quinta-feira, 28 de julho de 2011

Telescópio espacial flagra buraco negro em ação

Imagem ajuda a entender comportamento do corpo celeste.   Buraco negro está em galáxia a 32 milhões de anos-luz da Terra.

Do G1, em São Paulo - O Telescópio Espacial Chandra fez a primeira imagem em raios-X de gás cósmico sendo absorvido por um buraco negro. A fotografia ajuda astrônomos a entender o crescimento e o comportamento dos buracos negros, segundo a agência espacial americana (Nasa).

O buraco negro estudado fica no centro de uma grande galáxia a 32 milhões de anos-luz da Terra, conhecida como NGC 3115.

Estudos anteriores já tinham mostrados material sendo sugado pelo buraco, mas nunca antes uma imagem tinha deixado tão claro que se tratava de gás quente. Isso empolga os cientistas porque ajuda a medir o tamanho do buraco negro: ele tem uma massa cerca de dois milhões de vezes maior do que o nosso Sol.


Imagem detalha o buraco negro no centro da galáxia NGC 3115
(Foto: NASA/CXC/Univ. of Alabama/K. Wong et al; Optical: ESO/VLT)

Nasa divulga ilustração de asteroide próximo à órbita da Terra

Sonda Neowise descobriu primeiro asteroide Trojan orbitando o Sol.  A Terra está a 24 mil km de distância do corpo celeste.

Do G1, em São Paulo


Esta ilustração conceitual divulgada pela Nasa mostra o primeiro asteroide Trojan conhecido, que foi descoberto pela sonda Neowise. A sonda caçadora de asteroides faz parte da missão Wise. O asteroide, em cinza, tem a órbita bem definida e pelos próximos cem anos deve se manter a pelo menos 24 mil quilômetros de distância da Terra. A órbita da Terra é representada pelos pontos azuis. A ilustração não foi feita em escala real. (Foto: Paul Wiegert/Nasa/AP)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...