sexta-feira, 3 de abril de 2015

Manhã de sábado tem terceira 'Lua de sangue' em menos de um ano

Eclipse lunar, que dá coloração vermelha à Lua, não deve ser visto no país. 
Próximo eclipse lunar total será em setembro, completando 'tétrade'.

'Lua de sangue' é vista de Gosford, no norte de Sidney, na Austrália, em outubro (Foto: Jason Reed/Reuters)


Na manhã deste sábado (4), quem estiver no oeste dos Estados Unidos, em parte da Oceania ou da Ásia Oriental poderá contemplar o terceiro eclipse lunar total em menos de um ano.

O fenômeno começa às 7h16 (horário de Brasília) de sábado, segundo a Nasa. Às 8h58, a Lua estará completamente encoberta pela sombra da Terra. Mas será um espetáculo rápido: nos locais em que será possível observá-lo, o eclipse total deve durar apenas 4 minutos e 43 segundos.
Será neste momento que a Lua ficará com a cor avermelhada, efeito que rende ao eclipse o apelido de "Lua de sangue". A cor característica tem origem na passagem dos raios solares pela atmosfera da Terra, dispersando a luz vermelha e laranja.
Segundo o astrônomo Gustavo Amaral Lanfranchi, coordenador do curso de Astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, a peculiaridade do fenômeno se deve ao fato de ele fazer parte de uma tétrade: são quatro eclipses lunares totais seguidos. O primeiro ocorreu em abril do ano passado, o segundo em outubro, o terceiro deve ocorrer neste sábado e o quarto em 28 de setembro.
"Isso é uma coisa bem rara de acontecer. O último aconteceu entre 2003 e 2004 e o próximo está previsto para 2032 e 2033", diz.
Avião comercial passa em frente à 'lua de sangue' durante eclipse lunar visto das proximidades do Aeroporto Nacional Reagan em Washington, nos EUA (Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)Avião comercial passa em frente à 'lua de sangue' durante eclipse lunar visto das proximidades do Aeroporto Nacional Reagan em Washington, nos EUA, em outubro (Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)
Eclipse lunar é visto em Brasília (Foto:  Ueslei Marcelino/ Reuters)Eclipse lunar é visto em Brasília em abril de 2014(Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters)
www.g1.globo.com












LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...