terça-feira, 20 de novembro de 2012

ATENÇÃO: ALERTA METEOROLÓGICO

ATENÇÃO: ALERTA METEOROLÓGICO

Na quarta-feira (21/11) chuvas fortes deverão atingir áreas do ES, extremo norte do RJ, Zona da Mata, leste, nordeste, centro, oeste, Triângulo, noroeste, norte e nordeste de MG, sul, sudoeste e oeste da BA, GO, DF, norte de MS, MT, TO, sul do MA, centro, sudeste e sudoeste do PA, AM, AC e RO 

Ressalta-se que, nestes dias, além das chuvas fortes haverá chance de acumulado significativo em algumas áreas, principalmente em MG, ES, sul da BA e norte do RJ.

Importante: A área exata de ocorrência das chuvas fortes, que estão sendo previstas, será detectada, apenas, com algumas horas de antecedência.

Manteremos nossos sistemas em monitoramento 24 horas ininterruptas e emitiremos boletins de alerta.
 
_______________________________________________________
Lucimary Vargas de Oliveira Guardamino Espinoza
Além Paraíba-MG-Brasil
Presidente:
Observatório Astronômico Monoceros/Planetário Além Paraíba
Estação Meteorológica nº083/MG-5ºDISME-INMET
Arquivo Histórico MG / CEPESLE
__________________________________________________

Nasa divulga imagem de erupção solar feita com luz ultravioleta extrema

Fenômeno ocorreu no último dia 16, mas imagem foi divulgada nesta terça.
Segundo a agência, nuvens de partículas não devem atingir a Terra.

Do G1, em São Paulo

Imagem divulgada pela agência espacial americana, a Nasa, nesta terça-feira (20) mostra erupção do Sol registrada no último dia 16. De acordo com a agência, duas explosões solares foram registradas – com intervalo de quatro horas entre cada uma. A ação fo (Foto: Nasa/Reuters) 
Imagem divulgada pela agência espacial americana, a Nasa, nesta terça-feira (20) mostra erupção do Sol registrada no último dia 16. De acordo com a agência, duas explosões solares foram registradas na última sexta-feira, com intervalo de quatro horas entre cada uma. O fenômeno foi registrado com o auxílio de luz ultravioleta extrema. Ainda de acordo com a Nasa, as nuvens de partículas solares não devem atingir a Terra. (Foto: Nasa/Reuters)

Astrônomos encontram corpo celeste 12,8 vezes maior que Júpiter

Ele está no limite entre ser um planeta e uma anã marrom.
Kappa Andromedae b foi detectado por telescópio no Havaí.

Do G1, em São Paulo
 
Ilustração mostra Kappa Andromedae b (Foto: Nasa/Divulgação) 
Ilustração mostra Kappa Andromedae b
 (Foto: Nasa/Divulgação)
A Nasa anunciou nesta terça-feira (19) a descoberta de um novo corpo celeste que pode ser um exoplaneta (planeta fora do Sitema Solar) ou uma anã marrom, categoria maior que os planetas mas menor que as estrelas. O objeto tem 12,8 vezes o tamanho de Júpiter e orbita em torno da estrela Kappa Andromeda. Por isso, foi batizado de Kappa Andromedae b. Ele foi detectado por um telescópio no Havaí, usando informações de radiação infravermelha.

Segundo a agência espacial americana, por seu tamanho, o objeto está no limite que separa os grandes planetas das anãs marrons. "De acordo com modelos convencionais de formação planetária, ele está só um pouco aquém de ser capaz de gerar energia por fusão, ponto em que seria considerado uma anã marrom em vez de um planeta. Mas isso não é definitivo, e outras considerações poderiam dar um empurrãozinho ao objeto, fazendo-o cruzar a linha para o território das anãs marrons", analisa Michael Mc Elwain, um dos integantes da equipe que descobriu o objeto.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...