segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Noite será de chuva - de meteoros!



Pois é, teremos mais dias chuvosos e pelo país todo não há outra previsão. Mesmo onde o tempo está bom, a previsão é de chuva… Sim, nos poucos lugares onde há previsão de tempo bom para os próximos dias pode esperar que vai chover. Meteoros!

Neste último final de semana, a Terra entrou no rastro de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle o que fez com ela interceptasse pedaços deixados para trás. O cometa em si está além da órbita de Urano, mas no decorrer de sua própria órbita, pedaços do núcleo e poeira marcam por onde ele passou. Toda a vez que a Terra atravessa um rastro destes temos um aumento no número de meteoros que entram em nossa atmosfera. Esses meteoros na grande maioria dos casos queimam na alta atmosfera e não chegam a atingir a superfície. Quando eles queimam no céu deixam um rastro colorido e são chamados de “estrelas cadentes”. Neste caso teremos um “chuveiro” na direção da constelação de Perseu, por isso esta chuva é chamada de Perseidas. Está sendo esperada uma taxa de um ou dois meteoros por minuto! Isso, claro, em locais bem escuros, onde fica fácil de se observar os mais fraquinhos. O horário é que não ajuda muito: às 2 h da manhã desta noite olhe para o nordeste para encontrar Perseu nascendo. A partir deste horário o número de meteoros riscando o céu deve aumentar perceptivelmente. A maioria atinge a alta atmosfera a mais de 210 mil quilômetros por hora, mas são esperados vários meteoros brilhantes e “lentos”, as chamadas bolas de fogo, ou bólidos. Ainda que não se consiga observar um ou dois por minuto, ver apenas um destes bólidos faz com que a noite valha a pena.





O melhor momento para se observar esta chuva deve ser às 2 h das manhã da noite desta terça, 12 de agosto, quando a Lua se põe e o céu fica bem escuro. A dica para aproveitar esta chuva é: procure um lugar escuro e aberto. Um instrumento imprescindível para este tipo de observação é uma cadeira de praia, ou mesmo uma esteira para deitar no chão. Você não vai conseguir ficar mais do que 10 minutos olhando para cima. Experiência própria, vai por mim!

Este post foi publicado em Observatório, Segunda-feira, (11/08/2008), às 09h34.
Cássio Leandro Dal Ri Barbosa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...