quinta-feira, 19 de maio de 2011

A passagem da "Endevour" foi vista pelos paranaenses

No Paraná até p dia 27 a Endeavour poderá ser vista a olho nú.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1513190-7823-A+PASSAGEM+DA+ENDEVOUR+FOI+VISTA+PELOS+PARANAENSES,00.html

Astrônomos japoneses afirmam ter descoberto novo tipo de planeta

Da BBC - Astrônomos japoneses afirmam ter encontrado um novo tipo de "planeta", que fica sozinho no espaço, aparentemente sem orbitar nenhuma estrela.

Em um artigo publicado na revista especializada "Nature", a equipe de cientistas afirmou ter encontrado dez desses novos planetas, que têm o tamanho de Júpiter e não estão ligados a nenhum sistema solar.

Cientistas já suspeitavam que planetas desse tipo existissem no Universo, mas essa seria a primeira evidência concreta de sua presença.

Um dos coautores da descoberta, o professor da Universidade de Osaka Takahiro Sumi, disse que esses planetas ditos "solitários" podem ser tão comuns como são as estrelas na Via Láctea.

"Sua existência já era esperada, tendo em conta a teoria da formação planetária. O que é surpreendente é o quanto eles parecem ser comuns", disse Sumi.

VIA LÁCTEA
Segundo os astrônomos, os planetas estão localizados em uma galáxia chamada Bulge, que fica no centro da Via Láctea.

Uma das hipóteses exploradas pelos cientistas é a de que os planetas poderiam ter sido expulsos de sistemas solares incipientes por forças gravitacionais ou colisões interplanetárias.


Astrônomos japoneses dizem que os 'novos planetas' teriam o tamanho de Júpiter

De acordo com convenções astronômicas, se um planeta não orbita uma estrela ou um remanescente de uma estrela, ele não pode ser tecnicamente considerado um planeta, mesmo tendo sido formado da mesma maneira.

No entanto, a hipótese dos pesquisadores é que esses objetos foram formados em um disco planetário, como os planetas no nosso Sistema Solar, antes de forças gravitacionais os terem expulsado desses sistemas.


Colaboração Adriano Remorini Tralback

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...