Sistema a 424 anos-luz de nós tem disco de poeira que deve gerar planeta rochoso. Material está dentro da chamada zona habitável, onde a água fica no estado líquido.
É bem provável que um planeta rochoso parecido com a Terra esteja se formando a 424 anos-luz de distância de nós. É o que revelam imagens obtidas pelo Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa. As imagens trazem um enorme disco de poeira cósmica, com "matéria-prima" suficiente para construir um planeta do tamanho de Marte ou até maior. Ele está girando em torno da estrela HD 113866, que tem 10 milhões de anos -- idade considerada ideal para a formação de planetas do tipo terrestre
Concepção artística mostra disco de poeira (marrom, no centro) que pode dar origem a futura 'Terra'. O sistema estelar é binário, ou seja, contém duas estrelas, uma no centro do disco e a outra fora. O disco acinzentado parece conter material gelado (Foto: Nasa/JPL-Caltech/JHUAPL)
O mais importante é que o disco de poeira parece estar bem no meio da chamada zona habitável -- a região em torno da estrela onde a água deve estar no estado líquido e, portanto, onde a vida é possível. Estima-se que a gravidade vá juntar os pedaços de poeira do disco num único planeta no futuro.
Fonte: Globo on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário