terça-feira, 16 de julho de 2013

Capacete vaza água e astronauta cancela trabalho fora da ISS

Italiano Luca Parmitano avisou que sentia líquido dentro do traje espacial.
Operação que duraria seis horas foi abortada após pouco mais de uma hora.

Do G1, em São Paulo

Os astronautas Chris Cassidy e Luca Parmitano cancelaram abruptamente uma série de atividades fora da Estação Espacial Internacional depois que o último percebeu um vazamento de água dentro de seu capacete, na manhã desta segunda-feira (16). “Minha cabeça está realmente molhada e tenho a sensação de que está piorando”, informou Parmitano, que é italiano.

Ele voltou para dentro da câmara de pressurização da ISS. Enquanto isso, o americano Cassidy guardava o equipamento que eles usavam no espaço.  A situação de Parmitano parecia piorar. “É muita água”, disse Cassidy. Em dado momento, o italiano já não conseguia usar o equipamento de comunicação do traje espacial.

Depois que Cassidy também entrou na câmara, eles fizeram a pressurização para poder voltar ao interior da ISS. A causa do vazamento de água não está clara, informa a agência Reuters.

Cassidy e Parmitano abortaram a missão fora da ISS pouco mais de uma hora após iniciada. A previsão era de que durasse seis horas. Eles iriam preparar a ISS para a chegada de um módulo russo e substituir uma câmera num experimento japonês, além de fazer alterações em outros equipamentos de vídeo, consertar uma cobertura de porta e reconfigurar um dispositivo de isolamento térmico sobre uma caixa de componentes eletrônicos.
Após o incidente, astronautas da ISS debatem o problema ocorrido com o traje espacial de Luca Parmitano (Foto: Nasa/AP Photo) 
Após o incidente, astronautas da ISS debatem o problema ocorrido com o traje espacial de Luca Parmitano, que aparece ao centro da foto, vestido de branco e virado para a câmera (Foto: Nasa/AP Photo)
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...