sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Satélite europeu capta imagem de nuvens de gás frio na Via-Láctea

Fotos mostram estrelas recém-nascidas a milhares de anos-luz da Terra. Cientistas identificaram material extremamente frio e matéria quente.

Do G1



Imagem registrada pelo Herschel usando três cores (Foto: Divulgação/ESA)

O satélite de observação espacial Herschel registrou impressionantes de nuvens de gás frio na Via-Láctea, revelando uma atividade intensa e inesperada. A região fria e escura é pontilhada com “berçários estelares”. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), no dia 3 de setembro o Herschel apontou sua lente na direção de um reservatório de gás frio na constelação do Cruzeiro do Sul. Enquanto o telescópio escaneava o céu, instrumentos do satélite registravam as imagens. A região está a milhares de anos-luz da Terra. Os cinco originais em infravermelho tiveram as cores decodificadas para permitir que os cientistas diferenciassem material extremamente frio (em vermelho) da matéria quente (em azul). As imagens revelam estruturas de material frio em nossa galáxia nunca antes vistas.



Imagem registrada pelo Herschel usando duas cores (Foto: Divulgação/ESA)

Mesmo antes de uma análise detalhada, os cientistas colheram informações sobre a quantidade do material registrado, sua massa, temperatura, composição e se está entrando em colapso para formar novas estrelas. As fotos revelam uma surpreendente quantidade de turbulência: o material interestelar se condensa em filamentos contínuos e interligados que brilham à luz das estrelas recém-nascidas.


Imagem registrada pelo Herschel usando cinco cores (Foto: Divulgação/ESA)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...