sexta-feira, 7 de março de 2008

DESTAQUES DO MÊS DE MARÇO

1 de março - sábado:
Bela configuração entre os os planetas Mercúrio e Vênus, vista a és-sudeste (ESE) a partir das 4h 30min. Observe a olho nu ou por binóculo.


3 de março – segunda-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a partir das 2h 15min a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.


3 de março – segunda-feira:
Elongação máxima oeste do planeta Mercúrio (vista na madrugada, antes do nascer do Sol), a leste (E). Neste dia, Mercúrio encontra-se a 27º 09' a oeste do Sol. Excelente época para observar o planeta.


5 de março – quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua e os planetas Mercúrio e Vênus, vista a partir das 4h 30min a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculo.


6 de março – quinta-feira:
Conjunção dos planetas Vênus e Netuno, observada a partir das 4h 30min a és-sudeste (ESE). Observe por telescópio.


8 de março – sábado:
Conjunção do planeta Urano e o Sol. Neste dia os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.


8 e 9 de março – sábado e domingo:
Conjunção dos planetas Mercúrio e Netuno, observada a partir das 4h 30min a és-sudeste (ESE). Observe por telescópio.


12 de março – quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista ao anoitecer a noroeste (NO). Observe a olho nu ou por binóculo.


14 de março – sexta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Marte, vista ao norte (N), ao anoitecer. Observe a olho nu ou por binóculo.


16 de março – domingo:
Observe a Lua junto às estrelas Castor e Pollux (Alpha e Beta Geminorum, respectivamente), ao anoitecer a nor-noroeste (NNO). Observe a olho nu ou por binóculo.


18 de março - terça-feira:
Bela configuração entre a Lua, a estrela Regulus (Alpha Leonis - a leste da Lua) e o planeta Saturno (a leste de Regulus), vista ao anoitecer a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.


19 de março - quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua, o planeta Saturno (a oeste da Lua) e a estrela Regulus (Alpha Leonis - a oeste de Saturno), vista ao anoitecer a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.


20 de março - quinta-feira:
Início da estação do outono para o hemisfério sul da Terra (e da primavera para o hemisfério norte), às 2h 49min. A partir desta data, a constelação de Orion (o Gigante Caçador) cede sua posição de destaque no céu para a de Leo (o Leão) que simboliza as noites amenas da nova estação. Segundo informações do site Uranometria Nova, a duração desta estação será de 92 dias, 18 horas e 11 minutos.
http://www.uranometrianova.pro.br/circulares/circ0021.htm

26 de março - quarta-feira
Conjunção da Lua com a estrela Antares (Alpha Scorpii) e o aglomerado globular M 4 (também situado em Scorpius, o Escorpião), vista a partir das 21h 40min a és-sudeste (ESE) ao longo da madrugada (já no dia 27) os três astros estarão bem próximos, aparentemente. Observe a olho nu (apenas a Lua e Antares), por binóculo e por telescópio.


26 de março – quarta-feira:
Conjunção dos planetas Mercúrio e Vênus, observada a partir das 5h a leste (E). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.


29 de março – sábado:
Bela configuração entre os planetas Mercúrio, Vênus e Urano, observada a partir das 5h 15min, a leste (E). Observe por binóculo ou por telescópio.


30 de março - domingo:
Conjunção do planeta Marte com a estrela Mebsuta (Epsilon Geminorum), que apresenta magnitude aparente igual a + 3,2, vista ao anoitecer a nor-noroeste (NNO). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.


30 de março – domingo:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a partir da 0h 30min (de 29 para 30 de março) a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.


31 de março – segunda-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a partir da 1h (de 30 para 31 de março) a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.



Fonte: Observatório Céu Austral

Principais Constelações de Março - Roteiro de Observação

O céu, este mês, mostra-se de transição entre as estações do verão (simbolizada por Orion) e do outono (marcada por Leo). Orion, o gigante caçador Órion (Ori), onde situam-se as Três Marias, encontra-se à meia-altura para os lados do oeste. Ao sul de Orion estão Lepus, a Lebre (Lep) e Columba, a Pomba (Col). De Orion em direção ao noroeste vemos Taurus, o Touro (Tau), com seus dois aglomerados abertos de estrelas: Híades e Plêiades. Ao norte de Taurus situa-se Auriga, o Cocheiro (Aur).


Ao norte, à meia altura, destacam-se Gemini, os gêmeos (Gem) e Cancer, o Caranguejo (Cnc). À meia-altura, para os lados do nordeste situa-se Leo, o Leão (Leo), constelação símbolo da estação do outono. Ao norte de Leo avistamos Linx, o Lince (Lyn) Leo Minor, o Leão Menor (LMi) e as primeiras estrelas de Ursa Major, a Ursa Maior (UMa). Parcialmente mergulhada no horizonte leste vemos Virgo, a Virgem (Vir).


De Orion em direção ao sudeste, avistamos Canis Major (CMa), o Cão Maior, um dos cães de caça de Orion . A leste de Orion estão Monoceros, o Unicórnio (Mon), e Canis Minor (CMi), o Cão Menor, o outro cão de caça do gigante caçador.


Junto ao horizonte oeste encontra-se Cetus (Cet), a Baleia. Um pouco mais alto no céu está Eridanus, o rio Eridano (Eri), grande constelação que se estende das proximidades de Orion em direção ao sul. Phœnix, a Fênix (Phe), Hydrus, a Hidra Macho (Hyi), e Tucana, o Tucano (Tuc), estão para os lados do sul junto a Eridanus.


Ao sul, altas no céu, vemos as constelações de Carina, a Quilha do Navio (Car), Puppis, a Popa do navio (Pup), e Vela, as Velas da embarcação (Vel). Volans, o Peixe Voador (Vol), Dorado, o Dourado (Dor), e Reticulum, o Retículo (Ret), estão ao sul e sudoeste de Carina e são formadas por estrelas de fraco brilho aparente. Próximas ao horizonte sudeste encontram-se Musca, a Mosca (Mus), Crux, o Cruzeiro do Sul (Cru) e constelação de Centaurus (Cen), o Centauro.
Mais para os lados do sul estão Chamæleon (Cha), o Camaleão, Apus (Aps), a Ave do Paraíso e Octans (Oct), o Oitante, onde encontra-se a estrela polar do sul. Junto ao horizonte sul-sudeste vemos Triangulum Australe (o Triângulo Austral (TrA), constelação muito utilizada para processos noturnos de orientação no campo.


A leste, alta no céu, vemos a constelação de Hydra, a Hidra Fêmea (Hya). Junto à Hydra estão Sextans (Sex), o Sextante, e o inconfundível trapézio de Corvus (Crv), o Corvo.



Resumo extraído de "Estrelas e Constelações - Guia Prático de Observação"
de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim

OBSERVAÇÕES:
O mapa assinala o aspecto do céu visto ao longo deste mês, nos seguintes horários: início do mês às 21h 20min; meio do mês às 20h 40min; final do mês às 20h 00min. Junto ao círculo que delimita o mapa (e que representa o horizonte do observador) estão as direções dos quatro pontos cardeais e dos quatro colaterais, que devem estar orientados para os seus correspondentes na natureza; o centro do círculo é o Zênite, ponto do céu diretamente acima da cabeça do observador.


Os instantes fornecidos são para o fuso horário de Brasília.

Mapa com as principais constelações visíveis durante o mês de março(clique para ampliá-lo).
Fonte: Observatório Céu Austral

EFEMÉRIDES - MARÇO de 2008

Clique na imagem para aumentá-la

Astronomia.com - Newsletter 7 marzo 2008

Caro appassionato/a,
come ogni settimana Astronomia.com Ti informa sulle ultime pubblicazioni:

E via, verso l'esplorazione del passato! (7 marzo) - di Francesca Diodati
I viaggi nel tempo, sono realizzabili? C'è chi dice di no. Eppure, in un certo senso, possiamo partire per l'esplorazione di epoche remote senza nemmeno allontanarci da casa.
Articolo completo: http://www.astronomia.com/2008/03/07/e-via-verso-lesplorazione-del-passato/

Alcune considerazioni dopo il bolide (6 marzo) - di Vincenzo Zappalà
Cari amici, è stato molto emozionante il bolide, ma è stato ancora più emozionante vedere le reazioni di tante persone, per lo più giovani. A riguardo volevo fare alcune considerazioni che penso possano spiegare qualcosa di più sia dal punto di vista astronomico che sociale.
Articolo completo: http://www.astronomia.com/2008/03/06/alcune-considerazioni-dopo-il-bolide/

Lettera aperta al bolide (3 marzo) - di Vincenzo Zappalà
Cari amici lettori. Il bolide magnifico della notte del 1 marzo mi ha fatto tristemente pensare a molte cose. Tranne questo sito che ha svolto perfettamente il suo compito nessun giornalista ha pensato che l'evento potesse avere un benché minimo interesse per gli italiani…
Articolo completo: http://www.astronomia.com/2008/03/03/lettera-aperta-al-bolide/

Un bolide da record! (2 marzo) - di Stefano Simoni
Stiamo ricevendo decine di segnalazioni sull'avvistamento di un bolide nei cieli del nord italia. Ecco il punto di incontro per raccogliere testimonianze dell'evento
News completa: http://www.astronomia.com/2008/03/02/un-bolide-da-record/

Il buco nero (1 marzo) - di Vincenzo Zappalà
La razza umana aveva ormai conquistato la spazio. I viaggi all'interno della Via Lattea si erano concretizzati quando si era capito che la velocità della luce poteva essere superata e non di poco…
Racconto completo: http://www.astronomia.com/2008/03/01/il-buco-nero/

Il bolide del 1 Marzo è stato un evento eccezionale. Su questa pagina potete trovare il video in cui TG Leonardo parla dell'evento e di astronomia.com!: http://www.astronomia.com/2008/03/02/un-bolide-da-record/

Appuntamento alla prossima settimana!
Lo staff di astronomia.com

 
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...