segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Observando o Eclipse COM SEGURANÇA



***
OBSERVANDO O ECLIPSE

NÃO OBSERVE DIRETAMENTE O SOL COM INSTRUMENTOS ÓPTICOS.
CEGUEIRA INSTANTÂNEA SERÁ O RESULTADO MAIS PROVÁVEL !



A observação do eclipse implica na observação do Sol. Portanto, todo o cuidado é pouco e a advertência anterior é fundamental e deve ser rigorosamente obedecida. A utilização de filtros deve ser feita, também, com bastante cuidado e critério, evitando-se o uso de materiais e de procedimentos cuja segurança não tenhamos certeza. Não há porque evitar a observação do eclipse e vê-lo pela televisão ou pela Internet. A observação de fenômenos astronômicos, com os devidos cuidados, deve sempre ser feita "ao vivo e em cores"! Aqui vão algumas "dicas" para que você observe o eclipse com segurança:

***

"Filtros" e "Métodos" que não devem ser utilizados



Não são seguros os seguintes "filtros" e não devem ser utilizados os "métodos" de observação adiante descritos, pois não eliminam o UV ( ultra-violeta ) e o IV ( infra-vermelho) prejudiciais à visão:


1. "Sanduiches" de pedaços de filmes preto e branco velados ou "sanduiches" de pedaços de filmes coloridos velados ( este último "método" é ainda pior );
2. Vidros esfumaçados, vidros coloridos, pedaços de garrafas escuras;
3. Olhar para o reflexo do Sol em uma bacia com água;
4. Óculos escuros, lentes polaróides ou óculos que "filtram" UV, mesmo que, de acordo com o fabricante, a redução de UV seja grande;
5. Papéis celofanes de quaisquer cores em folhas simples ou associados em "sanduiches";
6. Pedaços escuros de radiografias ( chapas de Raios-X );
7. Não utilize filtros que se acoplem à ocular do seu telescópio, mesmo que tenham vindo junto com o telescópio e indicados pelo fabricante. O calor gerado durante a exposição ao Sol pode romper o filtro expondo, repentinamente, a sua vista aos raios solares;
8. Não "adapte" um vidro para máscara de soldador ( mesmo o de nº 14 ) à ocular ou à objetiva do telescópio.

***

Como acompanhar o fenômeno com segurança



Para a observação do eclipse e do disco solar, sem o uso de equipamento óptico, é necessário a utilização de um filtro. Um filtro muito eficiente, de baixo custo e de fácil aquisição é o vidro para máscara de soldador nº 14. Os vidros para máscara de soldador nº 14 são comercializados em placas retangulares, na cor preta (verde escuro), medindo 10,8 cm X 5,0 cm e com espessura de 3 mm. Podem ser adquiridos em lojas de ferragens.
Colocando-o diante dos olhos, é possível atenuar bastante o brilho solar e filtrar as radiações nocivas aos olhos evitando prejuízos à visão. A observação deve ser feita por breves períodos e seguidos de períodos de "descanso". Assim, um bom procedimento é observar o Sol através do vidro por uns 5 a 10 segundos e depois "descansar" por uns 10 ou 20 segundos. Quando se observa o Sol com esse filtro notaremos que a imagem solar tornar-se-á ligeiramente esverdeada.

Vidro para máscara de soldador nº 14, adequado para a observação visual do Sol.



Para mais informações sobre o vidro para máscara de soldador, consulte o texto "Transmitâncias e Densidades - Lentes e Placas Filtrantes" , na série Astronomia e Astrofísica, nº 024.

***
Como acompanhar o fenômeno utilizando um telescópio



O leitor que disponha de uma luneta ou de um telescópio, poderá utilizá-lo no acompanhamento do fenômeno servindo-se do método de projeção da imagem como ilustrado na figura abaixo. O observador deve providenciar uma tela branca para projeção ( cartolina ou papel sulfite ) e um anteparo para produzir sombra na tela de projeção aumentando o contraste da imagem.



Observando o Sol pelo método da projeção.




O método de projeção, além de seguro, possui a vantagem de permitir a observação do disco solar simultaneamente por várias pessoas. O método poderá depois ser utilizado por aqueles que desejarem acompanhar o Sol e fazer os registros diários das manchas solares. Orientações sobre como proceder na prática deste importante trabalho de observação astronômica serão objeto de futuras publicações na série Astronomia & Astrofísica.
Existem, também, filtros que podem ser acoplados à objetiva de telescópios, permitindo a observação direta através da ocular do equipamento. Esses filtros, denominados MYLAR, são constituidos por um filme plástico ( ou um celulóide ) sobre o qual está depositada uma camada metálica que reflete grande parte da luz solar e produz forte absorção deixando que apenas uma pequena porcentagem da luz solar atinja a ocular.


***

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE O ECLIPSE


O eclipse parcial do Sol de 11 de setembro de 2007 é a repetição, após um período de Saros, do eclipse parcial ocorrido em 31 de agosto de 1989. Ambos fazem parte da Série de Saros de Eclipses Solares nº 154, que se desenvolve em torno do nodo descendente da órbita lunar e que teve início recentemente com o eclipse parcial ocorrido em 19 de julho de 1917 e que se estenderá por 1.262 anos, encerrando-se com o eclipse parcial de 25 de agosto de 3179. O presente eclipse é o 6º da série composta por 71 eclipses ( incluíndo os parciais, os anulares, os totais e os híbridos ) que se deslocarão, ao longo dos séculos, do hemisfério sul para o hemisfério norte da Terra.

***
COORDENADAS E GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NO MÁXIMO DO ECLIPSE


1
Ascensão Reta do Sol
11h 17m 31,462s
2
Declinação do Sol
+ 04° 34' 05,39"
3
Ascensão Reta da Lua
11h 17m 31,462s
4
Declinação da Lua
+ 03° 23' 38,66"
5
Diâmetro aparente do Sol
31' 46,36"
6
Diâmetro aparente da Lua
30' 00,40"



***
Fonte: Uranometria Nova

Adaptação: Lucimary Vargas

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...