quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Buco nero smascherato da emissioni radio


Roma - Un buco nero 'smascherato' dalla forte emissione radio: per la prima volta gli astrofisici hanno potuto puntare a colpo sicuro i telescopi su un oggetto così misterioso. Il risultato è pubblicato su Nature dal gruppo di ricerca della Graduate University for Advanced Studies di Tokyo, coordinato da Kazuhiro Hada. Le osservazioni hanno permesso di scoprire che la sorgente dei getti responsabili delle emissioni radio è più vicina del previsto al buco nero.

Explosão de estrela explica funcionamento do universo

Da BBCA explosão de uma estrela traz pistas sobre o passado e o futuro do universo.   O fenômeno chamado de supernova consiste na explosão de uma estrela, que irá espalhar uma nuvem de metais pelo espaço.   A matéria dará origem a novos astros, assim como ocorreu no chamado Big Ben, bilhões de anos atrás.   Segundo a física britânica Renee Hlozek, a localização da supernova também dá pistas aos astrônomos sobre o tamanho e a idade do universo.

Anã branca, à esquerda, atrai matéria da estrela maior até que a explosão ocorra
(Foto: BBC)

Observatório Europeu divulga imagens de aglomerado estelar

Do G1, em São PauloO Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou uma imagem do aglomerado estelar NGC 2100 feita pelo seu Novo Telescópio de Tecnologia (NTT, na sigla em inglês), que fica no Observatório de La Silla, no Chile.

O aglomerado é composto por estrelas mais velhas e com menos energia, em comparação com o aglomerado RMC 136 e a Nebulosa de Tarântula, que ficam relativamente próximos dele. A parte mais brilhante da imagem abaixo pertence a essa nebulosa.

A nova imagem foi criada com diferentes filtros coloridos colocados no NTT. O Brasil é um dos membros do projeto do ESO, ao lado de 14 países europeus.



Imagem do aglomerado estelar NGC 2100 feita pelo telescópio do ESO no Chile
 (Foto: ESO)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...