quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Spazio: Lanciato il satellite Edusat

Lanciato (a 17) con successo EduSat, satellite didattico realizzato da studenti e docenti del gruppo GAUSS dell'Universita' La Sapienza di Roma e finanziato dall'Asi. Alle 9.20, ora italiana, il lanciatore Dniepr ha lasciato la base russa di Yasni portando EduSat a quota 700 km, dove sara' operativo per almeno un anno. Obiettivo: testare le tecnologie sviluppate dai ragazzi delle scuole superiori e universitari con filosofia low cost e realizzare in orbita alcuni esperimenti scientifici..

www.ansa.it

Análise de rocha mostra que Lua seria 200 milhões de anos mais nova

Lua seria 200 milhões de anos mais nova do que se pensava (Foto: Divulgação)

Do G1 em São Paulo - Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (17) pela revista Nature traz dados que questionam a teoria mais aceita pelos astrônomos quanto à idade e à origem da Lua. Os novos resultados foram obtidos a partir da análise de uma rocha coletada pela missão Apollo 16, em 1972.
Hoje, os cientistas consideram que a Lua nasceu depois de um impacto gigante entre um objeto semelhante a um planeta e a Terra, ainda em suas origens. Nessa colisão, material derretido teria sido jogado no espaço em grande quantidade. O resfriamento teria solidificado esse magma em diferentes componentes minerais, formando a Lua.
De acordo com essa teoria, a Lua teria idade semelhante à do Sistema Solar, que é de 4,568 bilhões de anos. No entanto, a pesquisa internacional, conduzida por especialistas de quatro instituições, usou técnicas recém-desenvolvidas, analisou isótopos de chumbo e neodímio, e concluiu que a rocha lunar tem cerca de 4,36 bilhões de anos – uma diferença de 200 milhões de anos.
“A idade extraordinariamente jovem dessa amostra lunar significa ou que a Lua se solidificou significativamente depois do que estimávamos, ou que precisamos mudar toda a nossa compreensão da história geoquímica da Lua”, afirmou Richard Carlson, do Instituto Carnegie de Ciência, dos EUA, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...