domingo, 11 de setembro de 2011

Sondas da Nasa são lançadas para estudar a gravidade da Lua

Do G1, em São Paulo -   A agência espacial norte-americana (Nasa) lançou por volta das 10h10 (horário de Brasília) deste sábado (10) uma nova missão para estudar a Lua. Conhecido como  Grail” (Laboratório Interior e de Recuperação de Gravidade, na sigla em inglês), o projeto leva o mesmo nome do termo “graal” em inglês. O lançamento das duas sondas já tinha sido adiado duas vezes nessa semana por conta das más condições de temperatura na região do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.


Sondas da Nasa foram lançadas por volta das 10h10 (horário de Brasília) deste sábado (10)
(Foto: Reprodução/Nasa)

Satélite natural da Terra, a Lua volta a ser tema de pesquisa, mesmo depois de séculos de estudos com telescópio e das visitas que doze astronautas já fizeram ao local.

O objetivo da missão Grail é mapear a gravidade do corpo celeste. “Tentar entender como a Lua se formou e como ela evoluiu ao longo da história é uma das coisas que estamos tentando fazer”, disse Maria Zuber, pesquisadora responsável pelo projeto, que pretende usar os conhecimentos que serão adquiridos para entender melhor a formação dos planetas rochosos – como a própria Terra.
A missão contará com duas sondas, a Grail-A e a Grail-B, que foram lançadas em conjunto. Voando em sincronia, elas vão captar dados sobre a Lua durante os próximos três meses e meio.
Ao sobrevoar a Lua, as duas naves irão se aproximar e afastar. Equipadas com instrumentos para medir a velocidade em que voam, os dados gerados pelas sondas Grail serão interpretados pelos astrônomos da Nasa para gerar um mapa detalhado de como a gravidade é no satélite. As ferramentas são tão modernas que conseguem medir a distância entre as duas naves com a precisão de alguns microns - o mesmo diâmetro de uma célula vermelha do sangue.
Cada sonda tem o tamanho de uma máquina de lavar comum. O mecanismo é o mesmo utilizado na missão Grace, que mapeia a gravidade da própria Terra desde 2002.

Ilustração mostra como será a sincronização entre as naves Grail-A e Grail-B.
 (Crédito: Nasa/JPL-Caltech)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...