sábado, 5 de abril de 2008

Visibilidade dos Planetas em Abril

MERCÚRIO

visibilidade - neste mês é um astro de difícil observação por sua aparente proximidade ao Sol. No final do mês reaparece ao anoitecer.
movimentação - em Pisces (os Peixes) até o dia 5 quando ingressa em Cetus (a Baleia) para uma rápida passagem até o dia 8, quando retorna a Pisces. No dia 17 adentra em Aries (o Carneiro) onde permanece até o dia 30 quando ingressa em Taurus (o Touro).
brilho - m = - 0,6 (dia 1), m = - 1,6 (dia 15) e m = - 1,0 (dia 30).
condições de observação - ruins durante todo o período.
coloração - branca.


VÊNUS

visibilidade - observado pouco antes do amanhecer junto ao horizonte leste. No final do período torna-se um astro de difícil observação por sua aparente proximidade ao Sol.
movimentação - em Aquarius (o Aquário ) até o dia 2 quando ingressa em Pisces (os Peixes), permanecendo nesta constelação até o dia 12, quando penetra em Cetus (a Baleia) para uma rápida passagem até o dia 15, quando retorna a Pisces.
brilho - intenso brilho com m = - 3,8 (dia 1) e m = - 3,9 (dia 30).
condições de observação - não são boas durante todo o período.
coloração - levemente azulada.



MARTE

visibilidade - observado ao anoitecer, à meia altura a nor-noroeste (NNO).
movimentação - em Gemini (os Gêmeos).
brilho - decresce com o decorrer do período: m = + 0,8 (dia 1), m = + 1,0 (dia 15) e m = + 1,2 (dia 30).
condições de observação - boas, durante todo o período.
coloração - avermelhada.




JÚPITER

visibilidade - observado a partir da 0h 30min no início do mês, das 23h 30min em meados de abril e das 22h 40min no final do período, a leste (E).
movimentação - em Sagittarius (o Sagitário).
brilho - discreto aumento no decorrer do mês: m = - 2,2 (dia 1) e m = - 2,4 (dia 30).
condições de observação - excelentes, durante todo o período.
coloração - branca.




SATURNO

visibilidade - observado no início da noite, à meia-altura a nordeste (NE) no início do mês e a nor-nordeste (NNE) no final do período.
movimentação - em Leo (o Leão), junto à estrela Regulus (Alpha Leonis).
brilho - praticamente estável ao longo do mês: m = + 0,4 (dia 1) e m = + 0,5 (dia 30).
condições de observação - excelentes, durante todo o período.
coloração - amarelada.




URANO

atenção - astro observável, preferencialmente, por meio de instrumentos ópticos, com diâmetros superiores a 50mm.
visibilidade - observado a partir das 5h no início do mês, das 4h 15min em meados de abril e das 3h 15min no final do período, a leste (E).
movimentação - em Aquarius (o Aquário), nas proximidades de Phi Aquarii (m = + 4,4).
brilho - estável ao longo do mês: m = + 5,9.
condições de observação - excelentes, durante todo o período.
coloração - levemente esverdeada.




NETUNO

atenção - astro visto por meio de instrumentos ópticos. Recomenda-se, para uma melhor observação, que o diâmetro do telescópio seja superior a 110mm.
visibilidade - observado a partir das 3h 10min no início do mês, das 2h 10min em meados de abril e das 2h 10min no final do período, a és-sudeste (ESE).
movimentação - em Capricornus (o Capricórnio), nas proximidades de Deneb Algedi (Delta Capricorni - m = + 3,0).
brilho - estável ao longo do mês: m = + 7,9.
condições de observação - excelentes, durante todo o período.
coloração - levemente azulada.



FONTE: Observatório Céu Austral

Destaques do Mês de Abril de 2008

02 de abril - quarta-feira:
Ocultação do planeta Netuno pela Lua, vista a partir das 3h, com a Lua ainda próxima ao horizonte és-sudeste (ESE). Acompanhe o fenômeno até o amanhecer. Observe por telescópio.

04 de abril - sexta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Urano, vista a leste (E) a partir das 4h 45min. Observe por telescópio.

8 de abril – terça-feira:
Bela configuração entre a Lua no início do crescente e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista ao anoitecer a noroeste (NO). Observe a olho nu ou por binóculo.

10 de abril - quinta-feira:
Bela configuração entre a Lua e a estrela Elnath (Beta Tauri), vista ao anoitecer a nor-noroeste (NNO). Observe a olho nu ou por binóculo.

10 de abril – quinta-feira:
Quadratura oeste do planeta Júpiter. Nesta data, o planeta encontra-se a 90 graus a oeste do Sol. No momento em que o sol estiver nascendo, Júpiter está praticamente na direção norte-sul. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

11 e 12 de abril - sexta-feira e sábado:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Marte, vista ao anoitecer para os lados do norte (N). Observe a olho nu ou por binóculo.

12 de abril – sábado:
Observe a Lua junto às estrelas Pollux e Castor (Beta e Alpha Geminorum, respectivamente), situadas um pouco ao norte da Lua, vista ao anoitecer ao norte (N). Observe a olho nu ou por binóculo.

13 de abril – domingo:
Conjunção da Lua e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista ao anoitecer a nor-nordeste (NNE). Observe por binóculo ou telescópio.

14 de abril - segunda-feira:
Bela configuração entre a Lua, a estrela Regulus (Alpha Leonis) e o planeta Saturno (a leste de Regulus), vista ao anoitecer a nordeste (NE). Observe a olho nu ou por binóculo.

15 de abril - terça-feira:
Bela configuração entre a estrela Regulus (Alpha Leonis), o planeta Saturno (a leste de Regulus) e a Lua (a leste de Saturno), vista ao anoitecer a nordeste (NE). Observe a olho nu ou por binóculo.

16 de abril – quarta-feira:
Conjunção superior do planeta Mercúrio (com o Sol). Neste dia os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.

19 de abril - sábado:
Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculo.

22 de abril - terça-feira:
Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), a partir das 19h 40min a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.

23 de abril - quarta-feira:
Observe a Lua um pouco a leste da estrela Antares (Alpha Scorpii), a partir das 20h 15min a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.

26 de abril – sábado:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a partir das 22h 50min a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.



FONTE: Observatório Céu Austral

Céu do Mês de Abril de 2008


Principais Constelações de Abril
Roteiro de observação

O céu, este mês, mostra-se característico da estação do outono. Orion, o gigante caçador Órion (Ori), constelação símbolo do verão e onde situam-se as Três Marias, encontra-se à meia-altura para os lados do oeste (O). Ao sul de Orion estão Lepus, a Lebre (Lep) e Columba, a Pomba (Col).
A noroeste (NO), à meia altura, destacam-se Gemini, os gêmeos (Gem) e Cancer, o Caranguejo (Cnc). À meia-altura, para os lados do norte (N) situa-se Leo, o Leão (Leo), constelação símbolo da estação do outono. Ao norte de Leo avistamos Linx, o Lince (Lyn), formada por estrelas de fraco brilho, Leo Minor, o Leão Menor (LMi) e Ursa Major, a Ursa Maior (UMa). Elevando-se a nordeste (NE), parcialmente visível, está a constelação de Boötes, o Boieiro (Boö). Pouco acima do horizonte nor-nordeste (NNE), notamos a pequenina constelação de Canes Venatici, os Cães de Caça (CVn).
De Orion em direção ao sudeste (SE), avistamos Canis Major (CMa), o Cão Maior, um dos cães de caça de Orion . A leste de Orion estão Monoceros, o Unicórnio (Mon), e Canis Minor (CMi), o Cão Menor, o outro cão de caça do gigante caçador. Na região mais alta do céu vemos a constelação de Hydra, a Hidra Fêmea (Hya). Junto à Hydra estão Sextans (Sex), o Sextante, e o inconfundível trapézio de Corvus (Crv), o Corvo.
Em direção ao sudoeste (SO) vemos as constelações de Carina, a Quilha do Navio (Car), Puppis, a Popa do navio (Pup), e Vela, as Velas da embarcação (Vel). Volans, o Peixe Voador (Vol), Dorado, o Dourado (Dor), e Reticulum, o Retículo (Ret), estão ao sul e sudoeste de Carina e são formadas por estrelas de fraco brilho aparente.
A sudeste (SE) encontram-se Musca, a Mosca (Mus), Crux, o Cruzeiro do Sul (Cru) e constelação de Centaurus (Cen), o Centauro. Mais para os lados do sul (S) estão Chamæleon (Cha), o Camaleão, Apus (Aps), a Ave do Paraíso e Octans (Oct), o Oitante, onde encontra-se a estrela polar do sul e Hydrus, a Hidra Macho (Hyi). Próximas ao horizonte sul-sudeste (SSE) vemos Triangulum Australe (o Triângulo Austral (TrA), constelação muito utilizada para processos noturnos de orientação no campo, e Ara, o Altar (Ara).
Acima do horizonte leste (E) encontram-se as constelações de Virgo, a Virgem (Vir) Virgem) e de Libra, a Balança (Lib). A sudeste (SE), parcialmente acima do horizonte, encontra-se Scorpius, o Escorpião (Sco), associada às noites do inverno. Entre Scorpius e Centaurus localizam-se as constelações de Lupus, o Lobo (Lup) e Norma, o Esquadro (Nor).

resumo extraído de "Estrelas e Constelações - Guia Prático de Observação"
de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim

OBSERVAÇÕES:
O mapa assinala o aspecto do céu visto ao longo deste mês, nos seguintes horários: início do mês às 21h 20min; meio do mês às 20h 40min; final do mês às 20h 00min. Junto ao círculo que delimita o mapa (e que representa o horizonte do observador) estão as direções dos quatro pontos cardeais e dos quatro colaterais, que devem estar orientados para os seus correspondentes na natureza; o centro do círculo é o Zênite, ponto do céu diretamente acima da cabeça do observador.
Os instantes fornecidos são para o fuso horário de Brasília.

Mapa com as principais constelações visíveis durante o mês de abril:
Clique no Mapa para Ampliá-lo
Dia 15 de Abril - 20h40m
FONTE: Observatório Céu Austral

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...