Do G1 em SP - O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto que  conta com participação brasileira, publicou nesta quinta-feira (12) um  estudo sobre o sistema planetário da estrela Formalhaut, a cerca de 25  anos-luz da Terra.
Observatório  Alma registrou a parte em laranja da imagem. A parte em azul foi obtida  no passado pelo Telescópio Espacial Hubble (Foto: ALMA  (ESO/NAOJ/NRAO)/the NASA/ESA Hubble Space Telescope)
  Foi a primeira pesquisa feita com base em imagens obtidas pelo novo observatório Alma, que ainda está em construção no Chile.
  Com a nova tecnologia, foi possível observar a região com mais  precisão, e os astrônomos viram as bordas do disco de poeira em torno da  estrela mais bem delineada. Juntando isso a simulações de computador,  eles conseguiram calcular o tamanho dos planetas do sistema.
  Os planetas encontrados em torno de Formalhaut são, no máximo, poucas  vezes maiores que a Terra. Em 2008, dados do Telescópio Espacial Hubble  levaram a crer que eles seriam do tamanho de Saturno, segundo maior  planeta do Sistema Solar.
 

 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário