quarta-feira, 31 de março de 2010

Cientistas brasileiros acompanham em SP colisão de prótons do LHC

Parte dos dados gerados pela experiência será processada no Brasil.   Pesquisadores querem confirmação das leis mais avançadas da física.

Iberê Thenório - Do G1, em São Paulo 

O choque violento de milhões de prótons que está ocorrendo no acelerador gigante de partículas LHC, na Europa, está sendo vigiado cuidadosamente por duas salas de controle no Brasil, instaladas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os cientistas nacionais integram um grupo de 35 laboratórios que acompanha os experimentos do detector CMS – um dos quatro instalados dentro do acelerador. A máquina mede as propriedades dos estilhaços de prótons que se espalham após as colisões. Com eles, pesquisadores pretendem comprovar na prática as mais avançadas leis da física.


Franciole Marinho (à esquerda) é um dos físicos que observará o funcionamento do LHC a partir da sala de controle da Unesp. À direita, Sérgio Novaes, pesquisador do Instituto de Física Teórica, observa o choque entre prótons dentro de um dos detectores do acelerador de partículas. (Foto: Iberê Thenório/G1)

O G1 visitou nesta segunda-feira a sala de controle instalada nos laboratórios da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na capital do estado, onde os físicos comemoravam o sucesso da primeira colisão de prótons realizada pelo LHC, registrada em oito monitores que mostram detalhes da experiência. A outra sala de controle fica nos laboratórios da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Entre as grandes perguntas que o LHC – considerada a maior experiência científica da história – deverá responder está a comprovação real de uma micropartícula chamada de bóson de Higgs, que explicaria o porquê da existência da massa das matérias.

Participação brasileira


Rede de computadores da Unesp será responsável por analisar parte dos dados gerados pelo LHC. (Foto: Iberê Thenório/G1)

O professor Sérgio Novaes, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp, conta que essa partícula não irá aparecer de repente, mostrada em um dos monitores do seu laboratório. “Depois das colisões, os dados são enviados e analisados pelas instituições participantes”, explica.

É aí que entra a contribuição da Unesp para o experimento. A universidade tem uma rede de computadores que irá processar parte da massa de dados gerada durante as centenas de milhares de colisões de prótons que começaram a ocorrer a cada segundo dentro do LHC.

De acordo com Novaes, nos próximos 18 meses a máquina instalada no subsolo europeu deverá gerar um exabyte de informação. Esse número corresponde a um trilhão de gigabytes. Para armazenar tanta informação seriam necessários cerca de cinco milhões de computadores domésticos.



Imagem gerada pelo detector CMS mostra partículas se espalhando após colisão de prótons. Para conseguir estilhaçá-los, o LHC acelera feixes de prótons no vácuo a uma velocidade próxima à da luz. Como 'pista de corrida' usa-se um túnel subterrâneo de 27 km de diâmetro onde a temperatura é de -271°C. (Foto: CMS/Reprodução)


“Eventos que mostram o bóson de Higgs são muito raros, por isso é necessário gerar muitos dados, repetir muitas vezes o experimento para ter segurança do que está ocorrendo”, esclarece o físico Sérgio Lietti, do Núcleo de Computação Científica da Unesp.

terça-feira, 30 de março de 2010

LHC promove as primeiras colisões de partículas 'de laboratório' da história


Acelerador conseguiu fazer feixes de prótons trombarem a energia recorde.   Megatúnel de 27 km é o maior experimento da física de todos os tempos.

Do G1, com informações de agências internacionais


Cientistas do Cern celebram nesta terça-feira (30) o sucesso da experiência com o LHC, próximo à cidade suíça de Genebra. (Foto: AFP)

Cientistas anunciaram ter conseguido nesta terça-feira (30) às 8h06 (hora de Brasília), pela primeira vez, a colisão de feixes de prótons no acelerador gigante de partículas LHC. “Muitas pessoas esperaram muito tempo por este momento, mas sua paciência e dedicação está começando a render dividendos", comemorou Rolf Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês, a instituição responsável pelo LHC).

O maior experimento científico do mundo consiste em colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado, recriando as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás.

O Grande Colisor de Hádrons (LHC), situado em um túnel subterrâneo circular de 27 quilômetros de extensão sob a fronteiro franco-suíça, começou a circular partículas em novembro passado, depois de ser fechado em setembro de 2008 por causa de superaquecimento.



Um dos detectores do LHC (Foto: Maximilien Brice / Cern 16-06-2008)


A experiência teve sucesso depois de duas tentativas frustradas durante a madrugada. De acordo com os pesquisadores, ela abre portas para uma nova fase da física moderna, ajudando a responder muitas perguntas sobre a origem do universo e da matéria.

As colisões múltiplas a uma energia recorde (7 TeV, ou 7 trilhões de eletronvolts) criam "Big Bangs em miniatura", produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando.

Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz (cerca de 300 mil km por segundo), ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km.



Equipe de cientistas envolvidos nas experiências do Grande Colisor de Hádrons (Foto: Maximilien Brice / Cern 16-12-2009)


*Com informações da France Presse e da Agencia EFE

segunda-feira, 29 de março de 2010

Foto inédita de Mimas, uma das luas de Saturno, lembra Pac-Man


Referências pop - Imagens de uma das luas de Saturno lembram a Estrela da Morte de Guerra nas Estrelas e o game clássico Pac-Man (Foto: Nasa / JPL / Goddard / SWRI / SSI)

Do G1, em São Paulo - O mapa de temperatura com a maior resolução já obtida de Mimas, uma das luas de Saturno, trouxe uma surpresa para os cientistas da Nasa, a agência espacial americana. Obtida pela sonda Cassini, a imagem lembra Pac-Man, game clássico dos anos 80, prestes a devorar um biscoito ou algo que o valha. Mimas, uma lua pequena e gelada, também aparece na imagem à direita, em luz visível. Essa imagem também foi alvo de comparações, desta vez com a Estrela da Morte de “Guerra nas Estrelas”.


Veja também:
Sonda flagra luas de Saturno em novos ângulos

A Cassini foi lançada em 15 de outubro de 1997. O nome é uma homenagem ao italiano Jean-Dominique Cassini (1625-1712), que descobriu 4 das dezenas de luas de Saturno: Jápeto (ou Iapetus), Reia (ou Rhea), Tétis (ou Tethys) e Dione. Com 5,6 toneladas, a Cassini chegou a Saturno em meados de 2004, após sete anos de viagem. A sonda completou um período inicial de quatro anos de missão em junho de 2008. Como continuou plenamente operacional depois disso, está fazendo ‘hora-extra’ desde então, com sucesso.

sábado, 20 de março de 2010

Una 'corriente de fuego' en el Sol adquiere velocidad

Noticias Científicas de la NASA

Una "corriente de fuego" masiva en el Sol comenzó a moverse a altas velocidades, sorprendiendo así a investigadores y desafiando algunos modelos existentes del ciclo solar.

TODO EL REPORTAJE en

http://ciencia.nasa.gov/headlines/y2010/12mar_conveyorbelt.htm?list1027835

Este es un servicio gratuito.

Página principal: http://ciencia.nasa.gov/

¿El terremoto de Chile movió el eje de la Tierra?

Noticias Científicas de la NASA

El terremoto de magnitud 8,8 que ocurrió el mes pasado en Chile fue tan fuerte que podría haber movido el eje de la Tierra.

TODO EL REPORTAJE en

http://ciencia.nasa.gov/headlines/y2010/11mar_figureaxis.htm?list1027835

Este es un servicio gratuito.

Página principal: http://ciencia.nasa.gov/

Equinoccio: espectáculo celeste

 
Noticias Científicas de la NASA

Tome sus binoculares. La Luna creciente y el cúmulo estelar de las Pléyades se están aproximando para tener un encuentro cercano la primera noche de la primavera (boreal). Es la mejor conjunción entre la Luna y las Pléyades que se verá en Estados Unidos hasta el año 2023.

TODO EL REPORTAJE en

http://ciencia.nasa.gov/headlines/y2010/19mar_equinox.htm?list1027835

Este es un servicio gratuito.

Página principal: http://ciencia.nasa.gov/

Equinox Sky Show


NASA Science News for March 19, 2010

Grab your binoculars. The crescent Moon and the Pleiades star cluster are gathering for a beautiful close encounter on the first night of northern Spring.

FULL STORY at

http://science.nasa.gov/headlines/y2010/19mar_equinox.htm?list1073279

Check out our RSS feed at http://science.nasa.gov/rss.xml!

This is a free service.

terça-feira, 16 de março de 2010

Restos de Copérnico são transferidos provisoriamente a castelo polonês

Varsóvia, 16 mar (EFE).- Os restos do astrônomo Nicolau Copérnico (1473-1543) serão transferidos hoje da catedral de Olsztyn (norte da Polônia) para o castelo dessa mesma cidade, onde permanecerão até maio, quando o caixão do astrônomo voltará a viajar pela última vez, até seu destino definitivo, a catedral de Frombork.

O castelo de Olsztyn, onde Copérnico viveu parte de sua vida, oferece melhores condições de segurança que o templo e evita o risco de ataques de vandalismo, explicaram as autoridades locais.

quinta-feira, 4 de março de 2010

05/03/2010 - Convite Para Palestra de Astronomia

CONVITE PARA PALESTRA DE ASTRONOMIA   

 

         

             

O Grupo de Estudos de Astronomia do PLanetário da UFSC, tem o prazer de lhe convidar

para a palestra intitulada " Recortes De Astronomia " . Serão apresentadas

 também, com início às 20:00hs, as notícias de astronomia que foram destaques na semana.

 

Palestrante :  Afredo Martins & Convidados

 

Data: 05 de março de 2010 - Sexta feira

 

Local: Anfiteatro do Planetário ,

 

Endereço :Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Campus Universitário, Trindade, SC.

 

Horário: 21:00h

 

Entrada franca

 

Mais informações (48)3721.9241

 

Traga sua família, traga seus amigos!

 

http://www.gea.org.br/programacao.html

 

  

José Geraldo Mattos

Secretário - GEA



___________________________________________
Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade, Florianópolis, SC,Brasil
CEP 88.049-000 Fone (48) 9914.5078 3721.8089  3206.3914
http://www.gea.org.br/fotos
___________________________________________
 

Nasa divulga foto de 'cratera invertida' em Marte

Mars Reconnaissance Orbiter enviou 100 terabytes de dados desde 2006.   Volume de informações equivale a 3 milhões de músicas em MP3.

Do G1, com informações da AP

 
A Nasa divulgou a foto acima, de uma 'cratera invertida' em Marte, na região conhecida por Arabia Terra. A imagem foi captada pelo Mars Reconnaissance Orbiter, um satélite dedicado ao mapeamento do 'planeta enferrujado'. Desde 2006, o orbitador já mandou 100 terabytes de dados, o equivalente a 3 milhões de músicas em MP3. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona via AP)

E-ELT Se acercan definiciones para su ubicacion

Primera reunión de expertos para asignar el telescopio gigante

Un comité del Observatorio Europeo Austral analiza las dos candidaturas. El terremoto del pasado fin de semana ha reducido las posibilidades de Chile

El Comité Científico del Observatorio Europeo Austral (ESO, en sus siglas en inglés) ha celebrado este miércoles una "primera discusión" sobre la ubicación del futuro Telescopio Europeo Extremadamente Grande (E-ELT), un proyecto que cuenta con seis candidaturas y para el que España y Chile figuran como favoritos.

El comité tiene previsto informar sobre los detalles de la reunión el jueves, según el portavoz de la ESO para este proyecto, Claus Madsona.

De las seis candidaturas presentadas, cinco se encuentran en Chile -Tolanchar, Ventarrones, Vicuña, Mackenna y Armazones- mientras que sólo una se encuentra en la isla española de La Palma.

Ofertas millonarias
El Gobierno chileno se ha comprometido a ceder los terrenos donde se situaría el telescopio, además de aportar 100 millones de euros para su construcción. La ministra española de Ciencia e Innovación, Cristina Garmendia, ofertó el viernes pasado, a punto de que expirara el plazo, 300 millones en aportaciones tecnológicas de la industria nacional.

"Es un gran compromiso presupuestario y dudo mucho de que en este eje haya una rivalidad que nos permita pensar que tenemos algún peligro desde el punto de vista presupuestario", ha asegurado la ministra.

En un principio, Argentina y Marruecos también habían presentado sendas candidaturas, pero ambas se han desestimado.


Fecha de publicación:
04/03/2010
Fuente Boletin de la FECYT

quarta-feira, 3 de março de 2010

Nasa faz foto após explosão de estrela

Imagem feita nesta quarta-feira (3/3) mostra a nebulosa de Caranguejo, o corpo celeste remanescente da primeira supernova observada na história por Redação Galileu

A foto, tirada dia 3 de março, mostra a Nebulosa de Caranguejo, conhecida também como Nebulosa da Rolha ou da Borboleta. Ela foi descoberta em 1731. É o produto de uma supernova observada por astrônomos chineses e árabes em 1054; na época, identificada como estrela visível a luz do dia. Supernova é o nome dado a corpos celestes surgidos após explosão de estrelas de muita massa.


AFP PHOTO/NASA/ESA/J. HESTER/A.LOLL(ASU)/HANDOUT


A supernova que deu origem à Nebulosa fica na constelação de Taurus, e foi o primeiro registro histórico de explosão deste tipo. Ela age como uma fonte de radiação, que serve para que os pesquisadores estudem corpos celestes ocultos nela. Em seu centro existe uma pulsar, uma estrela de nêutrons com massa semelhante a do Sol, mas com o tamanho de uma cidade pequena. A pulsar de Caranguejo rotaciona aproximadamente 30 vezes por segundo.

Curso Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável - 041

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS e DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
(60 horas, sendo: 45 presenciais + 15 horas à distância)

16ª turma - Juiz de Fora - MG

Amplie seu mercado de trabalho com o mais tradicional centro de capacitação em Conservação da Natureza da Zona da Mata Mineira - 15 anos de atuação

Programa proposto:

Ü  Aula 01 – 27 de março: Apresentação geral do curso / Introdução ao estudo da Biodiversidade: Natureza e valores;
Ü  Aula 02 – 17 de abril – Origem, evolução, extinção e manejo de espécies;;
Ü  Aula 03 – 24 de abril – Hotspots de biodiversidade e as ameaças às espécies;
Ü  Aula 04 – 08 de maio – Genética da conservação e populações mínimas viáveis;
Ü  Aula 05 – 22de maio – Ecologia, manejo e conservação de paisagens fragmentadas;
Ü  Aula 06 – 29 de maio – Inventários, monitoramentos e translocação de espécies (Revigoramentos populacionais e reintrodução de espécies);
Ü  Aula 07 – 19 de junho – Conservação in situ (Unidades de Conservação) e inter situ (Ecologia da paisagem);
Ü  Aula 08 – 26 de junho – Manejo ex situ de espécies;
Ü  Aula 09 – 10 de julho – O futuro da Biodiversidade.

A quem se destina o curso:

      Estudantes, professores, ambientalistas, gerentes de Unidades de Conservação, funcionários públicos, membros de Organizações Não Governamentais e Governamentais, além de interessados em se capacitar na área.

Horário:

            Sábados - das 14:00 às 19:00

Observações:

Ø  Serão oferecidas atividades extras de campo cujos custos não estão incluídos no valor do curso, sendo, portanto, atividades opcionais;
Ø  O curso terá 45 horas de atividades presenciais e 15 horas de atividades à distância.
   
Local:

    Colégio e curso Pré – Universitário – Av. Barão do Rio Branco, 2370, terceiro andar, Juiz de Fora - MG

Investimento:

            Valor: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais);

            OBS: Material didático incluído.

Inscrições e maiores informações:

    Centro de capacitação em Conservação da Natureza – GBV: centrodecapacitacao@grupobrasilverde.org / majela@grupobrasilverde.org / Tel: 32 9122 0977 - www.grupobrasilverde.org

Certificado:
             
            Os certificados serão emitidos a todos os participantes que cumprirem pelo menos 75% das atividades presenciais.

Vagas:

            30 vagas

Facilitador:   

Professor Geraldo Majela Moraes Salvio, Mestre em Ciências Biológicas, Coordenador Geral do Grupo Brasil, Professor de Ecologia, Biogeografia e Conservação da Natureza. Coordenador e idealizador dos cursos de campo "Ecologia e conservação de campos rupestres" e da expedição Mata Atlântica.


REALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO:

            Grupo Brasil Verde

APOIO:

            Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais
            Sociedade Além paraibana de Educação - SAPE
            Colégio e curso Pré-Universitário.


O CENTRO DE CAPACITAÇÃO EM CONSERVAÇÃO DA NATUREZA (CECACN/GBV)

           
O Centro de Capacitação em Conservação da Natureza surgiu em 2000 graças a uma parceria com a Escola da Comunidade Prof. Sérgio Ferreira – CNEC de Além Paraíba com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem de forma responsável, de disseminar e democratizar a informação técnica-científica sobre os assuntos relacionados à Conservação da Natureza e suas múltiplas faces. O Centro surgiu para disciplinar as ações do GBV direcionando esforços na formação e capacitação profissional de qualidade. Por não existir fisicamente, foi possível a realização de cursos, palestras e treinamentos em dezenas de municípios brasileiros envolvendo estudantes, professores, ambientalistas, gerentes de Unidades de Conservação, funcionários públicos, representantes de empresas e ONG´s, além de pessoas interessadas na Conservação da Natureza. Nesse período, foram realizados dezenove cursos presenciais, três cursos de pós graduação, 40 cursos de campo no Parque Estadual de Ibitipoca e 12 expedições técnicas à Mata Atlântica do Paraná na região de Guaraqueçaba, capacitando 1288 profissionais a atuarem em questões que envolvam a Conservação da Natureza e a Educação Ambiental. Contamos com um grupo técnico formado por 07 (sete) pesquisadores de reconhecida competência. Além de nossa equipe técnica, recebemos o apoio de professores colaboradores, especialistas, mestres e doutores. A união desses profissionais permitiu e permite a elaboração de uma rica coleção de material didático e a experiência adquirida até hoje, nos possibilitou pleitear a criação de um curso de pós graduação Lato sensu que é oferecido anualmente em parceria com o Instituto Metodista Granbery em Juiz de Fora.

SOLICITAMOS APOIO NA DIVULGAÇÃO!!!!

terça-feira, 2 de março de 2010

Terremoto no Chile alterou o eixo da Terra em 8 centímetros, diz Nasa

Cientista calculou que tremor mudou o eixo da Terra em 8 centímetros.   Abalo na região de Sumatra, em 2004, deslocou o eixo em 7 centímetros.

Do G1, em São Paulo


Efeito colateral - Eixo da Terra e duração do dia são afetados por grandes alterações de configuração de massa do planeta (Foto: Nasa)

A rotação da Terra pode ter sido alterada como resultado do terremoto no Chile no sábado (27). O cientista Richard Gross e colegas do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial americana (JPL/Nasa), rodaram um modelo computacional complexo e, em um cálculo preliminar, concluíram que o tremor de magnitude 8,8 teria encurtado a duração de um dia terrestre em 1,26 microssegundo (um microssegundo é igual a 1 segundo dividido por 1 milhão).

Gross calculou que o megaterremoto mudou o eixo do planeta em aproximadamente 8 centímetros). Para comparação, o mesmo modelo computacional calculou que o tremor de 2004 em Sumatra (magnitude 9,1) encurtou o dia em 6,8 microssegundos e deslocou o eixo da Terra em 7 centímetros).

Gross teve a cautela de ponderar que seus números provavelmente vão mudar à medida que os dados sobre a tragédia chilena forem refinados.

segunda-feira, 1 de março de 2010

(MONOCEROS) NOSSOS CÁLCULOS - 2010 MARÇO

NOSSOS CÁLCULOS – 2010 MARÇO

LUA

 

Fenômeno

Dia

Hora (TU)

 

 

 

Nodo ascendente

10

08h09

Nodo descendente

24

23h41

 

 

 

Perigeu

28

04h56

Apogeu

12

10h07

 

 

 

Lua Nova

15

21h02

Quarto Crescente

23

11h01

Lua Cheia

30

02h26

Quarto Minguante

07

15h42

 

 

 

 

Euqinócio de outono Março 20 às 1h33

Para estes cálculos, forma utilizadas as equações contidas na obra intitulada "Astronomical Algorithms", de Jean Meeus – Willmann Bell, Inc.

Atenciosamente, 

Marco Aurélio Álvares da Silva - Obs.Monoceros - Pirassununga – SP – Brasil

 
Visite nossos sites, nossos BLOGS e Twitters:

http://www.monoceros.xpg.com.br

http://astronomicando.blogspot.com
http://twitter.com/astronomicando

http://arqueoastronomy.blogspot.com
http://twitter.com/arqueostronomy

http://www.radiolatina.rg3.net
http://twitter.com/radiolatinafm

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11100690

---------------------------------------------
    OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO MONOCEROS
         Planetário Além Paraíba
        ALÉM PARAÍBA - MG - BRASIL
---------------------------------------------

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...