Descoberta foi feita com dados do Observatório Espacial Herschel. Substância pode ser mais comum no universo do que se pensava.
Astrônomos detectam a presença de vapor de água em um disco de poeira ao  redor de uma estrela a 175 anos-luz de distância da Terra. A descoberta foi  divulgada na revista "Science" por pesquisadores que utilizaram dados do  Observatório Espacial Herschel, da agência espacial europeia (ESA).
Segundo os especialistas, a estrela é jovem - possui "apenas" 10 milhões de  anos de idade - e o anel de poeira ao seu redor pode dar origem a um conjunto de  planetas no futuro. O astro está localizado na direção da constelação de  Hidra.
Vapor de água não era novidade para os cientistas em áreas mais próximas das  estrelas, porém nunca havia sido detectado nas partes mais externas dos discos  de poeira.
A estrela de cor alaranjada é chamada TW Hydrae e possui um anel com diâmetro  200 vezes maior do que a distância da Terra ao Sol. Os indícios no círculo de  poeira podem indicar que a água é muito mais comum no universo do que se pensava  anteriormente.
Imagem mostra como seria o disco de poeira com água ao redor da estrela.
  (Crédito: JPL-Caltech / Nasa)
 

 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário