domingo, 25 de janeiro de 2009

VSS-BOLETIM 51

 
VSS*Boletim 51


LUA DE SATURNO PODE TER 'VULCÕES DE GELO', DIZEM CIENTISTAS



Titã, a maior das cerca de 60 luas de Saturno, pode ter vulcões de gelo ativos ou que estiveram ativos até recentemente, sugeriram observações feitas a partir da sonda Cassini e apresentadas em reunião na União Geofísica dos Estados Unidos, em São Francisco. Ao invés de expelir lava, acredita-se que estes vulcões liberariam água gelada, amônia e metano. Segundo Bob Nelson, da Nasa (agência espacial americana), já foram montados muitos modelos teóricos que mostram que o "criovulcanismo" é viável na região mais afastada do Sol no Sistema Solar, "em um objeto do tamanho de Titã". Mas nem todos os pesquisadores estão convencidos da idéia de vulcões em Titã. Jeffrey Moore, um geólogo da Nasa independente da missão Cassini, disse na reunião que o relevo com aparência de fluxo de lava visto na superfície de Titã "pode ser apenas de detritos gelados que foram lubrificados com chuva de metano e transportados (...) em linhas sinuosas como deslizamentos de terra".


INTERNET INTERPLANETÁRIA


O mundo ficou pequeno demais para a internet, que acaba de ir para o espaço. A Nasa, agência espacial norte-americana, testou com sucesso a primeira rede de comunicação espacial baseada na tecnologia da rede mundial de computadores. Por meio de um sistema chamado de Rede Tolerante a Interrupções (DTN, na sigla em inglês), pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, Califórnia, conseguiram transmitir dezenas de imagens de uma espaçonave que se encontra a cerca de 33 milhões de quilômetros da Terra e também enviar arquivos de volta. "É o primeiro passo no sentido da criação de uma infra-estrutura de comunicação espacial totalmente nova. Ou seja, uma internet interplanetária", disse o coordenador do projeto Adrian Hooke, gerente de arquitetura de redes espaciais da Nasa.

FENÔMENO RARO É VISTO NO CÉU DURANTE UMA HORA E MEIA

No início da noite de segunda-feira, foi possível ver a conjunção Lua crescente, Júpiter e Vênus. O fenômeno, que ocorrerá novamente em 2052, durou cerca de uma hora e meia em Brasília (DF). Acima, a Lua; abaixo e à esquerda, Vênus, e abaixo, mas à direita, Júpiter, que, juntos, formaram um triângulo. Depois da Lua e do Sol, Vênus e Júpiter são os astros de maior brilho no sistema solar. Júpiter é o maior planeta, distante cerca de 870 milhões de km da Terra, por isso aparece menor que Vênus, mais próximo do globo terrestre.

BURACO GIGANTE É VISTO EM CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA

Os satélites da missão espacial Themis, lançados em 2007, descobriram um grande buraco no campo magnético da Terra. Segundo os cientistas da Nasa, a agência espacial americana, a abertura é dez vezes maior do que a esperada, e o buraco é quatro vezes mais amplo do que a Terra e sete vezes maior do que o diâmetro terrestre. O campo magnético da Terra, também conhecido como magnetosfera, é uma espécie de bolha magnética que circunda o planeta e protege a superfície terrestre das partículas carregadas pelo vento solar. Os cientistas explicam que o vento solar carregado de partículas "abre" o buraco na magnetosfera da mesma forma como um polvo envolve um objeto com seus tentáculos – um processo conhecido como "reconexão magnética".


COMETA MAIS BRILHANTE DE 2009 JÁ PODE SER VISTO NA MADRUGADA

Observar um cometa no céu é uma das mais interessantes experiências para qualquer pessoa. Afinal, não é todo dia que temos a oportunidade de ver um objeto no céu diferente dos planetas e das estrelas conhecidas. Para aqueles que gostam de astronomia, então, nem se fala. A atividade deixa de ser apenas "interessante" e passa a ser fascinante e educativa. Atualmente, um dos objetos que começa a chamar a atenção é a chegada do cometa C/2007 N3 Lulin, que já pode ser visto durante as madrugadas de praticamente qualquer lugar do hemisfério Sul. As últimas observações mostram que o cometa já atingiu a magnitude 8 e deverá aumentar de brilho até a magnitude 4 com o passar dos dias.


PRIMEIRA VIAGEM HUMANA À LUA COMPLETA 40 ANOS

A missão Apollo 8, que completou 40 anos, foi a primeira a levar homens à Lua. A viagem, que fazia parte do Projeto Apollo, teve duração de seis dias; do dia 21 ao dia 27 de Dezembro de 1968. Os astronautas Frank Borman, Jim Lovell e William A. Anders foram os primeiros homens a circum-navegar o satélite natural da Terra, abrindo caminho para o pouso histórico que aconteceria sete meses mais tarde, com a Apollo 11. Embora os astronautas não tenham pousado no solo lunar, na noite de Natal de 1968, eles foram os primeiros astronautas a abandonar a órbita da Terra, enviando inéditas fotos do solo da Lua. "Estávamos voando para Lua pela primeira vez", disse Jim Lovell, um dos três astronautas a bordo do histórico vôo.


VÊNUS: NOVOS DADOS APONTAM DETALHES NA ATMOSFERA



Novos dados e imagens enviados pela sonda Venus Express, da ESA, agência espacial européia, exibem detalhes nunca vistos da atmosfera de Vênus. Segundo um estudo publicado pela revista Nature, será possível compreender melhor a meteorologia do planeta para compará-la às encontradas na Terra. Vênus está encoberto por uma densa camada de nuvens de dióxido de enxofre e de ácido sulfúrico que reflete de volta ao espaço a maior parte da luz solar recebida. E impede uma observação direta da superfície do planeta. Ao ser observado agora em luz ultravioleta, com os instrumentos a bordo da sonda, o planeta aparece com numerosos detalhes em alto contraste, com regiões claras e outras escuras. A causa seria uma distribuição não homogênea de substâncias absorventes (da luz) — e ainda desconhecidas — na atmosfera.

CRÉDITOS: Boletim Supernovas, Terra, Folha OnLine, Apolo 11, Agência FAPESP, BBC Brasil, NASA, ESA
COLABORADORES: Ibanez, Tralback e Ielcinis Louis



Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
E-mail: observatorio.monoceros@gmail.com
-------------------------------------------------------------------------
Presidente:
Observatório Astronômico Monoceros
Estacão Meteorológica Nº083/5ºDISME-INMET
CEPESLE -Centro de Estudos e Pesquisas Sertões do Leste
AHAP-Arquivo Histórico de Além Paraíba
--------------------------------------------------------------------------
AHAP/CEPESLE/OAM
http://www.arquivohistorico-mg.com.br
http://cepesle-news.blogspot.com
http://forumcepesle.forumeiros.com
http://www.monoceros.xpg.com.br
http://astronomicando.blogspot.com/
http://arqueoastronomy.blogspot.com/
http://br.groups.yahoo.com/group/Observatorio_Monoceros/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...