Tem programa para esta sexta feira? Eu tenho, depois eu conto, mas se quiser  uma sugestão, que tal sair de casa e passar a noite olhando o céu?
 
Esta sexta, 12 de agosto, marca o máximo da chuva de meteoros Perseidas.   Essa chuva é associada ao cometa Swift-Tuttle que orbita o Sol com período de  133 anos. A coisa fuciona assim, quando um cometa (qualquer cometa) atravessa o  espaço, vai se desintegrando, soltando pedaços pelo seu caminho. A grande  maioria desses pedaços não passa de partículas de poeira, mas alguns pedacinhos  um pouco maiores também compõem essa trilha de destroços. Quando a Terra  intercepta essa trilha, os destroços largados para trás pelo cometa são  capturados e adentram a atmosfera terrestre em alta velocidade.
Nessa captura em alta velocidade, as partículas se aquecem com o atrito com o  ar e queimam deixando um rastro luminoso no céu. Popularmente, os meteoros são  chamados de “estrelas cadentes”.
 
Essa chuva é especial por ser uma das mais antigas observadas pelo ser  humano. Existem relatos feitos há mais de dois mil anos! As partículas que a  Terra já começou a interceptar se soltaram do cometa há mais de mil anos. Ela  não é das mais intensas, a taxa horária está estimada em 20 – 30 meteoros  apenas, mas esse ano a sua observação será prejudicada.
 
A Lua estará cheia neste sábado, de modo que o seu brilho vai ofuscar os  meteoros mais fracos, que são a maioria. Outro agravante é que o radiante desta  chuva, ou seja o ponto no céu de onde todos os meteoros parecem surgir, estará  abaixo do horizonte para nós do hemisfério sul. Esse radiante está na  constelação de Perseu, daí seu nome.
 
Ainda assim, se o tempo permitir é um programa bacana. Basta sair de noite e  mirar para o Norte e esperar que algum meteoro brilhante cruze o céu. Uma dica  para prevenir torcicolo é fazer isso com uma cadeira de praia, ou  reclinável.
 
Agora, o meu programa? Neste final de semana, a partir de sexta estarei no  Rádio Observatório de Itapetinga em Atibaia (SP).Estarei lá observando alguns candidatos a estrelas de alta massa ainda em  estágios iniciais de formação.
http://g1.globo.com/platb/observatoriog1/2011/08/10/lua-cheia-e-chuva-de-meteoros-nesta-sexta/
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário