Do G1 em São Paulo - Um sistema com dois "miniplanetas" foi detectado por astrônomos europeus e  norte-americanos ao redor de uma estrela que deixou de ser uma gigante vermelha.  A descoberta foi feita pela sonda Kepler, da agência espacial dos Estados Unidos  (Nasa) e divulgada na revista científica "Nature" desta semana.
A estrela se chama KIC 05807616 e é conhecida como variável -- seu brilho  parece se alterar em tempos regulares. A sonda desvendou os planetas ao analisar  as fases de mais brilho e de maior opacidade na estrela, mudanças causadas  quando os astros passam entre a estrela e os observadores aqui na Terra.
Quando uma estrela dessas envelhece para se transformar em uma gigante  vermelha, é esperado que planetas com distâncias iguais ou menores que a da  Terra até o Sol sejam completamente "engolidos" durante a expansão. Aumento de  volume parecido deverá ocorrer com a estrela mais próxima de nós daqui a 5  bilhões de anos.
No caso dos astros ao redor de KIC 05807616, os cientistas acreditam que eram  planetas gigantes, que foram reduzidos após a expansão. Esta é a primeira vez  que astrônomos conseguem analisar o que pode restar de um planeta depois de  interagir com o interior uma gigante vermelha.
Planetas girando ao redor de estrela gigante vermelha.
 (Crédito: S.  Charpinet / Nature / Divulgação)
 

 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário