
O Instituto de Astrofísica, Ótica e Eletrônica, que integra o comitê organizador, indicou que eles pretendem superar a marca conquistada em outubro de 2009, quando conseguiram reunir 1.042 telescópios para a observação da Lua em quarto crescente.
Para alcançar a meta neste ano, as instituições que participam do evento convocaram a aficionados e astrônomos para ocupar mais de 40 praças públicas e arqueológicas de todos os estados às 19h30 locais do sábado (22h30 no horário de Brasília).
Os participantes deverão cadastrar seus telescópios no site do evento (www.nochedeestrellas.org.mx ) ou nas próprias sedes.
Os juízes oficiais serão responsáveis pela contagem dos instrumentos, dos quais alguns serão colocados à disposição do público em geral para que possam observar o satélite. Além disso, os participantes contarão com o apoio de astrônomos que vão assessorar e darão uma breve explicação do que se vê na abóbada celeste.
O comitê organizador do desafio é formado pela Universidade Nacional do México, pela Academia Mexicana de Ciências, pela embaixada da França no México e pelo Instituto Politécnico Nacional.
O evento será uma amostra da Noite das Estrelas 2012, que terá como objetivo abordar as estrelas maias e os mitos astronômicos, com o propósito de desmistificar os conhecimentos dessa cultura que tem sido relacionada com o fim do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário