quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Astrônomos de todo o mundo esperam por chuva de meteoros

Terra cruza trajetória de fragmentos do cometa ‘Swift-Tuttle’.Melhor lugar para ver fenômeno é no campo, longe das luzes das cidades.

Do G1, em São Paulo

Astrônomos e curiosos de todo o mundo estão com suas lentes de última geração apontadas para cima desde o início da madrugada desta quarta-feira (12). Eles tentam observar e captar imagens de uma chuva de meteoros, estrelas cadentes ou corpos brilhantes que viajam pelo espaço.


Observadores tentam apreciar o show a partir de aldeia búlgara de Avren, ao leste da capital Sofia. (Foto: Petar Petrov/AP Photo)

Esse é o período em que a Terra cruza a trajetória do cometa “Swift-Tuttle”, que vai deixando fragmentos e grãos pelo espaço. Parte dessa sujeira cai na Terra, e provoca o fenômeno. Muitos já tentam apreciar o show.

Os especialistas esperam ver mais de 100 meteoros por hora em várias partes do mundo, especialmente em campo aberto e regiões longe das grandes cidades. Na América do Norte, esta é a melhor época para observar luzes riscando o céu.



A maioria dos meteoros não é maior do que uma ervilha, que queima ao entrar na atmosfera da Terra. Para vê-lo, portanto, é preciso estar distante das luzes ou com um bom equipamento de observação. (Foto: Petar Petrov/AP Photo)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...