sábado, 9 de abril de 2011

Simulação comprova origem das explosões mais brilhantes do universo

Do G1 em São Paulo - Por meio de uma simulação feita por um supercomputador, cientistas comprovaram que a emissão de raios gama – as explosões mais brilhantes do universo – podem ser causadas pela colisão entre duas estrelas de nêutrons. Uma estrela de nêutrons é o que resta de uma estrela que entra em colapso e explode. Esses corpos são bastante densos, com uma massa maior que a do sol concentrada numa esfera com pouco menos de 30 km de diâmetro.

Quando as estrelas de nêutrons colidem, dão origem a um buraco, liberando grande quantidade de energia. O campo magnético das estrelas em colisão se organiza de tal maneira que se formam jatos com partículas que se movem quase na velocidade da luz. Esses jatos geram a emissão de raios gama.

“Pela primeira vez, conseguimos rodar a simulação para além da colisão e da formação do buraco negro”, afirmou Chryssa Kouveliotou, pesquisadora do Centro Marshall de Voo Espacial, nos EUA, uma das coautoras do estudo.

A simulação levou mais de seis semanas para ser feita, num grupo de computadores do Instituto Albert Einstein, em Potsdam, no Leste da Alemanha. O processo que ela descreve dura apenas 35 milésimos de segundo, cerca de um terço do tempo de um piscar de olhos.

 
Simulação da colisão de estrelas de nêutrons e da emissão de raios gama em etapas
 (Foto: Nasa/AEI/ZIB/M. Koppitz e L. Rezzolla)
 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...