terça-feira, 13 de maio de 2008

Nasa planeja pouso em asteróide

Publicada em 09/05/2008 às 06h06m

O Globo Online RIO - O asteróide apontado há poucos anos como a maior ameaça espacial à Terra agora se tornou alvo preferencial de uma inédita e ousada missão da Nasa, como mostra matéria publicada nesta sexta no jornal O Globo. A agência americana pretende enviar astronautas a Apophis, antes mesmo da volta do homem à Lua, segundo informou o jornal britânico "The Guardian".
Cálculos iniciais divulgados em 2005 revelaram que havia um grande risco de o asteróide se chocar com a Terra em 2029 ou, na melhor das hipóteses, em sua passagem seguinte, em 2036. Cálculos mais precisos feitos posteriormente revelaram que o impacto não ocorreria, embora tenham confirmado que o Apophis irá passar perto - em termos espaciais - da Terra.
Com isso, os engenheiros da Nasa passaram a identificar o asteróide como um potencial ponto de pouso para astronautas. A idéia é que a missão ocorra antes dos já anunciados planos de voltar à Lua, construir no satélite uma plataforma permanente e, de lá, partir para a exploração de Marte - jornadas que teriam início em 2020.
Leia a íntegra aqui , no Globo Digital (somente para assinantes)

 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...