segunda-feira, 16 de março de 2009

Ônibus espacial Discovery é lançado rumo à Estação Espacial Internacional

O ônibus espacial Discovery foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para uma missão à Estação Espacial Internacional na noite deste domingo (15). Assim que foi lançado, às 20h43 (horário de Brasília), a nave traçou um arco branco e laranja no céu, com o objetivo de entrar em órbita. A missão deverá ficar duas semanas em órbita para entregar um jogo de painéis solares de 300 milhões de dólares e um novo destilador para o sistema de reciclagem de urina da estação. Os painéis estão dentro de um módulo de 16 toneladas que irá completar a estrutura principal exterior de 11 segmentos da Estação Espacial Internacional.



Ônibus espacial Discovery decola da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida. (Foto: Scott Audette/Reuters)

"Todos os sistemas funcionam perfeitamente", disse o controle da Missão no Centro Espacial Johnson em Houston (Texas, EUA) pouco antes de a nave entrar em órbita terrestre, segundo a agência EFE.Dois minutos e cinco segundos após sua partida, os foguetes re-utilizáveis que deram o empuxo para a nave se separaram e caíram no Oceano Atlântico, onde serão recuperados.

O lançamento havia sido programado para a quarta-feira da semana passada, mas foi adiado para que o ônibus espacial recebesse reparos devido a um vazamento de combustível. Os engenheiros da Nasa instalaram novos lacres em uma válvula do tanque para resolver o problema. O vazamento foi descoberto quando técnicos que trabalhavam na plataforma de lançamento começavam a encher o tanque do ônibus com 1,9 milhão de litros de hidrogênio líquido e oxigênio líquido.

G1

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...