quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Fotos mostram encontros bem-sucedidos com cometas

Enquanto sonda Rosetta se aproxima do Churyumov-Gerasimenko, veja imagens de outras naves que conseguiram ver cometas de perto.

BBC
O cometa Halley talvez tenha o formato mais conhecido. A foto acima foi feita no Peru em 1910, usando uma exposição de 30 minutos. Devido ao percurso regular feito pelo corpo celeste perto do Sistema Solar (a cerca de cada 75 a 76 anos), o Halley é observado há séculos. Sua próxima aparição será em 2061 (Foto: Observatório de Harvard/SPL/BBC)O cometa Halley talvez tenha o formato mais conhecido. A foto acima foi feita no Peru em 1910, usando uma exposição de 30 minutos. Devido ao percurso regular feito pelo corpo celeste perto do Sistema Solar (a cerca de cada 75 a 76 anos), o Halley é observado há séculos. Sua próxima aparição será em 2061 (Foto: Observatório de Harvard/SPL/BBC)





A sonda europeia Rosetta entrou nesta semana na órbita de um cometa, depois de ter passado quase uma década no seu encalço.
A nave se aproximou do 67P/ Churyumov-Gerasimenko para investigar a estrutura e composição do astro - e buscar novas pistas sobre a origem da vida.
Em março de 1986, a espaçonave europeia Giotto passou a 600 quilômetros do famoso cometa 1P/Halley. Esta imagem foi feita pela câmera da Giotto, que ficou muito danificada depois de a espaçonave passar tão perto do famoso cometa (Foto: ESA/MPAE Lindau/BBC)
As imagens acima mostram encontros bem-sucedidos com outros cometas.
A pesquisa destes corpos celestes é importante devido ao fato de uma das teorias sobre o início da vida na Terra postular que os primeiros ingredientes da chamada "sopa orgânica" vieram de um cometa.

Em Julho de 2005, a missão Deep Impact conseguiu se chocar com o cometa 9P/Tempel, para descobrir mais sobre a composição do corpo celeste. Esta foto espetacular, feita 67 segundos depois do impacto pela nave da Deep Impact que passou próxima do cometa, mostra a luz resultante da colisão e também detalhes da superfície do cometa, iluminada pelo Sol (Foto: Nasa/JPL-Caltech/UMD/BBC)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...