sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Os principais eventos astronômicos de 2015


Finalmente 2015 chegou e com ele chega também o post de Ano Novo com os principais eventos astronômicos de 2015! Por “principais” entenda aqueles que desde já vale a pena marcar no calendário para não esquecer e ir se preparando. Eu mesmo acabo esquecendo se não fizer isso, mas ao longo do ano vamos acompanhar tudo o que for possível de registrar!

O ano começa promissor, com esse rapaz do post aí embaixo, o cometa C/2012 Q2 Lovejoy, ou Lovejoy Jr. para os amigos. O cometa está cada dia mais brilhante e está em boas condições de visibilidade no céu (o céu é que não anda muito bom nas cidades pelas quais eu tenho passado) e a perspectiva é que ele continue aumentando de brilho até os primeiros dias de janeiro. Ele já pode ser visto a olho nu e a tendência é que essa condição melhore ainda mais.

Bom, vamos aos destaques de 2015.

Janeiro

04 - A Terra atinge o seu ponto de maior aproximação com o Sol, o chamado periélio. Destaco esse evento porque dia após dia os jornais noticiam recordes de temperatura alta pelo país e não duvido nadinha que alguém mais afoito vai relacionar as altas temperaturas com o periélio. Não vou nem entrar nos detalhes de quanto é essa distância mais próxima para te convencer que as duas coisas não têm nada a ver, mas basta ver que enquanto no Brasil as temperaturas estão altas, nos EUA e Europa os recordes são de temperaturas baixas! Se houvesse ligação entre uma coisa e outra, o hemisfério norte deveria estar mais quente também, né?

Eu vi algumas pessoas espalhando o boato de que no dia 4 um alinhamento entre Júpiter e Plutão promoveria um “puxão” na Terra, ou seja, faria com que a força gravitacional que age sobre nossos corpos fosse reduzida. Esses e-mails espalhados por aí dizem que seria até possível flutuar no ar, caso alguém pulasse no exato momento do alinhamento. Vá devagar. Júpiter e Plutão não estarão alinhados no dia 4 e mesmo que todos os corpos do Sistema Solar (o Sol, inclusive) estivessem alinhados dessa maneira não haveria qualquer efeito perceptível, quanto mais o de flutuar!

14 - Mercúrio atinge máxima elongação ao entardecer. Traduzindo: no pôr do sol, Mercúrio estará na sua posição mais alta no céu, facilitando sua observação.

17 e 24 - As Luas de Júpiter vão promover um trânsito de sombras, em outras palavras, vão passar entre o Sol e Júpiter e do nosso ponto de vista vamos ver suas sombras passando sobre o planeta. É um evento legal, mas infelizmente vai ser necessário um telescópio de porte médio.

Fevereiro

18 - Lua Negra, ou seja, a terceira Lua Nova de uma estação do ano que possui 4 Luas Novas no calendário.

24 - Máxima elongação de Mercúrio, mas dessa vez ao amanhecer.

Março

01 - Período de “eclipses” de satélites geoestacionários, aqueles satélites responsáveis pelas telecomunicações. Não que isto seja um evento astronômico relevante, mas se você tem sinal de TV por assinatura que opera por sinais de satélites já deve ter notado que logo após uma súbita interrupção do sinal, surge um aviso de que explosões solares ou tempestades ionosféricas causaram o problema. Isso de fato acontece, mas a causa mais comum é esse período em que os satélites geoestacionários passam pela sobra da Terra, que deve durar até o equinócio de outono.

05 - “Mini Lua”, ou seja, uma Lua Cheia que ocorre próximo da maior distância que Lua pode atingir da Terra (chamado de apogeu).

20 - Eclipse total do Sol, mas esse só para os leitores que estão no Ártico e equinócio de outono para quem vive no hemisfério Sul.

21 - A Lua oculta Marte, mas só para os leitores do sul da Argentina e boa parte do Chile.

Abril

04 - Eclipse lunar total. Ele pode ser visto no Brasil, ao menos em tese. Quanto mais à oeste, maiores as chances. O problema é que ele deve se iniciar com o amanhecer, por isso fica muito difícil de se ver alguma coisa.

Maio

05 - Máximo da chuva de meteoros de Eta Aquarídeos, restos do cometa Halley que a Terra intercepta todo ano. A Lua, um dia após a Cheia, prejudica sua observação.

07 - Máxima elongação do ano para Mercúrio, ao nascer do Sol.

20 e 28 - As 4 luas galileanas jogam suas sombras sobre Júpiter novamente. Só para quem tem telescópios...

30 - O cometa 19P/Borrelly pode ficar brilhante o suficiente para ser visto com um binóculo.

A sonda Dawn chega ao planeta anão Ceres, no Cinturão de Asteroides e inicia as manobras de aproximação. A órbita inicial tem 13.500 km de altura e assim a Dawn se tornará a primeira missão a estudar um planeta anão. A New Horizons só chega em Plutão em julho.

Junho

04 - Mais sobras de luas galileanas sobre Júpiter.

05 - Máxima elongação do ano, mas dessa vez para Vênus ao entardecer.

16 - O cometa C/2014 Q1 PanSTARRS atinge seu máximo de brilho previsto. Se isso acontecer, poderá ser visto a olho nu.

21 - Solstício de inverno no hemisfério sul.

24 - Mercúrio atinge a maior elongação no ano, ao nascer do Sol.

Julho

01 - Conjunção entre Vênus e Júpiter às 18h. A distância entre os dois planetas (no céu) será menor do que o tamanho de uma Lua Cheia!

06 - Plutão atinge a oposição, apenas uma semana antes do encontro com a sonda New Horizons.

14 - A sonda New Horizons cruza o plano do sistema de satélites de Plutão em sua máxima aproximação ao sistema.

31 - Segunda Lua Cheia do mês, ou seja, uma Lua Azul.

Agosto

19 - Marte cruza o aglomerado M44, conhecido como Presépio.

29 - Primeira Super Lua de 3 que ocorrerão em 2015. A Super Lua ocorre quando a Lua chega a sua fase de Cheia na sua menor distância à Terra (chamado de perigeu). Nesse caso, a Lua chegará ao perigeu e 20 horas depois alcançará a fase de Cheia.

Setembro

02 - Novo período de “eclipses” de satélites geoestacionários, novamente causando apagões nos satélites. Desta vez, com duração até o equinócio de primavera.

04 - Máxima elongação do ano de Mercúrio, para o entardecer.

13 - Eclipse parcial do Sol para quem mora na África e Oceano Índico.

23 - Equinócio de primavera para o hemisfério Sul.

28 - Evento astronômico do ano para o Brasil! Eclipse lunar total visível em todo o território nacional, com início às 21:11 e término às 03:22 da manhã, aproximadamente. Anote na agenda!

28 - Segunda Super Lua do ano. Na verdade “A” Super Lua do ano, já que ela atinge a fase de Cheia uma hora depois do perigeu.

Outubro

01 - De acordo com os modelos de aumento de brilho de cometas, o C/2013 US10 Catalina deve chegar ao seu brilho máximo. Se os modelos estiverem certos, o Catalina deve ser visível a olho nu.

08 - A Lua oculta Vênus, para quem está na Austrália.

11 - A Lua oculta Mercúrio para quem está no Chile.

16 - Mercúrio atinge a máxima elongação matutina do ano.

27 - Terceira (e última) Super Lua do ano, dessa vez a fase de Cheia acontece 23 horas antes do perigeu.

Novembro

12 - Chuva de meteoros Taurídeos. Especula-se que a cada 7 anos o número de meteoros aumente muito e esse é o ano. A Lua em fase Crescente ajuda na observação.

18 - Máximo da sempre interessante chuva de meteoros Leonídeas. Lua em Quarto Crescente prejudica a observação no começo da noite.

A sonda Dawn atinge sua menor distância a Ceres, em uma órbita de 375 km de altura. Nessa posição ainda deve obter dados por 3 meses, até o fim de sua missão primária nos primeiros meses de 2016.

Dezembro

14 - Máximo da chuva de meteoros Geminídeos com uma taxa prevista de 120 meteoros por hora. A Lua estará em fase crescente, mas apenas 12% iluminada, favorecendo a observação.

21 - Solstício de verão para o hemisfério sul.

29 - Mercúrio atinge máxima elongação ao entardecer.

Bom, esses são os eventos relevantes de 2015, mas é claro que muita coisa vai acontecer que ninguém pode prever. O Sol estará saindo do período de máxima atividade e muitas explosões e tempestades devem ocorrer. Atenção especial para o jipe Curiosity que recentemente descobriu indícios de materiais orgânicos em Marte e tem mais coisa por estudar. Ainda ouviremos falar muito da Rosetta, que está em operação, e do modo Philae que está hibernando. Os resultados da missão de novembro ainda vão ser divulgados e podemos esperar boas notícias da Philae. Ela foi colocada em modo de hibernação, pois ficou numa posição desfavorável para receber luz do Sol e recarregar suas baterias. Ocorre que um mínimo de luz ainda atinge os painéis e com a diminuição da distância ao Sol a iluminação está aumentando. Mês passado houve uma convenção de ciências planetárias nos EUA e a equipe da Philae afirmou que no início de 2015 já poderia estar em condições de ser religada! Tomara!

Outra missão que vai ser figurinha fácil no blog é a New Horizons que está a caminho de Plutão. Ela já está na fase de ciência, obtendo imagens de Plutão e Caronte que devem chegar agora em janeiro. Em julho ela deve cruzar o plano das órbitas dos satélites de Plutão e até lá, muita coisa vai acontecer. Bom, depois também, já que a missão foi estendida e a sonda deve estudar os objetos transnetunianos, ou seja, objetos despregados da cinturão de Kuiper que chegam próximos a Netuno.

Vamos aguardar. Feliz Ano Novo!

*Foto: NASA/JPL-Caltech/SSI
Do Blog ObservatórioCassio Barbosa
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/os-principais-eventos-astronomicos-de-2015.html

Le luci delle feste brillano ancora nel cielo di gennaio

La cometa C/2014Q2 Lovejoy fotografata da Rolando Ligustri (fonte: Rolando Lligustri)


Le luci delle feste natalizie continueranno a brillare anche nel cielo di gennaio, grazie ad una serie di spettacolari eventi astronomici tutti da gustare con il naso all'insù: dalla pioggia di stelle cadenti di inizio anno fino al transito della cometa delle feste Lovejoy, passando per luminosi 'minuetti' tra Luna, stelle e pianeti. A segnalare gli appuntamenti imperdibili è l'Unione astrofili italiani (Uai).

Congiunzione Luna Pleiadi, 01 gennaio ore 18:00 (Mappa del cielo realizzata dalla Uai con i programmi Skymap Pro e Stellarium)

Neanche il tempo di posare i calici dopo i brindisi di Capodanno, che la sera del primo gennaio sarà illuminata dalla Luna che attraverserà la costellazione del Toro tra la stella Aldebaran e l'ammasso stellare delle Pleiadi: la congiunzione si replicherà anche la sera del 28 gennaio.

Congiunzione Luna Presepe (M44), 07 gennaio ore 00:00 (Mappa del cielo realizzata dalla Uai con i programmi Skymap Pro e Stellarium)

Avremo poi giusto 48 ore per riprendere fiato e prepararci alla pioggia di stelle cadenti che puntuale arriverà a celebrare l'inizio dell'anno: si tratta dello sciame meteorico delle Quadrantidi. ''Quest'anno il maggior numero di meteore è atteso nelle ore notturne del 3-4 gennaio, specie tra le 2 e le 3 di notte'', spiegano gli astrofili Uai. ''Purtroppo il disturbo della Luna sarà sempre presente, ma fortunatamente - aggiungono - verso mattina la Luna si troverà ad un'altezza sopra l'orizzonte assai bassa, cosicchè sarà possibile osservare il comportamento dello sciame proprio quando produrrà il maggior numero di meteore''. Per celebrare l'Epifania, invece, la Luna transiterà nella notte tra 6 e 7 gennaio nella costellazione del Cancro, vicino all'ammasso stellare del Presepe (M 44). L'8 gennaiosarà ancora protagonista di una congiunzione con Giove, il pianeta più brillante di queste notti invernali.

Falcetto Luna crescente, 21 gennaio ore 17:30, (Mappa del cielo realizzata dalla Uai con i programmi Skymap Pro e Stellarium)




Falcetto Luna crescente, 22 gennaio ore 17:43, (Mappa del cielo realizzata dalla Uai con i programmi Skymap Pro e Stellarium)


Nelle stesse ore darà il meglio di sè la cometa delle feste Lovejoy, che già in occasione del Natale ha superato la soglia della visibilità a occhio nudo. Aspetto compatto, grande chioma e una coda ancora molto tenue, la Lovejoy ''raggiungerà la massima luminosità il giorno 7 - precisa la Uai - quando passerà alla minima distanza dalla Terra'', pari a 70 milioni di chilometri. ''Poi dovrebbe cominciare gradualmente a calare, rimanendo però sopra la soglia della visibilità senza strumenti per tutto il mese''.

Falcetto Luna crescente, 23 gennaio ore 18:19, (Mappa del cielo realizzata dalla Uai con i programmi Skymap Pro e Stellarium)

Chi volesse seguire con l'occhio, oltre che con il cuore, la missione in orbita di Samantha Cristoforetti, dovrà mettere in conto qualche levataccia. La Stazione spaziale internazionale (Iss), infatti, ''saràvisibile solo intorno alle 5 e le 6 del mattino''.

A consolarci, entro fine mese, arriverà un'incredibile congiunzione tra Luna, Marte, Venere e Mercurio. I quattro astri si allineeranno la sera del 23 gennaio e saranno visibili nelle costellazioni del Capricorno e dell'Acquario.


www.ansa.it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...