sábado, 8 de fevereiro de 2014

Impacto de rocha espacial na superfície de Marte cria 'obra de arte'

Cratera foi detectada por sonda da Nasa.
Todos os anos aparecem 200 novas crateras na superfície do planeta.

Do G1, em São Paulo

Cratera que surgiu após impacto de rocha espacial na superfície de Marte foi captada por equipamento da Nasa (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. do Arizona) 
Cratera que surgiu após impacto de rocha espacial na superfície de Marte foi captada por equipamento da Nasa (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. do Arizona)
 
O impacto de rochas espaciais na superfície de Marte forma cerca de 200 novas crateras ao ano, mas poucas colisões deixam rastros tão “atraentes” como o da imagem acima, divulgada pela agência espacial americana, a Nasa.

A fotografia foi feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Nela é possível observar uma cratera de aproximadamente 30 metros de diâmetro e, no centro dela, rastros de uma explosão com tons claros e escuros. De acordo com a Nasa, o buraco surgiu entre julho de 2010 e maio de 2012. Ele foi detectado após comparação de imagens feitas neste prazo.

Eis como a Terra aparece no céu de Marte

A NASA divulgou esta imagem surpreendente do céu de Marte, que está a cerca 160 milhões de quilômetros da Terra



NASA 

NASA


Ah, sim, claro, consigo ver muito bem. Como você não consegue? Está bem ali. É a Terra. Espera um pouco, é isso mesmo? Não, não pode ser. Qualquer um que falar isso ou é um mentiroso ou tem super-visão. A Terra é incrivelmente minúscula no céu de Marte. Claro, se você prestar bastante atenção e mentir para si mesmo um pouco, conseguirá ver o pequeno ponto que não é muito diferente de um grão de areia em uma parede.

A NASA postou a imagem do céu e horizonte de Marte tirada pela sonda Curiosity e a Terra está brilhando no céu. Um pequeno ponto (muito pequeno mesmo) no céu.

Não, não é um dead pixel no seu monitor. É a Terra. Somos nós. Próximo a essa luz azul está a Lua (que eu simplesmente não consigo ver). A NASA explica:

"Pesquisadores usaram a Mast Camera (Mastcam) da Curiosity para capturar este cenário cerca de 80 minutos após o pôr do sol do 529º dia marciano dos trabalhos da sonda em Marte (31 de janeiro de 2014). 
A imagem foi processada para remoção dos efeitos de raios cósmicos."

A Terra estava a cerca de 160 milhões de quilômetros de distância de Marte quando a Curiosity tirou a foto.

http://tecnologia.br.msn.com

Cientistas vão criar o ponto mais frio do Universo conhecido

O chamado Cold Atom Lab pretende atingir temperaturas ainda não estudadas em seu refrigerador atômico

Reprodução / NASA

Reprodução / NASA

O Universo está congelando. Em pontos como na Nebulosa do Bumerangue, a temperatura cai e chega a 1 grau Kelvin, pouco acima do zero absoluto. Mas se os cientistas da NASA estiverem no caminho certo, o Universo conhecido terá um novo ponto mais frio, e será dentro da Estação Espacial Internacional.

O Cold Atom Lab será um refrigerador atômico que visa chegar a temperaturas ainda não estudadas, como 100 pico-Kelvin. Isso significa um décimo de bilionésimo acima do zero absoluto, ponto em que o movimento da matéria para completamente. Em teoria, claro. Nessa temperatura ridiculosamente frígida, a matéria deve parar de ser um gás, líquido ou sólido e assumir um estado totalmente quântico. Como alguém pode não querer estudar isso?

Infelizmente, vamos ter que esperar um pouco para isso. O módulo de ciência para o Cold Atom Lab não deve ser lançado em órbita antes de 2016, e devido aos efeitos da gravidade, ele não deve fazer muita coisa por aqui. Mas, assim que estiver em ação, espere resultados sensacionais.

http://tecnologia.br.msn.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...