quinta-feira, 19 de julho de 2012

Telescópio europeu capta céu de estrelas a 3 km de altitude nos EUA

Cena foi divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).
Equipamento no Arizona ajudou a produzir imagem do centro de galáxia.

Do G1, em São Paulo

Telescópio ESO (Foto: David Harvey/University of Arizona/ESO) 
O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou uma imagem do Telescópio Submilimétrico que funciona no Monte Graham, no Arizona, EUA, a 3.100 metros de altitude. O equipamento ajudou na captura da imagem mais precisa até agora do centro de uma galáxia, divulgada na quarta-feira (18). Além dele, participaram da descoberta um telescópio do ESO no Chile e outro no Havaí (Foto: David Harvey/University of Arizona/ESO)

Astronauta a bordo da ISS capta imagem de aurora austral

Luzes do Sul' foram flagradas a mais de 380 km do nosso planeta.
Fenômeno ocorre por contato de ventos solares com magnetismo da Terra.

Do G1, com informações da AP

Aurora austral (Foto: Joe Acaba/Nasa/AP) 
 
O engenheiro de voo e astronauta da Nasa Joe Acaba, que está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), fez uma imagem da aurora austral, ou 'luzes do Sul', a mais de 380 km da Terra. A foto foi tirada no domingo (15) e divulgada nesta quinta-feira (19). Assim como a aurora boreal, no Hemisfério Norte, o fenômeno ocorre pelo contato de ventos solares com o campo magnético da Terra (Foto: Joe Acaba/Nasa/AP)
.

Telescópio da Nasa detecta planeta alienígena a 33 anos-luz da Terra

Agência espacial americana divulgou ilustração do candidato a exoplaneta.
Cientistas buscam corpo celeste com condições de habitabilidade.

Do G1, em São Paulo

Um planeta alienígena, que tem apenas dois terços do tamanho da Terra e é considerado um dos menores já registrados pelos cientistas, foi detectado pelo telescópio espacial Spitzer, da agência espacial americana (Nasa). Uma ilustração dele foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela instituição dos Estados Unidos.

Conhecido como UCF-1.01, o candidato a exoplaneta orbita uma estrela chamada GJ 436, localizada a 33 anos-luz de distância. A identificação de planetas próximos ao Sol, e pequenos, auxiliam nas pesquisas para encontrar, um dia, um exoplaneta parecido com a Terra e que seja habitável aos seres humanos.

Atualmente, são conhecidos mais de 700 exoplanetas. A contagem começou em 1995, quando o primeiro planeta a girar ao redor de uma estrela diferente do Sol foi desvendado.

Exoplaneta (Foto: Nasa/Reuters)Ilustração do candidato a exoplaneta UCF-1.01, encontrado pelo telescópio Spitzer, da Nasa. (Foto: Nasa/Reuters)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...