quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Astrônomos descobrem 'peso' mínimo de galáxias: 10 milhões de vezes o do Sol

Cálculo foi feito com base em luminosidade dos objetos celestes'.Massa parece variar pouco, talvez por causa de matéria misteriosa.

Da EFE
A massa mínima de uma galáxia é 10 milhões de vezes a massa do Sol, segundo um estudo da Universidade da Califórnia publicado na edição desta semana da revista científica britânica "Nature". Após calcular a velocidade das estrelas de 23 pequenas galáxias que orbitam ao redor da Via Láctea (a partir das medidas de luminosidade), a equipe liderada por Louis Strigari fez estimativas de suas massas. A luminosidade destas galáxias varia entre 1 bilhão e 100 bilhões de vezes a do Sol, por isso os cientistas esperavam que as massas variassem em função da intensidade de luz que emitem. No entanto, eles se surpreenderam ao comprovar que a massa era constante, o que indica que as galáxias menos luminosas têm muita matéria escura, que é um material invisível só detectado por sua força gravitacional.

Mistério
Os cientistas sabem muito pouco sobre as propriedades microscópicas da matéria escura, que compõe mais de 83% do Universo. O que se conhece é que a matéria escura determina o crescimento estrutural do Universo, atrai matéria normal e está na origem de novas galáxias. Em comunicado, os pesquisadores explicam que a massa mínima de uma galáxia corresponderia ao menor bloco de construção nascido da matéria escura. As estrelas que se formam a partir desses blocos se agrupariam, mais tarde, em galáxias.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...