sábado, 21 de maio de 2011

Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio em Alinhamento



Neste mês, quatro dos cinco planetas visíveis a olho nu se reúnem ao longo do horizonte leste perto do amanhecer.

Visualmente Mercúrio aparece abaixo e à direita de Vênus e o brilhante Júpiter ainda mais embaixo, próximo ao centro da imagem. Abaixo de Júpiter, Marte encontra-se relativamente tênue e se esforça ao máximo para brilhar através de uma fina camada de nuvem e o aquecedor brilho crepuscular. E à medida que o mês progride a tentadora configuração irá mudar, com Marte e Júpiter se movendo para mais alto enquanto Vênus e Mercúrio vagueiam pelo céu para mais próximo do Sol nascente.

Sobre o alinhamento de Cinco planetas em 2002

Cinco planetas foram vistos ao mesmo tempo e na mesma região do céu, em um fenômeno que deve voltar a ser observado apenas daqui a 91 anos.

Júpiter, Saturno, Marte, Vênus e Mercúrio - os cinco planetas visíveis a olho nu - foram vistos alinhados pela última vez em 1940.

Devido às diferentes velocidades das órbitas dos planetas é raro que eles fiquem agrupados na mesma região do céu. Além disso, o fenômeno dificilmente é visível sem instrumentos astronômicos.

"É como se eles fizessem uma linha reta, daí o bonito espetáculo do céu", disse o físico Marcomede Rangel, do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro.

Espetáculo a olho nu
Segundo Rangel, para observar o fenômeno as pessoas devem procurar lugares afastados das luzes da cidade e onde haja uma clara vista do horizonte, sem prédios, morros ou grandes construções. Ele diz, porém, que não são necessários instrumentos astronômicos nem proteção especial.

O físico explica ainda como distinguir as estrelas dos planetas: "As estrelas piscam, cintilam enquanto a luz do planeta é parada porque reflete a luz do Sol". O fenômeno poderá ser observado durante um mês no fim da tarde, próximo à linha do horizonte. "No Brasil, o melhor horário é a boca da noite, por volta das 18h00", disse Rangel.

Nesse período, a lua deve se aproximar dos planetas, parecendo "pular" de posição entre eles de uma noite para a outra. No entanto, ela poderá ser vista quase alinhada com os planetas apenas nesta sexta-feira e neste sábado, segundo o físico. "A lua é um dos astros mais rápidos", explica.

Misticismo

Os cinco planetas chegaram a ficar lado a lado há dois anos, mas o alinhamento não pôde ser observado da Terra por causa da posição do Sol. O mesmo deve acontecer em 2040 e 2060. No alinhamento de 2000, especulou-se que a Terra poderia ser tirada de sua rota e ondas gigantes seriam formadas.

Desta vez, no entanto, astrônomos se anteciparam ao dizer que o fenômeno não representa nenhum risco ao planeta.
 
Com informações do Blog  http://olhonoceu.blogspot.com/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...