sexta-feira, 11 de abril de 2008

Tripulantes da Soyuz entram na Estação Espacial Internacional


Os tripulantes da nave russa Soyuz TMA-12, a sul-coreana Yi Sob-yeon e os russos Oleg Kononenko e Serguei Volkov, abriram as portas e entraram na Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia. "Os cosmonautas russos, como verdadeiros cavalheiros, cederam a vez para a astronauta sul-coreana para que ela fosse a primeira a entrar na plataforma", disse o porta-voz do CVEE, Valeri Lindin, citado pela agência Interfax. A abertura aconteceu quase duas horas depois da manobra de acoplamento, que se efetuou em regime automático e transcorreu com toda normalidade.

Os astronautas americanos Peggy Whitson, comandante da décima sexta missão permanente, Garrett Resman e o russo Yuri Malenchenko aguardavam os recém chegados na plataforma. Logo depois de dar as boas-vindas aos tripulantes da Soyuz, os membros da missão permanente mostraram a rota de evacuação de emergência da estação. "É parte do regulamento, os novos moradores da ISS devem estudar atentamente a rota de evacuação", disse Lindin. Kononenko e Volkov substituirão seu compatriota Malenchenko e seu colega americano Whitson.

Reisman, que no dia 13 de março chegou a ISS a bordo da nave Endeavour para substituir o francês Léopold Eyharts como terceiro membro da décima sexta expedição, fará parte também da décima sétima missão, até junho deste ano, quando voltará à Terra. Yi Sob-yeon, de 29 anos, voltará à Terra no próximo dia 19, a bordo da Soyuz TMA-11, junto com a tripulação permanente da 16ª missão.Durante sua estada na ISS, a astronauta sul-coreana realizará uma série de experimentos biológicos, geofísicos, científicos e médicos e se comunicará ao vivo com estudantes sul-coreanos para lhes explicar fenômenos como a falta de gravidade no espaço.

A missão número 17 da ISS realizará um amplo programa de pesquisa científica como o Huracán, destinado a elaborar um sistema de prognóstico, redução de danos e eliminação das conseqüências de catástrofes naturais e acidentais. Além disso, os cosmonautas estudarão a dinâmica dos principais indicadores da atividade cardíaca e a circulação do sangue, assim como as funções fisiológicas do homem durante o sonho em um vôo espacial prolongado.Também continuarão com a observação da influência do vôo orbital no crescimento das plantas e o efeito da microgravidade e da radiação espacial nas células e micróbios, assim como estudarão o possível uso de proteínas como vacina para o HIV, causadora da Aids.

O diretor da Agência Espacial Russa, Anatoli Perminov, lembrou, além disso, que a nova missão permanente da ISS receberá duas naves americanas, três naves de carga russas Progress e deverá realizar várias caminhadas espaciais.
Da EFE
Postado por Leila Ossola

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...