sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cientistas encontram o pulsar de milissegundo mais brilhante

Do G1 em São Paulo


Pulsar J1823-3021A, a 27 mil anos-luz da Terra (Foto: Nasa/ESA/I. King)

A imagem acima é de um fenômeno que nunca tinha sido registrado pelos astrônomos. O J1823-3021A é o primeiro pulsar de raios gama a ser detectado em um aglomerado globular de estrelas.
É também o pulsar de milissegundo mais brilhante já encontrado, além de ser o mais jovem. Normalmente, objetos como esse têm cerca de 1 bilhão de anos; esse tem "apenas" 25 milhões.
A descoberta dos cientistas do Instituto Max Planck de Radioastronomia, em Bonn, Alemanha, foi publicada pela revista Science. Os astrônomos usaram dados obtidos pelo telescópio espacial Fermi.
Um pulsar é uma estrela muito compacta, que tem massa milhões de vezes maior que a da Terra, com apenas 20 km de diâmetro. Eles giram muito rápido e com muita regularidade – a precisão se compara à dos melhores relógios atômicos feito pela humanidade. J1823-3021A tem 11 mil rotações por minuto.
Já um aglomerado globular é um conjunto muito velho de estrelas, que contém centenas de milhares delas. O aglomerado analisado nesse estudo é NGC 6624, que fica na região central da Via Láctea, a 27 mil anos-luz da Terra.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...