quarta-feira, 11 de maio de 2011

Nasa divulga imagens de asteroide que será visitado por sonda

Do G1, com informações da Associated Press - A Nasa divulgou nesta quarta-feira (11) as primeiras imagens do asteroide Vesta, feitas pela sonda Dawn. A foto foi captada no último dia 3. Na ocasião, a distância entre a nave e o corpo celeste era de aproximadamente 1,21 milhão de quilômetros. Na foto, o asteroide aparece como um ponto branco brilhante que lembra uma pérola, com estrelas ao fundo.
A Dawn foi lançada em setembro de 2007 com a meta de visitar Vesta e Ceres, os dois maiores asteroides do cinturão que fica entre Marte e Júpiter.

Vesta é o ponto branco em destaque, e parece maior que realmente é porque reflete muita luz solar (Foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)

A expectativa da agência é de que a nave chegue à órbita de Vesta em 16 de julho. A partir de agosto, começa a coletar dados da superfície do asteroide, que tem diâmetro de 530 km. Até onde se sabe, Vesta é rochoso e seco, com superfície de lava congelada.

Depois de um ano na órbita de Vesta, a nave parte rumo a Ceres, aonde deve chegar em 2015. O segundo asteroide a ser visitado é ainda maior que o primeiro.

Anteriormente, outras naves já visitaram asteroides menores antes; chegaram a orbitá-los e até realizaram pouso. Mas Dawn é a primeira que busca ir a dois asteroides na mesma missão.

Esta imagem de Vesta foi feita com longo tempo de exposição na câmera, para dar real dimensão do tamanho do asteroide e evitar que seu brilho ofuscasse as demais estrelas (Foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...