A sonda Cassini revelou a existência de misteriosos ciclones no pólo norte de Saturno, com altas temperaturas, apesar de a região estar envolvida na escuridão há mais de uma década, revelou nesta sexta-feira (4) o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.
Um comunicado do JPL informou que as regiões de alta temperatura no pólo norte são semelhantes às do pólo sul, que recebe os raios solares. Os ciclones foram observados pelo observatório W.M. Keck, do Havaí. Foi uma surpresa total para os astrônomos. "Pensávamos que a região quente do pólo sul estava vinculada ao fato de estar sob o sol. Mas como o pólo norte está sem luz solar desde o começo do inverno em Saturno, em 1995, não achávamos que fôssemos encontrar algo assim", explicou Glen Orton, cientista do JPL e analista dos dados.
Segundo Leigh Fletcher, cientista da Universidade de Oxford (Inglaterra), as regiões aquecidas nos dois pólos são resultado de um movimento do ar, que se comprime e se aquece à medida que desce à superfície do planeta. "As forças que geram este movimento e todo o deslocamento na atmosfera de Saturno são desconhecidas", acrescentou, num relatório sobre a descoberta, publicado pela revista "Science".
Cada inverno em Saturno dura ao redor de 15 anos. A missão da sonda Cassini é um projeto internacional da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial da Itália.
O Globo on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário