quinta-feira, 30 de julho de 2015

A Lua azul de julho

Sexta feira, 31 de julho, último dia do mês e dia de Lua Cheia. A segunda Lua Cheia do mês, a tão falada Lua Azul. Não se trata da Super Lua, que vem a ser a Lua Cheia que ocorre quando ela está no ponto da órbita mais próximo da Terra, chamado de perigeu. Muito menos se trata da Lua de Sangue, que é quando a Lua fica com uma cor alaranjada ou avermelhada durante um eclipse lunar. Aliás, esse é um termo bem infeliz. 

Lua cheia


A expressão “Lua Azul” tem sido usada há pelo menos 400 anos, mas não como sendo a segunda Lua Cheia do mês. Este significado nasceu de um erro ocorrido em 1946 e se tornou popular nos últimos 20 anos. 

Ao longo da história recente da humanidade, esse termo tem sido usado de diferentes formas. Olha só.

No século XVI dizer que a Lua era azul significava exprimir algum tipo de exagero. Dizia-se: “fulano é tão desligado que poderia falar que a Lua é azul!” Esse conceito levou a outra expressão que indicava uma probabilidade bem remota de algo acontecer. Por exemplo, no século XVIII, dizia-se: “eu pagarei minha dívida com você quando a Lua estiver azul!”

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/lua-azul-de-julho.html

China anuncia que vai inaugurar maior radiotelescópio do mundo em 2016

Telescópio 'Fast' tem refletor de 500 metros de diâmetro.
Instrumento fica nas montanhas da província de Guizhou, no sudoeste.


A China deve inaugurar em 2016 o maior radiotelescópio do mundo, segundo a imprensa local. Chamado Fast - sigla para Five-hundred-meter Aperture Spherical Telescope, ou Telescópio Esférico de Quinhentos Metros de Abertura - o instrumento começou a ser construído em 2011.

Segundo a agência de notícias estatal chinesa, Xinhua, técnicos já começaram a montar o radiotelescópio, que fica em meio às montanhas da província de Guizhou, no sudoeste da China.
O refletor do telescópio, com diâmetro de 500 metros, é composto de 4.450 painéis triangulares. Cada um tem 11 metros de lado.
"Um radiotelescópio é como um ouvido sensível, escutando para distinguir mensagens de rádio do ruído branco do universo. É como identificar o som das cigarras durante uma tempestade", disse Nan Rendong, cientista chefe do projeto Fast, à agência Xinhua.
Atualmente, o maior radiotelescópio do mundo é o Observatório de Arecibo, que fica em Porto Rico e tem um diâmetro de 305 metros.
Estrutura do que será a abertura de 500 metros de diâmetro de um telescópio gigante é visto em construção em Pingtang, na província de Guizhou, China. Conhecido pela sigla Fast, ele será o maior radiotelescópio do mundo; a inauguração debe ocorrer em 2016 (Foto: Reuters/Stringer)Estrutura do que será a abertura de 500 metros de diâmetro de um telescópio gigante é visto em construção em Pingtang, na província de Guizhou, China. Conhecido pela sigla Fast, ele será o maior radiotelescópio do mundo; a inauguração debe ocorrer em 2016 (Foto: Reuters/Stringer)
www.g1.globo.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...