quarta-feira, 30 de março de 2011

Foto mostra 'mancha de sangue' em berçário de estrelas

Imagem foi divulgada pelo Observatório Europeu do Sul. 'Nuvem' vermelha de gás cerca o conjunto de estrelas chamado 'NGC 371'.

Do G1, em São Paulo - Uma imagem divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra uma região vermelha a 200 mil anos-luz de distância, marcada por uma "mancha de sangue" - na verdade, uma nuvem de gás hidrogênio que cerca um conjunto de estrelas chamado NGC 371.

O aglomerado fica dentro de uma galáxia vizinha à nossa Via Láctea conhecido como Pequena Nuvem de Magalhães. A olho nu, é uma mancha visível em locais com boas condições de observação do céu no hemisfério sul - sem poluição luminosa.

Trata-se de uma região onde estrelas são criadas constantemente. Boa parte do hidrogênio disponível no local é usado para a geração de novos astros luminosos e a "casca" vermelha do foto mostra os restos de gás ao redor de NGC 371.

Para captar a foto, os astrônomos utilizaram o Very Large Telescope (Telescópio Muito Grande, em tradução livre), equipamento localizado no Chile. A região em vermelho é possível de ser vista graças à radiação ultravioleta que vem das estrelas recém-nascidas.



A região de formação estelar NGC 371, com uma 'casca' vermelha ao seu redor (Foto: ESO)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...