segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Eclipse Total da Lua 21 de Dezembro - Horários



Entrada da lua na penumbra: 05h29UT
Inicio da fase parcial: 06h33UT
Inicio da totalidade: 07h41UT
Meio do eclipse: 08h17UT
Final da totalidade: 08h53UT
Final da fase parcial:10h01UT
Saida da lua da penumbra: 11h04UT

Horários acima em Tempo Universal (UT)
Brasil:
Estados com Horário de Verão: diminuir 2 horas
Estados sem Horário de Verão: diminuir 3 horas (consulte seu fuso horário)
----
E mais:

Eclipse total da Lua marca o início do verão no hemisfério Sul (Apolo11)




----
Campanha de observação do eclipse (Costeira1/RBA) aqui
----
Eclipse Without Borders (em inglês) aqui
----
Campanha de observação do eclipse (Hélio Vital/REA) aqui

----

ECLIPSE AO VIVO através do site da NASA aqui





FONTE: http://gaea-astronomia.blogspot.com/2010/12/eclipse-total-da-lua-21-de-dezembro_19.html

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Telescópio Hubble registra imagem de 'bolha' de gás rosa no espaço

Uma imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble e divulgada pela agência espacial norte-americana nesta quarta-feira (15) mostra uma "bolha" de gás remanescente da explosão de uma estrela na região. Catalogada como SNR 0509 e distante 160 mil anos-luz, a esfera se encontra dentro da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea, visível a olho nu. O formato mostra a expansão resultante de  uma supernova, estágio final da vida das estrelas mais massivas. (Foto: Hubble / NASA / ESA / AP Photo)

Do Globo.com

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Céu em Dezembro

Principais constelações de Dezembro
roteiro de observação

O céu, este mês, apresenta um aspecto de transição entre as estações da primavera e do verão. Pegasus, o cavalo alado (Peg), constelação símbolo da primavera, domina o quadrante noroeste. Junto a Pegasus, próxima ao horizonte nor-noroeste, está Andromeda, a Princesa Andromeda (And). Ao norte, vemos Aries, o Carneiro (Ari), a pequenina constelação de Triangulum, o Triângulo (Tri) e Perseus, o herói Perseu (Per), formada por estrelas de fraco brilho. Ao norte de Pegasus e Andromeda, junto ao horizonte, encontra-se Cassiopeia, a rainha Cassiopéia (Cas).

À meia altura, para os lados do leste, notamos Orion, o caçador Órion (Ori), constelação associada ao verão, onde brilham, bem no centro, as Três Marias. Ao sul de Orion estão Lepus, a Lebre (Lep) e Columba, a Pomba (Col). De Orion em direção ao noroeste vemos Taurus, o Touro (Tau), com seus dois aglomerados abertos de estrelas: Híades e Plêiades. Ao norte de Taurus e a leste de Perseus encontra-se Auriga, o Cocheiro (Aur), e junto ao horizonte nordeste, as primeiras estrelas de Gemini, os gêmeos (Gem).

De Orion em direção ao sudeste, avistamos Canis Major (CMa), o Cão Maior, um dos cães de caça de Orion. Junto ao horizonte leste estão Monoceros, o Unicórnio (Mon), e Canis Minor (CMi), o Cão Menor, o outro cão de caça do gigante caçador.
A oeste de Orion, na região mais alta do céu, encontra-se Cetus (Cet), a Baleia, em excelentes condições de observação. Entre Cetus e Pegasus situa-se Pisces, os Peixes (Psc). A oeste de Cetus nota-se a constelação de Aquarius, o Aquário (Aqr), formada por estrelas de fraco brilho aparente. Capricornus, o Capricórnio (Cap), encontra-se junto ao horizonte do oeste.

A sudeste de Cetus avistamos Eridanus, o rio Eridano (Eri), grande constelação que se estende das proximidades de Orion em direção ao sul. Phœnix, a Fênix (Phe), Hydrus, a Hidra Macho (Hyi), e Tucana, o Tucano (Tuc), estão para os lados do sul junto a Eridanus.

A sudeste de Capricornus vemos o característico desenho de um número 1: é a parte principal da constelação de Grus, a Grou (Gru). A leste de Capricornus avistamos a constelação de Piscis Austrinus, o Peixe Austral (PsA).

Ao sul, observamos Apus, a Ave do Paraíso (Aps), Octans, o Oitante (Oct), onde encontra-se a estrela polar do sul, e a constelação de Triangulum Australe, o Triângulo Austral (TrA), muito utilizada para processos noturnos de orientação no campo. A sudoeste notamos Pavo, o Pavão (Pav).

A sudeste, próxima ao horizonte, vemos a constelação de Carina, a Quilha do Navio (Car). Junto à Carina, estão Puppis, a Popa do navio (Pup), e parte da constelação de Vela, as Velas da embarcação (Vel). Volans, o Peixe Voador (Vol), Dorado, o Dourado (Dor) e Reticulum, o Retículo (Ret), estão a oeste de Carina e são formadas por estrelas de fraco brilho aparente. Bem próxima ao horizonte sul encontra-se Musca, a Mosca (Mus).

resumo extraído de "Estrelas e Constelações - Guia Prático de Observação" de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim

OBSERVAÇÕES:
O mapa assinala o aspecto do céu visto ao longo deste mês, nos seguintes horários: início do mês às 21h 20min; meio do mês às 20h 40min; final do mês às 20h 00min. Junto ao círculo que delimita o mapa (e que representa o horizonte do observador) estão as direções dos quatro pontos cardeais e dos quatro colaterais, que devem estar orientados para os seus correspondentes na natureza; o centro do círculo é o Zênite, ponto do céu diretamente acima da cabeça do observador.

Os instantes fornecidos são para o fuso horário de Brasília.


mapa com as principais constelações visíveis durante este mês


clique para ampliar



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...