terça-feira, 20 de outubro de 2009

Francisco Coelho Filho e sua contribuição na Astronomia Aficionada


FRANCISCO COELHO FILHO
(1908-2003)


Sua contribuição na Astronomia Adicionada

Nasceu em 12 de abril de 1908 no município de Granja, Ce. Formou-se em 1941 como Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará. Trabalhou na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará como Auditor Fiscal. Em 1946 casou-se com Alcidina Matos Coelho com quem teve cinco filhos. Foi prefeito da cidade de Xapuri no Acre em 1942 e exerceu também interinamente a Prefeitura de Aracoioba ,Ce, nos anos 1954-56. Como radioamador com o prefixo PY7VU hoje PT7VU, prestou inúmeros serviços de utilidade pública,pedagógicos e na difusão da Astronomia.

Pertenceu a várias associações e clubes de Astronomia, sendo fundador da União Brasileira de Astronomia, UBA e presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia - SBAA, a mais antiga do Brasil.

Em 31 de julho de 1967 inaugurou em seu sítio de Eusébio, Ce, o Observatório Astronômico Aldebaran, considerado o mais antigo do Ceará.

Sua extensa folha de serviços, principalmente na área pedagógica lhe valeu um prêmio do Projeto Rondon na forma de um Globo-Planetário de origem alemã.

Coelho também era um apaixonado pela natureza, em especial por plantas cultivando-as com o cuidado de manter uma placa com o nome científico e o popular de cada uma, foi também grande preservador e conservador da fauna, cultivando enorme respeito pelos animais (aves répteis e mamíferos) em seu sítio de Eusébio, Ce.

Sua morte ocorrida em novembro de 2003 com a idade de 95 anos, comoveu a todos nós que o admirávamos como colega e amigo. Esteve por duas vezes em Campinas e Americana onde nesta última participou de duas Semanas de Astronomia promovida pelo Observatório Municipal.


Síntese do texto original elaborado por sua filha Vera Lucia Matos Coelho – N.Travnik

Um comentário:

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Fiquei comovida ao ver o texto que escrevi postado no seu blog. Se vivo estivesse, papai estaria com 100 anos. Nos deu 95 anos de alegria. Agora com certeza habita um plano superior com muitas luzes.
Abraços, Vera Coelho

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...