quarta-feira, 16 de abril de 2008

Imagem mostra que, em galáxia vizinha, as estrelas nascem na periferia


Imagem mostra distribuição de berçários estelares na galáxia M83 (Foto: Nasa)

Cientistas ficaram encantados com resultados do satélite Galex, da Nasa.Como ele, o grupo pôde monitorar a dinâmica dos berçários estelares. A imagem surpreendeu. Com ela, os cientistas da Nasa puderam ter lampejos importantes sobre a dinâmica dos berçários estelares numa galáxia próxima. A "voluntária" para o estudo foi a M83, a cerca de 15 milhões de anos-luz daqui -- coisa pouca, em termos de distâncias intergalácticas.

Nas informações, coletadas nas freqüências da luz ultravioleta, mostram claramente onde as novas estrelas estão surgindo -- são as regiões esverdeadas da foto. Em azul e roxo, aparece o disco principal, onde a densidade de estrelas é muito maior. Rodeando-a estão os pontos verdes -- berçários de estrelas. A imagem ajuda a confirmar a hipótese de que os melhores locais para formação estelar são a periferia da galáxia, ao longo dos eixos dos braços espirais.

Do G1
Postado por Leila Ossola

Sonda japonesa faz vídeos do 'nascer da Terra', visto da Lua


Imagem obtida pela sonda japonesa Kaguya da Terra 'nascendo' de trás da Lua (Foto: Jaxa)

A Jaxa, agência espacial japonesa, divulgou novos vídeos de sua missão lunar, a Kaguya. A sonda está equipada com uma câmera de alta resolução, capaz de captar imagens com 1080 pixels de altura (a chamada "full HD" da nova tecnologia de TV digital). Neles, é possível ver as mais belas imagens já capturadas de um "nascer da Terra" -- fenômeno que só pode ser observado de uma órbita ao redor da Lua.

Os vídeos divulgados pela web não têm a resolução total, mas permitem boa visualização on-line. Confira os dois (um que mostra a Terra nascendo e outro com o "poente terrestre" por trás da Lua) aqui e aqui. Vale a pena. Mas, por enquanto, é só isso -- a Jaxa ainda não tem planos para soltar os vídeos em sua resolução total na web para download.

Do GI

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...