quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Nasa cria site com infográficos sobre missões e descobertas espaciais

Do G1, em São Paulo

O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência espacial americana (Nasa) lançou um banco de dados com infográficos, imagens e dados científicos sobre as missões enviadas ao espaço. 

Neste desenho, por exemplo, você vê como será o pouso da sonda Curiosity a Marte, previsto para este domingo (5).

O site do laboratório, que fica em Pasadena, na Califórnia, também convida o público a compartilhar o material divulgado e criar as próprias ilustrações, a partir de informações publicadas pela Nasa.

Nasa (Foto: JPL/Nasa) 
Infográfico do JPL mostra uma linha do tempo para fixar a data de missões enviadas ao Sol, aos planetas do Sistema Solar, asteroides e cometas. A imagem completa, você pode conferir aqui  (Foto: JPL/Nasa)
Os usuários que aceitarem a proposta podem enviar seus arquivos para serem revisados por especialistas do JPL e compartilhar suas invenções em uma galeria no site. Para participar da novidade, basta se cadastrar gratuitamente.

Segundo a Nasa, essa é uma forma de transformar conceitos, ideias complexas e dados técnicos em imagens bem visuais, criativas e didáticas para explicar as "maravilhas" do Universo e da exploração espacial.

A agência americana espera que a união de ciência e design, sob essa nova ótica, atraia e inspire um novo público interessado no assunto.

Chuvas de meteoros em Agosto de 2012

 

Chuvas de meteoros em Agosto

 

Em agosto vários radiantes se manifestam. A seguir listamos os mais significativos.

 

a) iota-aquarídeos austrais e delta-aquarídeos boreais: os dois radiantes, que se situam na constelação de Aquarius, podem ser vistos desde as 21 horas (a leste) até o amanhecer, quando estão a oeste; por volta da 1h atingem a região mais alta do céu. São chuvas de pequena intensidade e com meteoros de fraco brilho. Os iota-aquarídeos austrais se manifestam desde 25 de julho até 15 de agosto, atingindo seu máximo em 4 de agosto, quando exibem uma taxa horária de cerca de 15 meteoros. Já os delta-aquarídeos boreaismostram um máximo em 8 de agosto (taxa horária variável entre 4 e 10 meteoros), mas podem ser vistos desde 15 de julho até 25 de agosto. Estes meteoros estão associados ao Cometa 2P/Encke e são melhor observados no final da madrugada.

 

b) a Persêida (ou Perseídea) é uma clássica chuva  e seus meteoros podem ser observados desde 17 de julho até 25 de agosto, com um máximo que ocorre geralmente em 12 de agosto, quando se espera uma taxa horária em torno dos 50 meteoros. Em São Paulo, o radiante (ponto do céu de onde parecerão surgir os meteoros) surge a nordeste por volta das 2h e permanece visível até o amanhecer; em torno das 4h 45min encontra-se à meia-altura para os lados do norte. Devemos, então, concentrar nossas observações na madrugada de 12 de agosto (de 11 para 12 de agosto). Associados ao cometa 109P/Swift-Tuttle, os persêidas são rápidos, com traços finos, geralmente brancos, amarelos ou alaranjados, com vários bólidos que se fragmentam e explodem.

 

c) Kappa-Cygnídea: chuva de baixa intensidade, com período de ocorrência entre 3 e 25 de agosto, com um máximo no dia 17. Apresenta lentos meteoros visíveis no início da noite. A área do radiante (ponto do céu de onde parecerão provir os meteoros) eleva-se a nordeste em torno das 19h, cruza a região do meridiano celeste, para os lados do norte, por volta das 22h; pode ser observada até a 1h, quando se encontra a noroeste. Em poucas aparições dessa chuva, a taxa horária atingiu 20 meteoros mas, normalmente, são relatadas taxas menos otimistas em torno dos 5 meteoros por hora, de fraco brilho, de coloração branco-azulada, com eventuais fireballs bastante lentos.

 

d) Iota-Aquárida Boreal: apresenta meteoros de fraco brilho aparente, como quase todos os do complexo de radiantes de Aquarius, ativo no período de julho a agosto. Junto à data de máxima ocorrência (19 de agosto), a taxa horária é de cerca de 10 meteoros, mas alguns observadores são menos otimistas e relatam taxas próximas dos 3 meteoros. O período de observação dos meteoros estende-se desde 11 de agosto até 20 de setembro. Em meados de agosto, o radiante é visto desde o início da noite (a leste) até o amanhecer (a oeste); por volta das 23h 30min encontra-se na região mais alta do céu.

 

 e) Alpha-Aurígida Boreal: chuva que se manifesta no período de 10 de agosto a 1 de outubro, com máxima ocorrência de meteoros em 28 de agosto. Os observadores relatam o surgimento de meteoros lentos e brilhantes e, ocasionalmente, fireballs. No final de agosto e início de setembro, o radiante é visto a partir das 3h e pode ser observado até o amanhecer. Descritos como meteoros lentos pelos habitantes do hemisfério norte onde o radiante é circumpolar, acreditamos que, nessas latitudes, eles sejam vistos mais no começo da noite. No Brasil, o radiante surge apenas na madrugada. No sul do país eleva-se pouco em relação ao horizonte norte dificultando as observações.

 

resumo extraído de  "Chuvas de Meteoros - Guia Prático de Observação"

de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim

 

Fonte: Observatório Céu Austral

Destaques do mês de Agosto

Destaques do mês de Agosto


 

 

1 a 10 de agosto:

 

Observe o planeta Júpiter junto ao aglomerado estelar aberto das Híades, situado na constelação de Taurus (o Touro), e À estrela Aldebaran (Alpha Tauri), a partir das 2h, a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.

 

5 a 25 de agosto:

 

Observe as belas configurações proporcionadas pelos planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vistas ao anoitecer, à meia-altura, a oeste (O). Ao longo deste período, note que o planeta Marte passará, aparentemente, entre Spica e Saturno. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

9 a 18 de agosto:

 

Mercúrio encontra-se em boas posições para a observação, junto ao horizonte és-nordeste (ENE), no final da madrugada. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

 

 

 

4 de agosto - sábado:

 

Máxima atividade do radiante austral da chuva de meteoros  Iota-Aquarídea ou Iota-Aquárida.

 

8 de agosto - sábado:

 

Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros  Delta-Aquarídea ou Delta-Aquárida.

 

10 de agosto - sexta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir da 1h 50min, a és-nordeste (ENE). Observe o aglomerado um pouco abaixo da Lua. Veja a olho nu ou por binóculo.

 

11 de agosto - sábado:

 

Observe a Lua entre os aglomerados abertos da Híades e das Plêiades (M 45), ambos situados na constelação de Taurus (o Touro), a partir das 2h 25min, a és-nordeste (ENE). O brilhante planeta Júpiter está um pouco mais próximo ao horizonte, abaixo da Lua. Júpiter, a Lua e a estrela Aldebaran (Alpha Tauri) formam, nesta madrugada, um elo triângulo. Veja a olho nu ou por binóculo.

 

12 de agosto - domingo:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, situado um pouco acima da Lua, vista a és-nordeste (ENE) a partir das 2h 45min. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

12 de agosto - domingo:

 

Máxima atividade do radiante da chuva de meteoros  Persêida. Em 2012 as maiores taxas de meteoros devem ocorrer entre as 4h e as 16h 30min do dia 12 de agosto.

 

13 de agosto - segunda-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, situado um pouco abaixo da Lua, vista a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

14 de agosto - terça-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, situado um pouco acima da Lua, vista a partir das 4h 15min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

14 de agosto - terça-feira:

 

Bela configuração entre a estrela Spica (Alpha Virginis) e os planetas Marte e Saturno, vista ao anoitecer, à meia-altura, a oeste (O). Os três astros estão alinhados no céu, com Spica à esquerda, Marte ao centro e Saturno À direita. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

15 de agosto - quarta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, situado um pouco abaixo da Lua, vista a partir das 5h 15min és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

15 de agosto - quarta-feira:

 

Elongação máxima oeste do planeta Vênus (vista de madrugada) a és-nordeste (ENE). Neste dia, Vênus está a 45º 48' a oeste do Sol. Excelente época para vermos a "Estrela D'Alva". Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.

 

16 de agosto - quinta-feira:

 

Elongação máxima oeste do planeta Mercúrio (vista de madrugada) a és-nordeste (ENE). Neste dia, Mercúrio está a 18º 42' a oeste do Sol. Excelente época para vermos o "Mensageiro dos Deuses". Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.

 

16 de agosto - quinta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, situado à esquerda da Lua, vista a partir das 5h 15min és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

17 de agosto - sexta-feira:

 

Máxima atividade do radiante da chuva de meteoros  Kappa-Cygnídea.

 

18 de agosto - sábado:

 

Bela configuração entre o planeta Mercúrio e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista pouco antes do nascer do Sol a és-nordeste (ENE). Observe por binóculo ou por telescópio.

 

19 de agosto - domingo:

 

Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros  Iota-Aquarídea ou Iota-Aquárida.

 

21 de agosto - terça-feira:

 

Bela configuração entre a Lua, os planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). Spica, a brilhante estrela situada ao lado da Lua, forma com os dois planetas um belo triângulo, com Marte ocupando o vértice superior. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

22 de agosto - quarta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua, os planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). A Lua encontra-se acima dos três astros que formam um belo triângulo, com Marte ocupando o vértice superior e Saturno o vértice inferior à direita. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

24 de agosto - sexta-feira:

 

Oposição do planeta Netuno (em relação ao Sol). Neste dia, Netuno nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece visível a noite inteira. Excelente época para tentarmos ver o mais distante dos planetas. Observe por telescópio.

 

24 de agosto - sexta-feira:

 

Veja a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius ( o Escorpião), no início da noite, no alto do céu. Note a brilhante estrela Antares (Alpha Scorpii) ao sul da Lua. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

28 de agosto - terça-feira:

 

Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros  Alpha-Aurigídea ou Alpha-Aurígida.

Visibilidade dos planetas em Agosto de 2012


MERCÚRIO

visibilidade - reaparece no início do mês, a és-nordeste (ENE), pouco antes do nascer do Sol, mergulhado nos clarões da aurora; em meados de agosto é observado próximo ao horizonte e por pouco tempo, antes do nascer do Sol; a partir do dia 28 torna-se um astro de difícil observação por sua aparente proximidade ao Sol.
movimentação - em Cancer (o Caranguejo) até o dia 26; em Leo (o Leão) até o final do mês.
brilho - apresenta um acentuado aumento, com sua magnitude aparente variando de m = + 2,0 (dia 8) a m = - 1,0 (dia 25).
condições de observação – ruins no começo e em meados do mês.
coloração - branca.

VÊNUS

visibilidade – visto a partir das 3h 50min a és-nordeste (ENE).
movimentação - em Taurus (o Touro) até o dia 5; em Orion (o Gigante Caçador) até o dia 14; em Gemini (os Gêmeos) até o final do mês.
brilho - apresenta uma pequena diminuição, com sua magnitude aparente variando de m = - 4,6 (dia 1) a m = - 4,3 (dia 31).
condições de observação - excelentes, ao longo de todo o período.
coloração - levemente azulada.

MARTE

visibilidade – visto ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), alto no céu a  no início do mês e à meia-altura em meados de agosto; no final do período é visto à meia-altura a oeste (O).
movimentação - em Virgo (a Virgem).
brilho - apresenta-se praticamente estável, com sua magnitude aparente variando de m = + 1,1 (dia 1) a m = + 1,2 (dia 31).
condições de observação - excelentes, ao longo de todo o mês.
coloração - avermelhada.

JÚPITER

visibilidade - observado a és-nordeste (ENE). No início do mês é visto a partir das 3h; em meados de agosto é observado a partir das 2h 10min e no final do período é visto a partir da 1h 20min.
movimentação - em Taurus (o Touro).
brilho – apresenta um pequeno aumento, com sua magnitude aparente variando de m = - 2,2 (dia 1) a m = - 2,3 (dia 31).
condições de observação - excelentes ao longo de todo o período.
coloração - branca.

SATURNO

visibilidade - no início do mês é visto ao anoitecer, alto no céu a noroeste (NO); em meados de agosto é observado ao anoitecer, à meia-altura a oés-noroeste (ONO); no final do período é visto ao anoitecer, à meia-altura a oeste (O).
movimentação - em Virgo (a Virgem).
brilho – estável, com magnitude aparente m = + 0,8.
condições de observação - excelentes, ao longo de todo o período.
coloração - amarelada.

URANO

atenção - astro observável, preferencialmente, por meio de instrumentos ópticos, com diâmetros superiores a 50mm.
visibilidade - visto a leste (E), a partir das 22h 10min no início do mês, das 21h 15min em meados de agosto é das 20h 20min no final do período.
movimentação - em Pisces (os Peixes) até o dia 3; em Cetus (a Baleia) até o final do mês.
brilho - estável, com magnitude aparente m = + 5,8.
condições de observação - excelentes, ao longo de todo o mês.
coloração - levemente esverdeada.


NETUNO

atenção - astro visto por meio de instrumentos ópticos. Recomenda-se, para uma melhor observação, que o diâmetro do telescópio seja superior a 110mm.
visibilidade - observado a leste (E), a partir das 19h 30min no início do mês, das 18h 30min em meados de agosto e ao anoitecer, próximo ao horizonte, no final do período.
movimentação - em Aquarius (o Aquário), nas proximidades de Iota Aquarii (m = + 4,4)
brilho - estável, com magnitude aparente m = + 7,8.
condições de observação - excelentes ao longo de todo o mês.
coloração - levemente azulada.




Fonte: Observatório Céu Austral




Principais Constelações do mês de Agosto - Roteiro de Observação


Clique na imagem abaixo para ampliá-la:
mapa com as principais constelações visíveis neste mês

Principais constelações de Agosto
roteiro de observação

Acima do horizonte sudoeste, à meia altura, está Crux (o Cruzeiro do Sul - Cru), a constelação mais conhecida entre os brasileiros. Ao sul de Crux estão Musca (a Mosca - Mus), Apus (a Ave do Paraíso - Aps) e Octans (o Oitante - Oct), onde se encontra a estrela polar do sul. Envolvendo Crux por três lados, menos para o do sul para onde o braço maior da cruz está apontando, encontra-se Centaurus (o Centauro - Cen).
A constelação de Triangulum Australe (o Triângulo Austral - TrA), utilizada para processos noturnos de orientação no campo, encontra-se alta para os lados do sul, junto a Centaurus. De Triangulum Australe em direção ao sudeste estão Pavo (o Pavão - Pav) e Tucana (o Tucano - Tuc).
A oeste, parcialmente visível, está Hydra (a Hidra Fêmea - Hya). Junto a ela vemos o inconfundível trapézio de Corvus (o Corvo - Crv). Ainda a oeste, destaca-se a grande constelação de Virgo (a Virgem - Vir). Mais para o alto do céu estão Libra (a Balança - Lib), Serpens (a Serpente - Ser) e Ophiuchus (o Serpentário - Oph).
No alto do céu encontramos Scorpius (o Escorpião - Sco), associada às noites do inverno. Junto à cauda de Scorpius situa-se Sagittarius (o Sagitário - Sgr). Na direção dessa constelação é que está o centro de nossa galáxia. Entre Scorpius e Centaurus localiza-se Lupus (o Lobo - Lup). Norma (o Esquadro - Nor) e Ara (o Altar - Ara) estão entre Scorpius e Triangulum Australe.
Ao noroeste observamos a constelação de Boötes (o Boieiro - Boö). A leste de Boötes está Corona Borealis (a Coroa Boreal - CrB). Para os lados do norte vemos Hercules (o herói Hércules - Her) e a constelação de Lyra (a Lira - Lyr). Ao norte de Lyra são avistadas algumas estrelas de Draco (o Dragão - Dra), que se eleva pouco em relação ao horizonte por se tratar de uma constelação boreal.
Dominando o quadrante nordeste, à meia altura, encontra-se Cygnus (o Cisne - Cyg), que se situa em plena faixa da Via Lactea. Ao sul de Lyra e Cygnus estão Aquila (a Águia - Aql), Sagitta (a Flecha - Sge) e Delphinus (o Golfinho -Del). Entre Aquila e Cygnus situa-se a pequena constelação de Vulpecula (a Raposinha - Vul).
Capricornus (o Capricórnio - Cap) encontra-se à meia altura, para os lados do leste. Ao sul de Capricornus vemos o característico desenho de um número 1: é a parte principal da constelação de Grus (a Grou - Gru). A leste de Grus, em direção ao horizonte, avistamos a constelação de Piscis Austrinus (o Peixe Austral - PsA).
Junto ao horizonte sudeste notamos a constelação de Phœnix (a Fênix - Phe), além das primeiras estrelas de Eridanus (o rio Eridano - Eri). A leste vemos a constelação de Aquarius (o Aquário - Aqr), formada por estrelas de fraco brilho. Surgindo a és-nordeste está parte da constelação de Pegasus (o Cavalo Alado - Peg), constelação símbolo da primavera.

resumo extraído de  "Estrelas e Constelações - Guia Prático de Observação"
de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim



OBSERVAÇÕES:
marcador
O mapa assinala o aspecto do céu visto ao longo deste mês, nos seguintes horários: início do mês às 21h 20min; meio do mês às 20h 40min; final do mês às 20h 00min. Junto ao círculo que delimita o mapa (e que representa o horizonte do observador) estão as direções dos quatro pontos cardeais e dos quatro colaterais, que devem estar orientados para os seus correspondentes na natureza; o centro do círculo é o Zênite, ponto do céu diretamente acima da cabeça do observador.
marcador
Os instantes fornecidos são para o fuso horário de Brasília.


Fonte: Observatório Céu Austral

Astronomia.com - Newsletter 2 agosto 2012

 
Caro appassionato/a,
come ogni settimana astronomia.com Ti informa sulle ultime pubblicazioni:

Quando la Scienza è vera Scienza (2 agosto) - di Vincenzo Zappalà
Questo articolo vuole essere solo un'indicazione per tutti coloro che amano la scienza vera, pulita, indipendente...
Articolo completo:
http://www.astronomia.com/2012/08/02/quando-la-scienza-e-vera-scienza/

Razzi stellari (1 agosto) - di Vincenzo Zappalà
Una splendida immagine di Hubble mi permette di richiamare brevemente una classe di oggetti tra i più eleganti...
Articolo completo:
http://www.astronomia.com/2012/08/01/razzi-stellari/

Il Riscaldamento continua a diminuire (31 luglio) - di Vincenzo Zappalà
Un gruppo di lavoro formato da parecchi scienziati americani ha svolto un'analisi di cinque anni per valutare...
News completa:
http://www.astronomia.com/2012/07/31/il-riscaldamento-continua-a-diminuire/

Il cielo nel mese di Agosto 2012 (30 luglio) - di Stefano Simoni
Come ogni anno, con il mese di Agosto arrivano le Lacrime di San Lorenzo! Costellazioni osservabili, effemeridi ...
Articolo completo:
http://www.astronomia.com/2012/07/30/il-cielo-nel-mese-di-agosto-2012/

Come ruota la Luna? (30 agosto) - di Vincenzo Zappalà
Sembra una domanda stupida e forse tutti voi siete capaci di dare una risposta. Tuttavia, le modalità di rotazione...
Articolo completo:
http://www.astronomia.com/2012/07/30/come-ruota-la-luna/

L'ordine del disordine (27 luglio) - di Vincenzo Zappalà
Le nanotecnologie continuano a sorprenderci. Ricercatori che cercavano di inserire particelle microscopiche in...
News completa:
http://www.astronomia.com/2012/07/27/lordine-del-disordine/

*************************************************************

L'infitito Teatro del Cosmo, il libro di Astronomia.com!

*************************************************************

Appuntamento alla prossima settimana!
Lo staff di Astronomia.com

 

Lucimary Vargas
Presidente
Observatório Astronômico Monoceros
Planetário Além Paraíba
Estação Meteorológica 083/MG-5ºDISME-INMET
AHAP/CEPESLE
Além Paraíba-MG-Brasil
Sites e Blogs principais:
http://www.monoceros.xpg.com.br
http://astronomicando.blogspot.com
http://arqueoastronomy.blogspot.com
http://cepesle-news.blogspot.com
http://www.arquivohistorico-mg.com.br
http://www.arquivohistorico-mg.org.br
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...