica que é dada para qualquer corpo recém-descoberto, com critérios que determinam sua órbita. Já 1999 é o ano em que ele foi encontrado.

Na opinião do diretor-executivo da Sociedade Planetária, Bill Nye, asteroides são bacanas e merecem um nome condizente. Além disso, essa é uma forma de envolver crianças e adolescentes e colocá-los em sintonia com a ciência.

Missão até o asteroide
Uma missão da Nasa prevista para 2016, denominada OSIRIS-REx, deve trazer à Terra as primeiras amostras desse asteroide, que tem cerca de 500 metros de diâmetro. Os cientistas esperam descobrir pistas sobre a origem do Sistema Solar e de moléculas orgânicas que podem ter originado a vida no nosso planeta.
Para 2025, a agência americana planeja o primeiro voo tripulado a um asteroide, que não necessariamente será esse. Por essa razão, estudar a composição de corpos assim deve ajudar o projeto.

Segundo o cientista Jason Dworkin, do projeto OSIRIS-REx no Centro de Voos Espaciais Goddard, em Greenbelt, no estado de Maryland, essas amostras vão permitir, por exemplo, que a mesma pessoa responsável por nomear o (101955) 1999 RQ36 possa estudá-lo quando adulta.
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...