terça-feira, 19 de julho de 2011

Nasa divulga primeira imagem da órbita do asteroide Vesta

Sonda Dawn entrou na órbita do corpo celeste no sábado (16).    Asteroide é o segundo maior do cinturão entre Marte e Júpiter.

Do G1, em São Paulo - A Nasa divulgou nesta segunda-feira as primeiras imagens do asteroide Vesta desde que a sonda Dawn entrou em sua órbita. A nave atingiu o entorno do corpo celeste no último sábado (16) – horário de Brasília. Foi a primeira vez que uma sonda entrou na órbita de um asteroide situado no cinturão principal, entre Marte e Júpiter.


Imagem do asteroide Vesta, feita em 18 de julho
(Foto: Nasa/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)

Vesta tem aproximadamente 530 km de diâmetro e é o objeto com a segunda maior massa no cinturão de asteroides. Quando Dawn entrou na órbita, estava a aproximadamente 16 mil km do corpo celeste.

 “Estamos começando a estudar o que possivelmente é a superfície mais antiga existente no Sistema Solar”, disse Christopher Russell, pesquisador do projeto. “Até agora, as imagens recebidas revelam uma superfície complexa que parece ter preservado alguns dos eventos mais antigos da história de Vesta, assim como revela os ataques que Vesta sofreu ao longo de eras”, completou.

Lançada em 2007, Dawn já percorreu cerca de 2,8 bilhões de km. Depois de um ano estudando Vesta, a sonda partirá para o planeta anão Ceres, aonde deve chegar em fevereiro de 2005.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...