quarta-feira, 18 de março de 2015

Observatório do Valongo é aberto à visitação pública no Centro do Rio

Uma nova atração cultural na Zona Portuária está aberta à visitação desde o dia 10 deste mês. O Observatório do Valongo, no Morro da Conceição, está funcionando de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, além de observação noturna nas primeiras e terceiras quartas-feiras do mês.
O mais antigo telescópio em funcionamento no Brasil é uma das atrações.  O roteiro inclui acesso a algumas dependências internas do prédio principal, bem como a determinadas áreas externas do observatório. Uma palestra de divulgação científica com um astrônomo encerra o roteiro. As visitas devem ser marcadas com antecedência.
Apenas grupos de mais de 10 pessoas devem agendar, para não calhar de virem juntamente com outros grupos grandes. O agendamento pode ser feito por email institucional (ov@astro.ufrj.br) ou diretamente com o astrônomo Daniel Mello que faz a recepção (mello@astro.ufrj.br) .

Durante a visitação o público poderá ver o pavilhão do telescópio Cooke (terceiro maior refrator do país e, durante quase toda a primeira metade do século XX, o maior telescópio que o Brasil tinha), a cúpula do telescópio alemão Coudé, os dois espaços museológicos onde há, respectivamente, equipamentos astronômicos do século XIX e meados do século XX, e a cúpula da luneta Pazos.

Na área externa, é possível visitar os jardins, o mirante que dá visto ao Cristo e Pico da Tijuca e o contorno norte com vista para a baía. Na visita guiada externa, o visitante conhece a coleção de instrumentos astronômicos antigos, incluindo os telescópios utilizados nas pesquisas e aulas práticas de astronomia, o relógio de Sol e aprende sobre a astronomia, o curso de astronomia oferecido pela instituição e sobre a história do Observatório.
Nas dependências internas, o visitante só pode entrar com guia, onde é mostrado o hall de entrada do prédio principal, e o telescópio Cooke, maior telescópio do observatório, com quase 6 metros de comprimento. O Observatório do Valongo fica na Ladeira do Pedro Antônio, número 43, no Centro do Rio.
www.g1.globo.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...