segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sondas gêmeas registram colisão de cometa com o Sol

Corpo foi ejetado por Júpiter e fez um único loop em direção à estrela.Dados foram apresentados na reunião da Sociedade Astronômica dos EUA.

Do G1, em São Paulo-  Físicos da Universidade da Califórnia, campus de Berkeley, gravaram a colisão de um cometa com o Sol. Eles usaram instrumentos a bordo da dupla de naves Stereo (de Solar TErrestrial RElations Observatory), lançadas em 2006.


São duas naves idênticas orbitando o Sol, uma entre a Terra e a estrela e a outra atrás do Sol. A equipe também usou dados captados pelo Observatório Solar Mauna Loa, baseado no Havaí.

Na avaliação dos cientistas, o cometa foi ejetado de seu curso em 2004 por influência de Júpiter. Desgovernado, fez o primeiro (e último) loop justamente no quintal do Sol.

Os detalhes da descoberta foram apresentados nesta segunda-feira (24) na reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Miami, Flórida. Além das gêmeas Stereo A e B, foram empregados vários instrumentos do Soho (Solar and Heliospheric Observatory), lançado em dezembro de 1995.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...