terça-feira, 19 de março de 2013

20.03.2013 - Equinócio de OUTONO - Hemisfério SUL

20.03.2013 - Equinócio de OUTONO - Hemisfério SUL

O Outono inicia-se às 08h02min (fuso de - 3 horas) do dia 20 de março de 2013.
 
 
 Clique na Imagem para ampliá-la
 
 
 
 
CARACTERÍSTICAS GERAIS
 
Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul.
 
Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso.
 
No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm.
 
Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas.
 
Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC.
 
Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.
 
 
Fontes: ON-IAG-USP-CPTEC-INPE-INMET
 
 
Lucimary Vargas de Oliveira Guardamino Espinoza
Presidente
Observatório Astronômico Monoceros
Planetário Além Paraíba
Estação Meteorológica 083/MG-5ºDISME-INMET
AHAP/CEPESLE
Além Paraíba-MG-Brasil
Sites e Blogs principais:
http://www.monoceros.xpg.com.br http://astronomicando.blogspot.com
http://arqueoastronomy.blogspot.com
http://cepesle-news.blogspot.com
http://www.arquivohistorico-mg.com.br

http://www.arquivohistorico-mg.org.br http://twitter.com/lucimaryvargas
 
 
 

Previsão do Tempo - Brasil - 20.03.2013

Clique na Imagem para ampliá-la


Chuva forte de Norte e Sul do país

Na quarta-feira (20/03) choverá de Norte e Sul do Brasil com chance de chuvas fortes em diversas localidades. Em algumas áreas entre o MS, PR, SC, RS e oeste de SP a chuva poderá ser intensa. Também poderá chover forte em áreas entre GO, AC, AP e CE. No leste e litoral de SP, RJ, leste de MG e parte do ES ainda haverá condição para chuvas, porém, chuvas de intensidade variando de fraca a moderada, mesmo assim, algumas áreas ainda inspiram cuidados devido às chuvas ocorridas nos últimos dias. Nas demais áreas do país variação de nuvens e pancadas de chuvas passageiras ao final do dia. As temperaturas ainda ficam amenas em áreas do centro-sul do país.


Clique na Imagem para ampliá-la



REGIÃO CENTRO-OESTE
20/03/2013: Em todas as áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva a qualquer momento. Temperatura máxima amena na região. Temperatura máxima: 31ºC no sudoeste de MT. Temperatura mínima: 18ºC no leste de GO e de no sul de MS.

21/03/2013: No sul de MT, no sudoeste de GO e no nordeste de MS: sol entre variação de nuvens e pequena chance de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas de MS: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura em declínio em GO e no DF.

Tendência: No extremo norte de MS, em GO e em MT: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas de MS: predomínio de sol. Temperatura amena em GO.

Clique na Imagem para ampliá-la




REGIÃO NORDESTE

20/03/2013: No noroeste da BA, no oeste de PE, no sul do CE e no centro-sul do PI e do MA: nublado com fortes pancadas de chuva. No nordeste e centro-sul da BA: sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região: sol entre nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34ºC no oeste do RN. Temperatura mínima: 18ºC no interior da BA.

21/03/2013: No centro-sul do MA e do PI e no oeste da BA: nublado com pancadas de chuva isolada. No norte do CE, na maior parte do RN, no leste da PB, de PE, de AL e litoral de SE: sol e variação de nuvens. No oeste da PB, na faixa central de PE e no centro-nordeste da BA: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável.

Clique na Imagem para ampliá-la



REGIÃO NORTE
20/03/2013: No AC, em RO, no sudeste do AM, no PA e no AP: nublado com fortes pancadas de chuva. No norte do AM e na maior parte de RR: sol entre poucas nuvens com pequena chance de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região:sol, nebulosidade variável com pancadas de chuva, que poderá ser forte em alguns períodos. Temperatura estável. Temperatura máxima: 35°C no nordeste de RR. Temperatura mínima: 18°C no noroeste de RR.

21/03/2013: No centro-norte de RR: sol, variação de nuvens e pequena chance de pancadas de chuva. Nas demais áreas de RR, no norte e oeste do AM, no oeste de RO e no AC: sol, variação de nuvens e pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável.

Clique na Imagem para ampliá-la



REGIÃO SUDESTE

20/03/2013: No nordeste de MG e no noroeste do ES: sol entre poucas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. No nordeste do ES: sol e poucas nuvens. No centro-norte de MG: sol e variação de nuvens. No litoral centro-sul do ES e de SP e no litoral centro-norte do RJ: nublado com chuva a qualquer momento. No oeste de SP, no sudeste de MG e no Triângulo Mineiro, no sul do ES e nas demais áreas do RJ: nublado com pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva à tarde. Temperatura amena. Temperatura máxima: 30ºC no norte do ES e de MG. Temperatura mínima: 14ºC na Serra da Mantiqueira e sudeste de SP.

21/03/2013: No leste de MG, no ES e no centro-norte do RJ, incluindo a capital fluminense: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva isolada. No oeste de SP: sol entre poucas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura amena no centro-sul da região.

Tendência: No oeste de SP: predomínio de sol. No centro-sul de SP: sol, nebulosidade variável e pequena chance de pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas da região: sol, nebulosidade variável e pancadas de chuva isolada. Temperatura estável.


Clique na Imagem para ampliá-la



REGIÃO SUL

20/03/2013: No oeste do RS: muitas nuvens e chuva pela manhã. No leste do PR e de SC e nas demais áreas do RS: nublado com chuva a qualquer momento, que poderá ser mais forte em alguns períodos. Nas demais áreas da região: nublado com fortes pancadas de chuva, apenas no extremo nordeste do PR as pancadas ocorrem à tarde. Os ventos estarão intensos no sudeste de SC e no leste do RS. Temperatura amena na maior parte da região. Temperatura máxima: 23°C no norte do PR. Temperatura mínima: 12°C nas áreas de serra.

21/03/2013: No centro-sul e leste do RS: muitas nuvens e chuva a qualquer momento. No nordeste do RS e no centro-leste do PR e de SC: nublado com pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas do RS: nublado com chuva isolada. No oeste do PR e extremo oeste de SC: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: sol entre poucas nuvens e pequena chance de pancadas de chuva à tarde. Temperatura estável.

Tendência: No leste do PR e de SC: sol, nebulosidade variável com pequena chance de pancadas de chuva. No oeste de SC, no centro-oeste do PR e no noroeste do RS: predomínio de sol. Nas demais áreas da região: sol entre nebulosidade variável. Temperatura em gradativa elevação.


Fonte: CPTEC - INPE - INMET


Lucimary Vargas de Oliveira Guardamino Espinoza
Presidente
Observatório Astronômico Monoceros
Planetário Além Paraíba
Estação Meteorológica 083/MG-5ºDISME-INMET
AHAP/CEPESLE
Além Paraíba-MG-Brasil
Sites e Blogs principais:
http://www.monoceros.xpg.com.br
http://astronomicando.blogspot.com
http://arqueoastronomy.blogspot.com
http://cepesle-news.blogspot.com
http://www.arquivohistorico-mg.com.br
http://www.arquivohistorico-mg.org.br
http://twitter.com/lucimaryvargas

Curiosity Mars Rover Sees Trend in Water Presence


 


News release: 2013-099                                                                    March. 18, 2013

Curiosity Mars Rover Sees Trend in Water Presence

 

The full version of this story with accompanying images is at:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-099&cid=release_2013-099
 

THE WOODLANDS, Texas - NASA's Mars rover Curiosity has seen evidence of water-bearing minerals in rocks near where it had already found clay minerals inside a drilled rock.

Last week, the rover's science team announced that analysis of powder from a drilled mudstone rock on Mars indicates past environmental conditions that were favorable for microbial life. Additional findings presented today (March 18) at a news briefing at the Lunar and Planetary Science Conference in The Woodlands, Texas, suggest those conditions extended beyond the site of the drilling.

Using infrared-imaging capability of a camera on the rover and an instrument that shoots neutrons into the ground to probe for hydrogen, researchers have found more hydration of minerals near the clay-bearing rock than at locations Curiosity visited earlier.

The rover's Mast Camera (Mastcam) can also serve as a mineral-detecting and hydration-detecting tool, reported Jim Bell of Arizona State University, Tempe. "Some iron-bearing rocks and minerals can be detected and mapped using the Mastcam's near-infrared filters."

Ratios of brightness in different Mastcam near-infrared wavelengths can indicate the presence of some hydrated minerals. The technique was used to check rocks in the "Yellowknife Bay" area where Curiosity's drill last month collected the first powder from the interior of a rock on Mars. Some rocks in Yellowknife Bay are crisscrossed with bright veins.

"With Mastcam, we see elevated hydration signals in the narrow veins that cut many of the rocks in this area," said Melissa Rice of the California Institute of Technology, Pasadena. "These bright veins contain hydrated minerals that are different from the clay minerals in the surrounding rock matrix."

The Russian-made Dynamic Albedo of Neutrons (DAN) instrument on Curiosity detects hydrogen beneath the rover. At the rover's very dry study area on Mars, the detected hydrogen is mainly in water molecules bound into minerals. "We definitely see signal variation along the traverse from the landing point to Yellowknife Bay," said DAN Deputy Principal Investigator Maxim Litvak of the Space Research Institute, Moscow. "More water is detected at Yellowknife Bay than earlier on the route. Even within Yellowknife Bay, we see significant variation."

Findings presented today from the Canadian-made Alpha Particle X-ray Spectrometer (APXS) on Curiosity's arm indicate that the wet environmental processes that produced clay at Yellowknife Bay did so without much change in the overall mix of chemical elements present. The elemental composition of the outcrop Curiosity drilled into matches the composition of basalt. For example, it has basalt-like proportions of silicon, aluminum, magnesium and iron. Basalt is the most common rock type on Mars. It is igneous, but it is also thought to be the parent material for sedimentary rocks Curiosity has examined.

"The elemental composition of rocks in Yellowknife Bay wasn't changed much by mineral alteration," said Curiosity science team member Mariek Schmidt of Brock University, Saint Catharines, Ontario, Canada.

A dust coating on rocks had made the composition detected by APXS not quite a match for basalt until Curiosity used a brush to sweep the dust away. After that, APXS saw less sulfur.

"By removing the dust, we've got a better reading that pushes the classification toward basaltic composition," Schmidt said. The sedimentary rocks at Yellowknife Bay likely formed when original basaltic rocks were broken into fragments, transported, re-deposited as sedimentary particles, and mineralogically altered by exposure to water.

NASA's Mars Science Laboratory Project is using Curiosity to investigate whether an area within Mars' Gale Crater has ever offered an environment favorable for microbial life. Curiosity, carrying 10 science instruments, landed seven months ago to begin its two-year prime mission. NASA's Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Calif., manages the project for NASA's Science Mission Directorate in Washington.

For more about the mission, visit: http://www.jpl.nasa.gov/msl  , http://marsprogram.jpl.nasa.gov/msl  and http://www.nasa.gov/msl .

You can follow the mission on Facebook and Twitter at: http://www.facebook.com/marscuriosity  and http://www.twitter.com/marscuriosity  .

Guy Webster 818-354-6278
Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Calif.
guy.webster@jpl.nasa.gov  

Dwayne Brown 202-358-1726
NASA Headquarters, Washington
dwayne.c.brown@nasa.gov




- end -

ESO espera por adesão definitiva do Brasil em cerca de 6 meses






Dennis Barbosa
  Do G1, em San Pedro de Atacama - o repórter viajou de Santiago ao Alma a convite do ESO
 
Tim de Zeeuw (Foto: Dennis Barbosa/G1) 
Tim de Zeeuw (Foto: Dennis Barbosa/G1)
 
O diretor do Observatório Europeu do Sul, o holandês Tim de Zeeuw, disse em entrevista ao G1 que espera que o Brasil aprove definitivamente sua entrada neste grupo internacional de astronomia em cerca de 6 meses. Em 2010, o então ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, assinou o contrato de adesão, mas o processo ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.

De Zeeuw disse ter informação de que o assunto está no Congresso, e espera que em meio ano tenha sido aprovado, para que empresas brasileiras tenham o direito de executar obras do novo telescópio E-ELT (sigla em inglês para Telescópio Europeu Extremamente Grande), um equipamento de grande porte a ser instalado no norte do Chile.

Projeto do E-ELT, de cuja construção empresas poderão participar se o ingresso do Brasil no ESO for ratificado pelo Congresso (Foto: ESO/Divulgação) 
Projeto do E-ELT, de cuja construção empresas poderão participar se o ingresso do Brasil no ESO for ratificado pelo Congresso (Foto: ESO/Divulgação)
 
“Se o Brasil demorar mais 10 anos... em algum ponto, o que vamos fazer?”, disse de Zeeuw, quando questionado sobre se há o risco de o Brasil ficar de fora do grupo de pesquisa.

“Serão abertas licitações que vão correr entre 6 e 10 meses. Até seu término, seria útil que o Brasil tivesse ratificado, pois assim não haverá questionamento, caso alguma empresa brasileira ganhe um contrato”, explicou.  “Realmente gostaria de vê-lo ratificado em cerca de 6 meses. Daí estaria bem. De outro modo, começa a complicar. E vocês começam a perder oportunidades para sua indústria. É algo que não ajuda ninguém”, acrescentou o diretor do ESO.

O ESO tem diferentes instalações para observações astronômicas. Na última semana, foi inaugurado o Alma, um conjunto de 66 antenas capazes de captar radiação de objetos frios no espaço.

O próximo grande projeto é o E-ELT. Os países-membros têm o direito de inscrever projetos de pesquisa para uso dos equipamentos, mas estes têm de ser aprovados por uma comissão. Deste modo, cada integrante corre o risco de ter menos tempo de uso dos telescópios do que proporcionalmente vale sua contribuição financeira.

De Zeeuw destaca que os astrônomos brasileiros já têm abertura para inscrições e tiveram índice de sucesso similar ao de outros países. “O ESO está fazendo astronomia, construindo grandes telescópios para fazer grandes questionamentos sobre o universo, que interessam a sociedade. E há uma parceria que é realmente muito boa. (...) É melhor competir, como no futebol e nos jogos olímpicos. Voce treina, você compete, e você faz melhor”, defendeu.

E, apesar de não estar na ponta da tecnologia de observação astronômica, o país tem oportunidades de negócios na contrução de novos observatórios, segundo o diretor. Ele explica que a gama licitações é muito variada, incluindo “serviços muito básicos, como preparar o topo da montanha para o E-ELT”. “As companhias brasileiras podem mover terra tão bem quanto as empresas chilenas ou europeias. Também vamos ter contratos para a cúpula do E-ELT. É uma estrutura de aço que o Brasil pode construir. Vocês têm indústrias que podem fazer isso”, afirma.

 

 

La ONU se prepara para las tormentas espaciales


Noticias Científicas de la NASA

Quienes realizan predicciones en este campo afirman que el máximo solar se producirá en el año 2013. Para prepararse, la Organización de las Naciones Unidas está adoptando medidas con el fin de organizar una respuesta internacional a las tormentas espaciales.

TODO EL REPORTAJE en http://ciencia.nasa.gov/ciencias-especiales/13feb_copuos/

 


Vehículo explorador: Alguna vez hubo condiciones adecuadas para la vida en Marte

 

Noticias Científicas de la NASA

El vehículo explorador Curiosity, que en estos momentos se encuentra en Marte, ha encontrado evidencia de que alguna vez existió vida microbiana en ese planeta.

TODO EL REPORTAJE en http://ciencia.nasa.gov/ciencias-especiales/12mar_graymars/

 


Un cometa al atardecer - Noticias Científicas de la NASA

 

Noticias Científicas de la NASA

El cometa Pan-STARRS ha sobrevivido a su encuentro con el Sol y ahora está emergiendo al atardecer, en el hemisferio norte. Una nave espacial de la NASA ha enviado espectaculares imágenes de una cola "errática e irregular" detrás del núcleo activo del cometa.

TODO EL REPORTAJE en http://ciencia.nasa.gov/ciencias-especiales/15mar_sunsetcomet/

 


Lucimary Vargas de Oliveira Guardamino Espinoza
Presidente
Observatório Astronômico Monoceros
Planetário Além Paraíba
Estação Meteorológica 083/MG-5ºDISME-INMET
AHAP/CEPESLE
Além Paraíba-MG-Brasil
Sites e Blogs principais:
http://www.monoceros.xpg.com.br
http://astronomicando.blogspot.com
http://arqueoastronomy.blogspot.com
http://cepesle-news.blogspot.com
http://www.arquivohistorico-mg.com.br
http://www.arquivohistorico-mg.org.br
http://twitter.com/lucimaryvargas

CME Impact Sparks Auroras over US States

 
 
Space Weather News for March 17, 2013
http://spaceweather.com

GEOMAGNETIC STORM: Skies over North America turned green for St. Patrick's Day.  A CME impact during the early hours of March 17th sparked auroras in the United States at least as far south as Colorado.  More auroras are possible tonight, mainly over the Arctic, as Earth's magnetic field continues to reverberate from the impact.  Check http://spaceweather.com for photos and updates.

DID YOU MISS THE STORM?  Next time get a phone call or text message when geomagnetic storms are underway.  Aurora alerts are available from
http://spaceweathertext.com (text) and http://spaceweatherphone.com (voice).
 
 
 

Lucimary Vargas de Oliveira Guardamino Espinoza
Presidente
Observatório Astronômico Monoceros
Planetário Além Paraíba
Estação Meteorológica 083/MG-5ºDISME-INMET
AHAP/CEPESLE
Além Paraíba-MG-Brasil
Sites e Blogs principais:
http://www.monoceros.xpg.com.br
http://astronomicando.blogspot.com
http://arqueoastronomy.blogspot.com
http://cepesle-news.blogspot.com
http://www.arquivohistorico-mg.com.br
http://www.arquivohistorico-mg.org.br
http://twitter.com/lucimaryvargas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...