quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sonda da Nasa faz imagem da sombra de Saturno

Luz do Sol destaca principalmente os anéis do planeta.
Duas luas de Saturno também aparecem na foto.

Do G1, em São Paulo

Planeta Saturno foi fotografado de sua sombra (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute) 
Planeta Saturno foi fotografado de sua sombra 
(Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute)
A Nasa divulgou na noite desta terça-feira (18) uma nova imagem de Saturno feita pela sonda Cassini. Desta vez, a nave está na sombra do planeta – do ponto de vista de onde a foto foi tirada, o Sol está atrás de Saturno.

Na imagem, ficam bem destacados os anéis de Saturno nos trechos em que são iluminados pela luz do Sol. Também são visíveis as luas Tétis e Encélado, que aparecem como dois pontos claros na parte esquerda da foto, abaixo dos anéis.

A foto foi tirada em 17 de outubro pela sonda Cassini, mas a Nasa só conseguiu publicá-la dois meses depois. A última vez em que a nave tinha feito uma imagem da sombra de Saturno havia sido em setembro de 2006.

Estrela vista a olho nu tem em órbita planeta potencialmente habitável

Tau Ceti se parece com o Sol e reúne 5 planetas na constelação da Baleia.
Corpos celestes do sistema têm massa entre duas e seis vezes a da Terra.

Da AFP

Astrônomos e notívagos acreditavam há muito tempo que a estrela Tau Ceti, visível a olho nu a partir da Terra, brilhasse solitária na noite, mas cientistas acabam de descobrir cinco planetas em sua órbita, um deles situado na chamada zona habitável, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (19) na revista "Astronomy & Astrophysics".

Tau Ceti faz parte da constelação da Baleia e não fica apenas próxima do Sol, a 12 anos-luz, mas também é muito semelhante a ele, em massa e irradiação. No passado, muitos olhares se voltaram para essa estrela em busca de vida extraterrestre – em vão.

Estrela Tau Ceti (Foto: Universidade de  Hertfordshire/Divulgação) 
Estrela Tau Ceti é o corpo mais brilhante da imagem, à direita, e o planeta localizado na chamada zona habitável do sistema aparece em azul, no canto esquerdo (Foto: Universidade de Hertfordshire/Divulgação)
 
Nenhum planeta foi detectado no entorno de Tau Ceti até que uma equipe internacional teve a ideia de testar uma nova técnica de coleta de dados astronômicos, capaz de detectar sinais duas vezes mais potentes.

"Escolhemos Tau Ceti porque achamos que ela não comportaria nenhum sinal. E é tão brilhante e similar ao nosso Sol que constitui uma cobaia ideal para testar nosso método de detecção de planetas de pequena proporção", explicou em comunicado Hugh Jones, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, responsável pelo estudo.

Os cinco planetas descobertos têm massa entre duas e seis vezes a da Terra. O que está na zona habitável fica em uma região nem muito quente, nem muito fria, o que permite a existência de uma atmosfera, de água em estado líquido na superfície, e portanto, talvez uma forma de vida.

"Tau Ceti é uma de nossas vizinhas cósmicas mais próximas, tão brilhante que poderíamos chegar a estudar as atmosferas de seus planetas em um futuro não muito distante", afirmou James Jenkins, da Universidade do Chile, que participou da pesquisa.

A descoberta confirma a nova ideia de "que quase todas as estrelas têm planetas e que a galáxia deve, portanto, conter um grande número de planetas potencialmente habitáveis de tamanho próximo ao nosso", acrescentou Steve Vogt, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos EUA.
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) estimou recentemente que bilhões de planetas como esse existiriam na Via Láctea, dos quais uma centena está na vizinhança do nosso Sol.

Una cartolina di Natale da Saturno

La spettacolare immagine ripresa dalla zona in ombra di Saturno, inviata dalla sonda Cassini (fonte: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)  
La spettacolare immagine ripresa dalla zona in ombra di Saturno, inviata dalla sonda Cassini 
(fonte: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
 
Una cartolina di Natale da Saturno: è la rara immagine ripresa dalla sonda Cassini mentre questa si trovava nell’ombra del pianeta degli anelli. Le fotocamere a bordo della sonda sono state puntate in direzione di Saturno, che ha il Sole dietro di sè e che di conseguenza è retroilluminato. L’immagine spettacolare non è fine a se stessa perché permette ai ricercatori di osservare con un dettaglio maggiore le caratteristiche degli anelli ed i fenomeni atmosferici del pianeta.

Nata dalla collaborazione fra la Nasa, l’Agenzia Spaziale Europea (Esa) e l’Agenzia Spaziale Italiana (Asi), la sonda Cassini è stata lanciata nel 1997 ed è entrata nell’orbita di Saturno nel 2004. Da allora ha inviato a Terra immagini dalla zona in ombra del pianeta soltanto nel settembre 2006 e sono state le immagini più celebri mai catturate dalla sonda. Allora era visibile anche la Terra, all’ombra del pianeta degli anelli. Questa volta, invece, la Terra è nascosta da Saturno, ma lo spettacolo è ugualmente singolare perché le immagini sono state riprese più da vicino e sono molto più dettagliate rispetto a quelle del 2006. In lontananza si notano anche due delle numerose lune di Saturno: Encelado e Teti.

‘’Di tutte le splendide immagini che finora abbiamo ricevuto da Saturno, nessuna è più singolare di quelle riprese dalla zona in ombra del pianeta’’, ha osservato la responsabile dell'elaborazione delle immagini della missione Cassini, Carolyn Porco, dello Space Science Institute di Boulder.


www.ansa.it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...