terça-feira, 2 de abril de 2013

Cientistas veem em galáxia buraco negro que engoliu 'super-Júpiter'

Planeta com massa 15 vezes superior a de Júpiter foi absorvido por buraco.
Fenômeno ocorreu em galáxia a 47 milhões de anos-Luz da Via Láctea.

Da France Presse

Um grupo de astrofísicos detectou um planeta com uma massa 15 vezes maior que a de Júpiter e que foi absorvido por um buraco negro em uma galáxia situada a 47 milhões de anos-luz da Via Láctea, informou nesta terça-feira (2) a Universidade de Genebra.

Os cientistas notaram um sinal luminoso que vinha de um buraco negro situado no centro da galáxia NGC 4845, cuja massa é 300.000 vezes superior à do Sol. O buraco estava "adormecido" há mais de 30 anos, segundo a Universidade em um comunicado.

"Foi uma observação totalmente inesperada em uma galáxia que esteve tranquila durante ao menos 20 ou 30 anos", afirmou Marek Nikojuk, da Universidade de Bialystok, na Polônia, o principal autor de um artigo publicado na revista "Astronomy & Astrophysics", em declarações difundidas pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Segunda a revista, o buraco negro demorou três meses para desviar o planeta de sua trajetória e absorver 10% de sua massa total. O resto permaneceu em órbita. O satélite europeu Integral, com o qual também colaboram as agências especiais americana, Nasa, e russa, a Roskosmos, tornou possível esta observação.

Simulação de planeta sendo engolido por buraco negro foi feita por cientistas (Foto: Divulgação/Agência espacial europeia) 
Simulação de planeta sendo engolido por buraco negro foi feita por cientistas
(Foto: Divulgação/Agência Espacial Europeia)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...