quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Nasa cria site com infográficos sobre missões e descobertas espaciais
Chuvas de meteoros em Agosto de 2012
Chuvas de meteoros em Agosto
Em agosto vários radiantes se manifestam. A seguir listamos os mais significativos.
a) iota-aquarídeos austrais e delta-aquarídeos boreais: os dois radiantes, que se situam na constelação de Aquarius, podem ser vistos desde as 21 horas (a leste) até o amanhecer, quando estão a oeste; por volta da 1h atingem a região mais alta do céu. São chuvas de pequena intensidade e com meteoros de fraco brilho. Os iota-aquarídeos austrais se manifestam desde 25 de julho até 15 de agosto, atingindo seu máximo em 4 de agosto, quando exibem uma taxa horária de cerca de 15 meteoros. Já os delta-aquarídeos boreaismostram um máximo em 8 de agosto (taxa horária variável entre 4 e 10 meteoros), mas podem ser vistos desde 15 de julho até 25 de agosto. Estes meteoros estão associados ao Cometa 2P/Encke e são melhor observados no final da madrugada.
b) a Persêida (ou Perseídea) é uma clássica chuva e seus meteoros podem ser observados desde 17 de julho até 25 de agosto, com um máximo que ocorre geralmente em 12 de agosto, quando se espera uma taxa horária em torno dos 50 meteoros. Em São Paulo, o radiante (ponto do céu de onde parecerão surgir os meteoros) surge a nordeste por volta das 2h e permanece visível até o amanhecer; em torno das 4h 45min encontra-se à meia-altura para os lados do norte. Devemos, então, concentrar nossas observações na madrugada de 12 de agosto (de 11 para 12 de agosto). Associados ao cometa 109P/Swift-Tuttle, os persêidas são rápidos, com traços finos, geralmente brancos, amarelos ou alaranjados, com vários bólidos que se fragmentam e explodem.
c) Kappa-Cygnídea: chuva de baixa intensidade, com período de ocorrência entre 3 e 25 de agosto, com um máximo no dia 17. Apresenta lentos meteoros visíveis no início da noite. A área do radiante (ponto do céu de onde parecerão provir os meteoros) eleva-se a nordeste em torno das 19h, cruza a região do meridiano celeste, para os lados do norte, por volta das 22h; pode ser observada até a 1h, quando se encontra a noroeste. Em poucas aparições dessa chuva, a taxa horária atingiu 20 meteoros mas, normalmente, são relatadas taxas menos otimistas em torno dos 5 meteoros por hora, de fraco brilho, de coloração branco-azulada, com eventuais fireballs bastante lentos.
d) Iota-Aquárida Boreal: apresenta meteoros de fraco brilho aparente, como quase todos os do complexo de radiantes de Aquarius, ativo no período de julho a agosto. Junto à data de máxima ocorrência (19 de agosto), a taxa horária é de cerca de 10 meteoros, mas alguns observadores são menos otimistas e relatam taxas próximas dos 3 meteoros. O período de observação dos meteoros estende-se desde 11 de agosto até 20 de setembro. Em meados de agosto, o radiante é visto desde o início da noite (a leste) até o amanhecer (a oeste); por volta das 23h 30min encontra-se na região mais alta do céu.
e) Alpha-Aurígida Boreal: chuva que se manifesta no período de 10 de agosto a 1 de outubro, com máxima ocorrência de meteoros em 28 de agosto. Os observadores relatam o surgimento de meteoros lentos e brilhantes e, ocasionalmente, fireballs. No final de agosto e início de setembro, o radiante é visto a partir das 3h e pode ser observado até o amanhecer. Descritos como meteoros lentos pelos habitantes do hemisfério norte onde o radiante é circumpolar, acreditamos que, nessas latitudes, eles sejam vistos mais no começo da noite. No Brasil, o radiante surge apenas na madrugada. No sul do país eleva-se pouco em relação ao horizonte norte dificultando as observações.
resumo extraído de "Chuvas de Meteoros - Guia Prático de Observação"
de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim
Fonte: Observatório Céu Austral
Destaques do mês de Agosto
Destaques do mês de Agosto
1 a 10 de agosto:
Observe o planeta Júpiter junto ao aglomerado estelar aberto das Híades, situado na constelação de Taurus (o Touro), e À estrela Aldebaran (Alpha Tauri), a partir das 2h, a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.
5 a 25 de agosto:
Observe as belas configurações proporcionadas pelos planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vistas ao anoitecer, à meia-altura, a oeste (O). Ao longo deste período, note que o planeta Marte passará, aparentemente, entre Spica e Saturno. Observe a olho nu ou por binóculo.
9 a 18 de agosto:
Mercúrio encontra-se em boas posições para a observação, junto ao horizonte és-nordeste (ENE), no final da madrugada. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
4 de agosto - sábado:
Máxima atividade do radiante austral da chuva de meteoros Iota-Aquarídea ou Iota-Aquárida.
8 de agosto - sábado:
Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros Delta-Aquarídea ou Delta-Aquárida.
10 de agosto - sexta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir da 1h 50min, a és-nordeste (ENE). Observe o aglomerado um pouco abaixo da Lua. Veja a olho nu ou por binóculo.
11 de agosto - sábado:
Observe a Lua entre os aglomerados abertos da Híades e das Plêiades (M 45), ambos situados na constelação de Taurus (o Touro), a partir das 2h 25min, a és-nordeste (ENE). O brilhante planeta Júpiter está um pouco mais próximo ao horizonte, abaixo da Lua. Júpiter, a Lua e a estrela Aldebaran (Alpha Tauri) formam, nesta madrugada, um elo triângulo. Veja a olho nu ou por binóculo.
12 de agosto - domingo:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, situado um pouco acima da Lua, vista a és-nordeste (ENE) a partir das 2h 45min. Observe a olho nu ou por binóculo.
12 de agosto - domingo:
Máxima atividade do radiante da chuva de meteoros Persêida. Em 2012 as maiores taxas de meteoros devem ocorrer entre as 4h e as 16h 30min do dia 12 de agosto.
13 de agosto - segunda-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, situado um pouco abaixo da Lua, vista a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
14 de agosto - terça-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, situado um pouco acima da Lua, vista a partir das 4h 15min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
14 de agosto - terça-feira:
Bela configuração entre a estrela Spica (Alpha Virginis) e os planetas Marte e Saturno, vista ao anoitecer, à meia-altura, a oeste (O). Os três astros estão alinhados no céu, com Spica à esquerda, Marte ao centro e Saturno À direita. Observe a olho nu ou por binóculo.
15 de agosto - quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, situado um pouco abaixo da Lua, vista a partir das 5h 15min és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
15 de agosto - quarta-feira:
Elongação máxima oeste do planeta Vênus (vista de madrugada) a és-nordeste (ENE). Neste dia, Vênus está a 45º 48' a oeste do Sol. Excelente época para vermos a "Estrela D'Alva". Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.
16 de agosto - quinta-feira:
Elongação máxima oeste do planeta Mercúrio (vista de madrugada) a és-nordeste (ENE). Neste dia, Mercúrio está a 18º 42' a oeste do Sol. Excelente época para vermos o "Mensageiro dos Deuses". Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.
16 de agosto - quinta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, situado à esquerda da Lua, vista a partir das 5h 15min és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
17 de agosto - sexta-feira:
Máxima atividade do radiante da chuva de meteoros Kappa-Cygnídea.
18 de agosto - sábado:
Bela configuração entre o planeta Mercúrio e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista pouco antes do nascer do Sol a és-nordeste (ENE). Observe por binóculo ou por telescópio.
19 de agosto - domingo:
Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros Iota-Aquarídea ou Iota-Aquárida.
21 de agosto - terça-feira:
Bela configuração entre a Lua, os planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). Spica, a brilhante estrela situada ao lado da Lua, forma com os dois planetas um belo triângulo, com Marte ocupando o vértice superior. Observe a olho nu ou por binóculo.
22 de agosto - quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua, os planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). A Lua encontra-se acima dos três astros que formam um belo triângulo, com Marte ocupando o vértice superior e Saturno o vértice inferior à direita. Observe a olho nu ou por binóculo.
24 de agosto - sexta-feira:
Oposição do planeta Netuno (em relação ao Sol). Neste dia, Netuno nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece visível a noite inteira. Excelente época para tentarmos ver o mais distante dos planetas. Observe por telescópio.
24 de agosto - sexta-feira:
Veja a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius ( o Escorpião), no início da noite, no alto do céu. Note a brilhante estrela Antares (Alpha Scorpii) ao sul da Lua. Observe a olho nu ou por binóculo.
28 de agosto - terça-feira:
Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros Alpha-Aurigídea ou Alpha-Aurígida.
Visibilidade dos planetas em Agosto de 2012
Principais Constelações do mês de Agosto - Roteiro de Observação
O mapa assinala o aspecto do céu visto ao longo deste mês, nos seguintes horários: início do mês às 21h 20min; meio do mês às 20h 40min; final do mês às 20h 00min. Junto ao círculo que delimita o mapa (e que representa o horizonte do observador) estão as direções dos quatro pontos cardeais e dos quatro colaterais, que devem estar orientados para os seus correspondentes na natureza; o centro do círculo é o Zênite, ponto do céu diretamente acima da cabeça do observador.
| |
Os instantes fornecidos são para o fuso horário de Brasília.
Fonte: Observatório Céu Austral
|
Astronomia.com - Newsletter 2 agosto 2012
come ogni settimana astronomia.com Ti informa sulle ultime pubblicazioni:
Quando la Scienza è vera Scienza (2 agosto) - di Vincenzo Zappalà
Questo articolo vuole essere solo un'indicazione per tutti coloro che amano la scienza vera, pulita, indipendente...
Articolo completo: http://www.astronomia.com/2012/08/02/quando-la-scienza-e-vera-scienza/
Razzi stellari (1 agosto) - di Vincenzo Zappalà
Una splendida immagine di Hubble mi permette di richiamare brevemente una classe di oggetti tra i più eleganti...
Articolo completo: http://www.astronomia.com/2012/08/01/razzi-stellari/
Il Riscaldamento continua a diminuire (31 luglio) - di Vincenzo Zappalà
Un gruppo di lavoro formato da parecchi scienziati americani ha svolto un'analisi di cinque anni per valutare...
News completa: http://www.astronomia.com/2012/07/31/il-riscaldamento-continua-a-diminuire/
Il cielo nel mese di Agosto 2012 (30 luglio) - di Stefano Simoni
Come ogni anno, con il mese di Agosto arrivano le Lacrime di San Lorenzo! Costellazioni osservabili, effemeridi ...
Articolo completo: http://www.astronomia.com/2012/07/30/il-cielo-nel-mese-di-agosto-2012/
Come ruota la Luna? (30 agosto) - di Vincenzo Zappalà
Sembra una domanda stupida e forse tutti voi siete capaci di dare una risposta. Tuttavia, le modalità di rotazione...
Articolo completo: http://www.astronomia.com/2012/07/30/come-ruota-la-luna/
L'ordine del disordine (27 luglio) - di Vincenzo Zappalà
Le nanotecnologie continuano a sorprenderci. Ricercatori che cercavano di inserire particelle microscopiche in...
News completa: http://www.astronomia.com/2012/07/27/lordine-del-disordine/
*************************************************************
L'infitito Teatro del Cosmo, il libro di Astronomia.com!
*************************************************************
Appuntamento alla prossima settimana!
Lo staff di Astronomia.com
Lucimary Vargas
Presidente
Observatório Astronômico Monoceros
Planetário Além Paraíba
Estação Meteorológica 083/MG-5ºDISME-INMET
AHAP/CEPESLE
Além Paraíba-MG-Brasil
Sites e Blogs principais:
http://www.monoceros.xpg.com.br
http://astronomicando.blogspot.com
http://arqueoastronomy.blogspot.com
http://cepesle-news.blogspot.com
http://www.arquivohistorico-mg.com.br
http://www.arquivohistorico-mg.org.br