sexta-feira, 7 de março de 2008

DESTAQUES DO MÊS DE MARÇO

1 de março - sábado:
Bela configuração entre os os planetas Mercúrio e Vênus, vista a és-sudeste (ESE) a partir das 4h 30min. Observe a olho nu ou por binóculo.


3 de março – segunda-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a partir das 2h 15min a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.


3 de março – segunda-feira:
Elongação máxima oeste do planeta Mercúrio (vista na madrugada, antes do nascer do Sol), a leste (E). Neste dia, Mercúrio encontra-se a 27º 09' a oeste do Sol. Excelente época para observar o planeta.


5 de março – quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua e os planetas Mercúrio e Vênus, vista a partir das 4h 30min a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculo.


6 de março – quinta-feira:
Conjunção dos planetas Vênus e Netuno, observada a partir das 4h 30min a és-sudeste (ESE). Observe por telescópio.


8 de março – sábado:
Conjunção do planeta Urano e o Sol. Neste dia os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.


8 e 9 de março – sábado e domingo:
Conjunção dos planetas Mercúrio e Netuno, observada a partir das 4h 30min a és-sudeste (ESE). Observe por telescópio.


12 de março – quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista ao anoitecer a noroeste (NO). Observe a olho nu ou por binóculo.


14 de março – sexta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Marte, vista ao norte (N), ao anoitecer. Observe a olho nu ou por binóculo.


16 de março – domingo:
Observe a Lua junto às estrelas Castor e Pollux (Alpha e Beta Geminorum, respectivamente), ao anoitecer a nor-noroeste (NNO). Observe a olho nu ou por binóculo.


18 de março - terça-feira:
Bela configuração entre a Lua, a estrela Regulus (Alpha Leonis - a leste da Lua) e o planeta Saturno (a leste de Regulus), vista ao anoitecer a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.


19 de março - quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua, o planeta Saturno (a oeste da Lua) e a estrela Regulus (Alpha Leonis - a oeste de Saturno), vista ao anoitecer a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.


20 de março - quinta-feira:
Início da estação do outono para o hemisfério sul da Terra (e da primavera para o hemisfério norte), às 2h 49min. A partir desta data, a constelação de Orion (o Gigante Caçador) cede sua posição de destaque no céu para a de Leo (o Leão) que simboliza as noites amenas da nova estação. Segundo informações do site Uranometria Nova, a duração desta estação será de 92 dias, 18 horas e 11 minutos.
http://www.uranometrianova.pro.br/circulares/circ0021.htm

26 de março - quarta-feira
Conjunção da Lua com a estrela Antares (Alpha Scorpii) e o aglomerado globular M 4 (também situado em Scorpius, o Escorpião), vista a partir das 21h 40min a és-sudeste (ESE) ao longo da madrugada (já no dia 27) os três astros estarão bem próximos, aparentemente. Observe a olho nu (apenas a Lua e Antares), por binóculo e por telescópio.


26 de março – quarta-feira:
Conjunção dos planetas Mercúrio e Vênus, observada a partir das 5h a leste (E). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.


29 de março – sábado:
Bela configuração entre os planetas Mercúrio, Vênus e Urano, observada a partir das 5h 15min, a leste (E). Observe por binóculo ou por telescópio.


30 de março - domingo:
Conjunção do planeta Marte com a estrela Mebsuta (Epsilon Geminorum), que apresenta magnitude aparente igual a + 3,2, vista ao anoitecer a nor-noroeste (NNO). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.


30 de março – domingo:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a partir da 0h 30min (de 29 para 30 de março) a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.


31 de março – segunda-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a partir da 1h (de 30 para 31 de março) a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.



Fonte: Observatório Céu Austral

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...