quarta-feira, 5 de novembro de 2008

CÉU DE NOVEMBRO - PARTE III

DESTAQUES DO MÊS

1 de novembro - sábado:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, vista ao anoitecer, a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.

3 de novembro - segunda-feira:

Conjunção da Lua e o planeta Júpiter, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

6 de novembro - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Netuno, vista a nor-noroeste (NNO), ao anoitecer. Netuno está a cerca de 1° a oeste da Lua. Observe por telescópio.

8 de novembro - sábado:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Urano, vista a nordeste (NE), ao anoitecer. Urano está a cerca de 2° a sudeste da Lua. Observe por telescópio.

11 de novembro - terça-feira:

Observe a Lua junto às principais estrelas que formam a constelação de Aries, o Carneiro: Hamal, Sheratan e Mesartin (Alpha, Beta e Gamma Arietis, respectivamente), no início da noite a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

12 de novembro - quarta-feira:

Bela configuração entre o planeta Vênus e as Nebulosas da Lagoa (M 8) e Trífida (M 20), situadas na constelação de Sagittarius (o Sagitário), vista no início da noite a oés-sudoeste (OSO). Observe por binóculo ou por telescópio.

13 de novembro - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades, situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir das 19h 45min a nordeste (NE). Observe a olho nu ou por binóculo.

14 de novembro - sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Elnath (Beta Tauri), vista a nordeste (NE), a partir das 21h 15min. Pouco antes do Sol nascer em 15 de novembro, os dois astros estão bem juntos a noroeste (NO) Observe a olho nu ou por binóculo.

15 de novembro - sábado:

Bela configuração entre a Lua e as estrelas Castor e Pollux (Alpha e Beta Geminorum, respectivamente), vista a nordeste (NE), a partir das 13h 30min. Observe a olho nu ou por binóculo.

17 de novembro - segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista a partir das 23h 45min, a és-nordeste (ENE). Pouco antes do amanhecer do dia 18, a Lua e o aglomerado encontram-se ao norte, bem juntos. Observe por telescópio.

20 de novembro - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista a partir da 1h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

21 de novembro - sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Saturno, vista a partir das 2h a leste (E). Com o decorrer da madrugada, os dois astros estarão mais próximos, aparentemente. Observe a olho nu ou por binóculo.

24 de novembro - segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista a leste (E), a partir das 3h 15min. Observe a olho nu ou por por binóculo.

25 de novembro - terça-feira:

Conjunção superior de Mercúrio (com o Sol), às 21h. Neste dia, os dois astros nascem e se põem praticamente ao mesmo tempo.

29 de novembro - sábado:

Bela configuração entre a Lua e as Nebulosas da Lagoa (M 8) e Trífida (M 20), situadas na constelação de Sagittarius (o Sagitário), vista no início da noite a oés-sudoeste (OSO). Observe por binóculo ou por telescópio.

29 de novembro - sábado:

Conjunção dos planetas Mercúrio e Marte. A configuração não será observada pois os dois astros estão juntos ao Sol.

29 de novembro a 3 de dezembro - sábado a quarta-feira:

Bela configuração entre os planetas Júpiter e Vênus, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.

1 de dezembro - segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e os planetas Vênus e Júpiter, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.

.

FONTE: Observatório Céu Austral

.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...